O que é a regra 50-30-20 e como ela funciona?

ação preferencial tipos e vantagens! (1)

Saber o que é a regra 50-30-20 e como ela funciona pode ajudar bastante o seu cotidiano. Quem nunca teve dificuldades em lidar com o próprio dinheiro? Ou gastou demais e quando chegou no meio do mês não tinha nada? Você com certeza também já tentou economizar, mas não conseguiu. 

Calma, isso tem solução e ela se chama regra 50-30-20, essa regrinha vai te ajudar a lidar com esse tipo de situação e vai ajudar você a utilizar seu dinheiro da melhor maneira possível. Mas o que é a regra 50-30-20 e como ela funciona?

O que é a regra 50-30-20?

A regra 50-30-20 é bem simples, nela, você divide sua renda líquida (ou seja, seu dinheiro) em 3 partes, cada parte de acordo com suas necessidades e prioridades. Isso ajuda você a lidar melhor com suas contas, te ajuda a poupar e impede que imprevistos o peguem de surpresa.

Como funciona a regra 50-30-20?

O que é a regra 50-30-20 e como ela funciona? Para seguir a regra 50-30-20, primeiro é necessário que você divida as prioridades da sua vida em três categorias, são elas:

  • Gastos principais, como comida, transporte, medicamentos, escola e tudo o que for de maior importância na sua vida;
  • Coisas menos importantes, como diversão, festas, bebidas e tudo mais;
  • Economia ou investimento, para garantir uma renda extra, ou se prevenir de imprevistos.

Para os gastos principais, separe 50% do seu dinheiro, para coisas “menos importantes”, como lazer, separe 30%, e os 20% do total recebido devem ir para sua reserva de emergência.

Qual é o objetivo da regra 50-30-20?

A ideia principal dessa regra é gerar um equilíbrio em sua vida, garantir com que nunca falte o essencial, como alimentação e moradia, bem como que não falte diversão e, melhor ainda, ajudar a prevenir de futuros imprevistos. 

Essa regra é utilizada por muitas pessoas bem sucedidas ao redor do mundo e com certeza, se você colocá-la em prática na sua vida, notará grandes melhoras. 

Quais são as vantagens da regra 50-30-20?

O povo brasileiro é conhecido por deixar as coisas para última hora e não se planejar bem durante a vida, mas essa não é uma característica da qual se orgulhar. Para se ter uma ideia, o número de brasileiros inadimplentes cresce assustadoramente nos últimos anos, só em janeiro de 2022, mais de 64,82 milhões de brasileiros tinham contas em atraso.

Por isso, o cuidado com o dinheiro é um fator importante na nossa vida, devemos gastar com sabedoria e sempre planejar. Entender o que é a regra 50-30-20 e como ela funciona nos ajuda a ser mais conscientes, gastar bem, poupar e possuir uma boa reserva de emergência para o futuro.

Após conhecer bem o que é a regra 50-30-20 e como ela funciona, você também terá possibilidade de fazer bons investimentos para ajudar a complementar a renda ou ter uma reserva de emergência maior.

Quais são as desvantagens da regra 50-30-20?

A vantagem mais evidente que podemos perceber está justamente no que é a regra 50-30-20 e como ela funciona, já que para grande parcela da população, conseguir pagar todas as contas primordiais com 50% do valor recebido é completamente surreal. 

Mesmo as famílias com 3 ou 4 contribuintes se esforçam para quitar todas as dívidas e manter as finanças equilibradas, então se você tem que arcar com aluguel, água, luz, internet, escola e outros compromissos financeiros essenciais para o seu cotidiano, pode ser bem difícil se adequar a regra 50-30-20 e como ela funciona.

Agora que você sabe como funciona a regra 50-30-20, você perceberá que vale muito a pena tentar colocá-la em prática em sua vida financeira. Ela não só irá te auxiliar a usar o seu dinheiro da melhor forma possível, como também te auxiliará na realização de seus sonhos. 

Caso não consiga iniciar com essas mesmas porcentagem agora, tente adequar a sua realidade, mas lembre de priorizar a quantia ideal (dentro das possibilidades) para cada setor de sua vida.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo