o que e a conta inativa e como evitar

O que é a Conta inativa e como evitar?

Ter uma conta inativa é, para muitas pessoas, algo perfeitamente natural que acontece com certa frequência. Mas a verdade é que uma conta inativa pode ser uma tremenda dor de cabeça a longo prazo, caso haja um descuido por parte do seu titular. 

Hoje em dia, com a popularização de tantas contas de bancos e financeiras, acabar com uma conta inativa pode ser muito fácil. Mas afinal, que tipo de malefícios pode haver em ficar com uma conta inativa? 

Essas e outras perguntas, iremos responder no artigo abaixo. Acompanhe tudo sobre a conta inativa, como podemos resolver esse problema e o que implica ficar com uma conta nesse estado!

Como faço para reativar uma conta inativa?

Hoje em dia, como comentamos, com a popularização de inúmeras instituições bancárias, financeiras e uma série de outros serviços da categoria, é comum que um brasileiro tenha diversas contas em diferentes instituições. Por essa razão, também é muito comum que, em algum momento, uma dessas contas seja considerada uma conta inativa. 

Para ativar uma conta que já foi considerada inativa não é tão difícil. Basta entrar em contato com a instituição a qual sua conta pertence e conversar com algum gestor a respeito da possibilidade de reativar a sua conta. 

Por que minha conta ficou inativa?

Uma conta pode ser considerada inativa por diversos motivos, mas um dos mais comuns é o simples esquecimento, por parte do titular, da existência dessa conta. Assim, por falta de atividade, ela é dada como uma conta inativa pela instituição a qual pertence. 

Em casos mais extremos, como o falecimento do titular, uma conta também pode ser considerada inativa. Ainda assim, pode acontecer que, por algum erro extraordinário, uma conta de alguém que esteja vivo seja considerada inativa.

Quais são as consequências de manter uma conta inativa?

Uma conta inativa não significa que é uma conta que não existe. Em muitos casos, a conta ainda pode continuar gerando custos para a instituição financeira, custos esses que, naturalmente, são repassados para o titular na forma de taxas comuns da instituição. Então cuidado: você pode estar com uma conta bomba relógio nas mãos! 

Nesses casos, é muito importante ter um cuidado especial com esse tipo de conta, pois uma conta inativa pode se tornar uma bola de neve de débitos que se acumulam e podem sim ser cobrados pela instituição, gerando um débito imenso para qualquer um. 

Posso reativar uma conta inativa a qualquer momento?

Uma conta inativa que tem algum débito dificilmente será reativada normalmente e de modo fácil pela instituição financeira. Nesses casos, geralmente, é necessário que os débitos sejam pagos antes de qualquer tentativa de reativação. 

Uma conta inativa com débitos deve ser antes regularizada para então ser reativada. Em alguns casos, uma conta inativa de longa data também não pode mais ser reativada.

Esses são casos em que os modos de funcionamento de cada instituição financeira diferem de uma para a outra, e é necessário consultar cada uma separadamente para descobrir o meio para reativar a sua conta. 

Existe alguma maneira de evitar que a conta fique inativa?

O melhor modo de evitar que a sua conta fique inativa é movimentando a mesma de modo periódico. Uma conta que é constantemente atualizada e movimentada, dificilmente será considerada uma inativa por uma instituição financeira.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *