Na última quarta-feira, 17, o banco Nubank comunicou a compra de Olivia, a tecnologia financeira (fintech) de inteligência artificial. Olivia será destinada para auxiliar na vida financeira dos usuários. Para o Nubank, essa compra vai aumentar os serviços e sistemas disponíveis em seu aplicativo.
O que é essa fintech e a Olivia?
A palavra Fintech se refere a uma nova tecnologia usada para automatizar serviços financeiros, a palavra é a junção das palavras tecnologia e financeiro. A fintech responsável pela criação da Olivia nasceu pelas mãos de brasileiros nos Estados Unidos no ano de 2016. Porém, Olivia só chegou ao Brasil em 2019.

O intuito é que Olivia consiga auxiliar seus usuários na organização de seus gastos, para uma melhor estabilidade financeira. Para isso acontecer, a empresa necessita ter acesso aos dados de contas bancárias e cartões. Isso é necessário porque Olivia precisa entender a forma que a pessoa lida com seus ganhos e gastos no mês.
Em seu funcionamento, a ferramenta de inteligência artificial faz perguntas e planeja recomendações sobre a vida financeira do usuário. A linguagem é descontraída e de fácil entendimento, é utilizado de GIFs e humor para que o processo se torne ainda mais agradável.
Qual objetivo do Nubank com a compra?
O objetivo do Nubank com essa aquisição é trazer aos clientes soluções personalizadas de seu financeiro, dando o maior poder para o controle de seus gastos, pois ao usar Olivia, o usuário desfrutará, além de ajuda no controle de sua renda, de orientações sobre compras, tarifas bancárias e custo de refeições feitas fora de casa.
Para David Vélez, atual presidente executivo do Nubank, Olivia poderá levar melhorias nas soluções personalizadas para cada necessidade.
O que é inteligência artificial?
Hoje, a inteligência artificial vem facilitando a vida de muitas pessoas. Ao pé da letra, Inteligência Artificial trata-se de um conjunto de sistemas e máquinas que são capazes de assemelhar-se à inteligência humana. Normalmente, a IA é utilizada para realizar tarefas como forma de ajuda, isso acontece pelo fato de ter capacidade de coletar informações.
A inteligência artificial pode estar presente por meio de chatbots, assistentes inteligentes e até mesmo em mecanismos de busca e recomendações. A sua finalidade é aperfeiçoar habilidades e render contribuições para seus usuários, por isso a IA vem sendo muito usada nos negócios e organização.