O Documento de Identidade Eletrônica era, tempos atrás, apenas uma expectativa, mas hoje já é uma realidade para muita gente. Com a modernização e a digitalização de praticamente tudo o que usamos, era só uma questão de tempo até que o Documento de Identidade se tornasse digital.
Mas, com o Documento de Identidade Eletrônica também vem bastante insegurança e perguntas sobre como ele funciona. Vamos esclarecer essas dúvidas abaixo!
Como funciona o Documento de Identidade Eletrônica?
O Documento de Identidade Eletrônica é uma versão digital e completa de alguns documentos individuais essenciais como RG, CPF, CNH e Título de Eleitor.
Esse Documento Eletrônico é acessado por algum aparelho, geralmente smartphones e não correspondente físico, mas funciona para os mesmos fins, como comprovar sua identidade, idade, ou para acessar lugares ou serviços específicos, como votar.
Podem falsificar um Documento de Identidade Eletrônica?
Assim como o documento físico, o Documento de Identidade Eletrônica também pode ser falsificado ou fraudado. Vamos analisar alguns dos cenários mais preocupantes e relevantes ao público:
Fraude para votação
Embora seja sim possível fraudar o Documento de Identidade Digital, votar com um Documento Digital (que contém o título de eleitor) é impossível, já que para votar o indivíduo também depende da biometria, o que impede assim fraudes nesse sentido.
Preencher cadastros
Um Documento de Identidade Digital que foi fraudado também pode ser utilizado para realizar cadastros falsos. Se você trabalha com algum negócio que aceita cadastros digitais, sempre tente se certificar se o Documento de Identidade Eletrônico é verdadeiro com algum procedimento padrão.
E se você não quer cair nesse tipo de golpe, também certifique em que plataformas você utiliza seu Documento de Identidade Eletrônica para se cadastrar.
Segurança e outros benefícios do Documento de Identidade Eletrônica
Embora não seja a prova de falhas, o Documento de Identidade Eletrônica ainda conta com várias ferramentas que tentam prevenir a fraude, como código QR dinâmico e biometria. Outro fato é que a maioria dos crimes virtuais com esse documento é facilmente rastreado pelo IP.
Temos que deixar claro também que o Documento de Identidade Eletrônica fraudado é apenas uma aparência. Por mais que seja uma cópia, ele nunca poderá ser idêntico ao original, que é protegido por criptografia.
Tipos de Documento Eletrônica fraudado e como identificar
O ideal é sempre utilizar ferramentas de criptografia para ler seus documentos, pois isso previne muito que uma empresa admita um Documento de Identidade Eletrônico falso ou que o usuário seja fraudado.
Perguntar também sempre que houver desconfiança pode ser uma ótima estratégia contra fraudes. Para os usuários, convém reforçar nunca colocar seus dados ou utilizar seu Documento de Identidade Eletrônico em sites que não são confiáveis.
Fraude que rouba seu rosto
Um dos novos problemas que acompanham as tecnologias é o roubo de identidade com fotos postadas de modo público. Muitas empresas utilizam leitura facial para autenticar a identidade da pessoa, mas infelizmente, já existem tecnologias utilizadas para simular de maneira digital o rosto de alguém em diferentes posições.
Como as empresas podem se proteger de Documento de Identidade Eletrônica fraudados?
O melhor modo é utilizar um rigoroso método de tecnologia criptografada e as ferramentas chamadas blockchains, que asseguram uma série de medidas que ajudam muito a evitar fraudes do Documento de Identidade Eletrônicoa.
Gostou de saber como se proteger par que seu Documento de Identidade Eletrônica não seja fraudado? Continue conosco para mais dicas e informações!