Um dos pontos mais importantes para as empresas se estabilizarem bem, no mundo dos negócios é entender e dominar o conceito de receita bruta. Além desta taxa ser capaz de dizer muito sobre a situação financeira da companhia, a receita também mostra vários pontos importantes do próprio negócio em si.
Apesar dessa importância, percebe-se que muitas pessoas ainda não dominam completamente o conceito de receita bruta, pela quantidade de fatores que influenciam nela. Com isso em mente, fizemos este artigo para te mostrar como esse conceito funciona na prática.
O que é receita bruta?
Antes de nos aprofundarmos mais, vamos falar sobre a definição de receita bruta para o mundo dos negócios. Basicamente, esse conceito é responsável por indicar qual valor que o seu negócio, ou investimento, renderá em um certo período sem levar em consideração os descontos. Logo, de maneira resumida, a receita bruta é o resultado de seus ganhos sem a atuação dos impostos.
Como é calculada a receita bruta?
Para calcular a receita bruta, é necessário saber a sua quantidade de vendas por mês e multiplicar esse valor pelo preço de uma única venda, como, por exemplo, uma empresa vende um produto por R$ 200,00 e após os levantamentos, constatou-se que se realizam 200 vendas por mês.
Sem o desconto das taxas, impostos, entre outras coisas que influenciam no valor disponível para saque (líquido), a empresa terá uma receita bruta de R$ 40.000,00 em um mês. Percebe como o cálculo é simples?
Qual a diferença entre receita bruta e receita líquida?
Como vimos anteriormente, para o cálculo da receita bruta é necessário desconsiderar alguns pontos. Isso ocorre porque essa etapa trata apenas dos resultados obtidos por uma empresa sem considerar fatores que diminuem.
A receita líquida, por sua vez, é o montante que se obtém após as vendas da empresa e descontos de impostos. Logo, é nessa etapa que se adquire o dinheiro para realizar investimentos, melhorias de serviços, etc.
Quais são os fatores que podem afetar a receita bruta?
Existem dois fatores gerais e externos que influenciam diretamente na receita bruta. O primeiro deles são os impostos que caem sobre os produtos. Temos três em especial: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Serviços (ISS) e o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços(ICMS).
O outro fator externo que pode alterar a receita bruta é a competitividade do mercado, como, a maior ou menor procura de algum produto, fato que influencia diretamente no número de vendas.
A receita bruta é um bom indicador da saúde financeira da empresa?
Sim. Um negócio com uma boa taxa de receita bruta indica maiores chances de lucro. Acontece que esse conceito é capaz de revelar se as vendas de seu negócio andam bem, se o produto que está em produção agrada aos consumidores, entre outros fatos que mostram a estabilidade de seus negócios.
Porém, cuidado com as armadilhas do mundo financeiro. Existem negócios que possuem um ótimo índice bruto, mas ao considerar os descontos que se irão realizar, o lucro pode ser menor e até gerar perdas.
Espera-se que você tenha maior domínio sobre o conceito de receita bruta e possa usar esse conhecimento para a melhoria de seus negócios. Se possível, compartilhe este conteúdo em suas redes e sempre que precisar, volte para adquirir boas informações.