Saber o que é a regra 50-30-20 e como ela funciona pode ajudar bastante o seu cotidiano. Quem nunca teve dificuldades em lidar com o próprio dinheiro? Ou gastou demais e quando chegou no meio do mês não tinha nada? Você com certeza também já tentou economizar, mas não conseguiu.
Calma, isso tem solução e ela se chama regra 50-30-20, essa regrinha vai te ajudar a lidar com esse tipo de situação e vai ajudar você a utilizar seu dinheiro da melhor maneira possível. Mas o que é a regra 50-30-20 e como ela funciona?
O que é a regra 50-30-20?
A regra 50-30-20 é bem simples, nela, você divide sua renda líquida (ou seja, seu dinheiro) em 3 partes, cada parte de acordo com suas necessidades e prioridades. Isso ajuda você a lidar melhor com suas contas, te ajuda a poupar e impede que imprevistos o peguem de surpresa.
Como funciona a regra 50-30-20?
O que é a regra 50-30-20 e como ela funciona? Para seguir a regra 50-30-20, primeiro é necessário que você divida as prioridades da sua vida em três categorias, são elas:
- Gastos principais, como comida, transporte, medicamentos, escola e tudo o que for de maior importância na sua vida;
- Coisas menos importantes, como diversão, festas, bebidas e tudo mais;
- Economia ou investimento, para garantir uma renda extra, ou se prevenir de imprevistos.
Para os gastos principais, separe 50% do seu dinheiro, para coisas “menos importantes”, como lazer, separe 30%, e os 20% do total recebido devem ir para sua reserva de emergência.
Qual é o objetivo da regra 50-30-20?
A ideia principal dessa regra é gerar um equilíbrio em sua vida, garantir com que nunca falte o essencial, como alimentação e moradia, bem como que não falte diversão e, melhor ainda, ajudar a prevenir de futuros imprevistos.
Essa regra é utilizada por muitas pessoas bem sucedidas ao redor do mundo e com certeza, se você colocá-la em prática na sua vida, notará grandes melhoras.
Quais são as vantagens da regra 50-30-20?
O povo brasileiro é conhecido por deixar as coisas para última hora e não se planejar bem durante a vida, mas essa não é uma característica da qual se orgulhar. Para se ter uma ideia, o número de brasileiros inadimplentes cresce assustadoramente nos últimos anos, só em janeiro de 2022, mais de 64,82 milhões de brasileiros tinham contas em atraso.
Por isso, o cuidado com o dinheiro é um fator importante na nossa vida, devemos gastar com sabedoria e sempre planejar. Entender o que é a regra 50-30-20 e como ela funciona nos ajuda a ser mais conscientes, gastar bem, poupar e possuir uma boa reserva de emergência para o futuro.
Após conhecer bem o que é a regra 50-30-20 e como ela funciona, você também terá possibilidade de fazer bons investimentos para ajudar a complementar a renda ou ter uma reserva de emergência maior.
Quais são as desvantagens da regra 50-30-20?
A vantagem mais evidente que podemos perceber está justamente no que é a regra 50-30-20 e como ela funciona, já que para grande parcela da população, conseguir pagar todas as contas primordiais com 50% do valor recebido é completamente surreal.
Mesmo as famílias com 3 ou 4 contribuintes se esforçam para quitar todas as dívidas e manter as finanças equilibradas, então se você tem que arcar com aluguel, água, luz, internet, escola e outros compromissos financeiros essenciais para o seu cotidiano, pode ser bem difícil se adequar a regra 50-30-20 e como ela funciona.
Agora que você sabe como funciona a regra 50-30-20, você perceberá que vale muito a pena tentar colocá-la em prática em sua vida financeira. Ela não só irá te auxiliar a usar o seu dinheiro da melhor forma possível, como também te auxiliará na realização de seus sonhos.
Caso não consiga iniciar com essas mesmas porcentagem agora, tente adequar a sua realidade, mas lembre de priorizar a quantia ideal (dentro das possibilidades) para cada setor de sua vida.