Nunca se esqueça da estratégia de diferenciação!

0 43

Manter um negócio não é uma tarefa fácil. Para que tudo corra bem, com tantas exigências e esforços, sempre haverá lucro no final do mês. Porém, a atual competição de mercado está se tornando cada vez mais acirrada e, para manter seu espaço, é necessária uma estratégia de diferenciação. Mas você sabe como fazer isso? O que diferencia sua empresa de milhares de outras? Neste artigo, vamos explicar como usar esse conceito para garantir seu espaço no mercado, ao invés de ficar para trás!

Competição e Atualidade

Manter o espaço de uma empresa no mercado atual é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos empresários. No mundo conectado em que vivemos, as pessoas têm acesso a milhares de marcas todos os dias. Se a televisão, o rádio, a mídia impressa e a mídia externa enterraram o público com anúncios no passado, agora a Internet e as estratégias de marketing orgânico e pago estão competindo cada vez mais pela atenção do cliente.

Não basta ter os melhores produtos, serviços ou preços, sua marca deve ter mais coisas do que os concorrentes para garantir um lugar no coração dos clientes. Um estudioso conhecido pode ajudá-lo a resolver esse problema.

Estratégia Competitiva segundo Porter

Michael Porter é um dos escritores mais famosos da área de gestão. Professor de Harvard, teórico e consultor de grandes empresas, o site do World Business Forum Madrid o descreve como o pai da estratégia empresarial moderna.

Entre suas várias contribuições neste campo, está o livro.

“Estratégia Competitiva: Analisando a Indústria e a Tecnologia Competitiva”, publicado na década de 1980, mas suas lições o afetaram até hoje. Nele, Porter explicou o conceito de estratégia competitiva: como as empresas optam por competir com os concorrentes para alcançar uma posição sustentável no mercado. Para o autor, existem três estratégias para atingir esse nível:

Estratégia de custo competitivo

Estratégia de foco competitivo

Estratégia de diferenciação competitiva

O primeiro refere-se a questões que envolvem despesas operacionais como produção, pesquisa e marketing, além de preços de produtos / serviços.

O segundo significa escolher segmentos de público e fornecer soluções que atendam às suas necessidades e desejos específicos. Mas hoje estamos interessados ​​no terceiro conceito, estratégia de diferenciação.

Estratégia de Diferenciação: o que é e como adotá-la

Por que os clientes deveriam comprar de sua empresa em vez de seus concorrentes? O que torna sua oferta melhor ou diferente das ofertas de outras pessoas? Estas são algumas perguntas preliminares para você considerar a estratégia de diferenciação de sua marca. Investir em um produto / serviço para torná-lo único no mercado é a ideia central desse conceito. Isso significa agregar valor ao seu produto e marca de forma que ele tenha um espaço próprio no mercado. Muitos recursos podem tornar sua solução única:

  • Qualidade
  • Exclusividade
  • Tecnologia
  • Exposição positiva da marca
  • Inovação

Pense nisso, porque as pessoas escolhem entre o McDonald’s e o metrô? Coca ou Pepsi? Apple, Huawei ou Samsung? Você pode entender claramente como cada uma dessas marcas difere da concorrência, apesar de oferecer os mesmos tipos de produtos, certo? No entanto, a estratégia de diferenciação não se limita a produtos / serviços. Este conceito pode penetrar em diferentes áreas da empresa, sempre com o objetivo de garantir seu espaço no mercado.

Comunicação e Marketing

Essas áreas desempenham um papel importante na estratégia de diferenciação, pois entram em contato direto com as pessoas e buscam criar a imagem e o valor que devem ter na empresa. Nesse sentido, conceitos como posicionamento de marca e público-alvo devem ser claramente definidos para nortear a atuação desses profissionais na conquista de clientes.

Colaboradores

Mesmo os talentos internos podem gerar um diferencial competitivo, afinal uma empresa é formada por pessoas, se esses profissionais trabalharem com qualidade e produtividade, obviamente isso trará benefícios para a organização. É por isso que a gestão de pessoas tem surgido no ambiente corporativo, investindo na formação e no desenvolvimento dos profissionais para poderem ganhar mais.

Experiência do Cliente

Outra ideia que diferencia sua empresa é dar atenção especial aos clientes. Atualmente, as exigências do público são cada vez maiores, e proporcionar uma excelente experiência que supere as expectativas é a única forma de garantir espaço no coração das pessoas.

Inovação

Uma forma de criar valor para uma empresa é desenvolver uma cultura de inovação considerando seus processos internos. Buscar a melhoria contínua e permitir que os funcionários colaborem com novas ideias é uma forma de alavancar talentos e usar sua experiência para diferenciar sua organização da concorrência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status