A nova atualização para os dados cadastrais dos cidadãos é o RG digital, novo formato do Documento de Identidade Nacional que já pode ser solicitado gratuitamente em todo território nacional.
O RG digital irá unificar quase todos os documentos de registro e cadastros nacionais, tendo todas as informações em um único lugar. Alguns dos documentos unificados são o CPF, a Carteira de Trabalho, a CNH, a Certidão de Casamento ou Nascimento, o Título de Eleitor, entre outros.
O que é o novo RG digital?
O novo RG digital tem como base ser um documento capaz de unificar diversos dados cadastrais. Nesta nova configuração, o número do CPF será o principal registro nacional, e por isso, quem não tem CPF não poderá pedir o RG digital sem antes solicitar o Cadastro de Pessoas Físicas.
O documento também foi desenvolvido como uma medida de prevenção contra a falsificação de documentos. Por ser totalmente digital e realizar a autenticidade dos dados através do QR Code, a validação do RG pelo aplicativo garante que o número de golpes também seja reduzido.
Como fazer o novo RG digital?
Para efetivar o novo RG digital é bem simples. Até o momento, é preciso já ter os dados biométricos cadastrados através do Título de Eleitor ou de alguma outra instituição, para ter os dados anexados ao Banco de Dados de Identificação Civil Nacional (BDCN).
Após a biometria cadastrada, siga os seguintes passos:
Passo 1: Pré-cadastro
Será preciso baixar o aplicativo do DNI em seu aparelho para realizar o pré-cadastramento online.
Passo 2: Validação da biometria
Após realizar o pré-cadastro, é preciso se dirigir ao ponto de atendimento mais próximo para validar os dados de biometria e as informações fornecidas previamente online. O ponto de atendimento pode ser tanto físico como virtual.
Passo 3: Confirmação da Justiça Eleitoral
Depois da validação, a última etapa é esperar que as informações sejam confirmadas ou não pela Justiça Eleitoral.
Como vai funcionar o novo RG digital?
O RG digital já é obrigatório para quem emite seu Documento de Identificação Nacional pela primeira vez ou para quem precisar emitir a segunda via do documento.
Para os demais cidadãos, ao longo de 2022 cada órgão de cadastro e estado irá estipular a mudança gradativa para o novo formato digital.
Outra nova alteração será feita no tempo de renovação do documento. A partir de 60, a renovação será facultativa. Enquanto que para pessoas com mais de 13 anos, a renovação continua sendo a cada 10 anos.
A mudança tem até 6 de Março do ano que vem para ser efetivada em todo território brasileiro.
Qual app do RG digital?
O app oficial do novo RG digital será o do DNI. Alguns estados já tinham liberado uma versão do aplicativo para seus residentes.
O plano é que o Governo Federal lance eventualmente uma versão do aplicativo válida em todo o país.
Como colocar RG no celular?
Se você deseja ter o RG com acesso rápido e fácil no celular, já é possível baixar o RG digital por meio dos aplicativos disponibilizados por cada estado brasileiro.
Ao acessar o aplicativo, selecione a opção de “adicionar RG” e faça o cadastro de dados com o RG físico. Após colocar os dados, basta confirmar cada item na tela e realizar a verificação biométrica.
O aplicativo irá solicitar que uma senha de 4 dígitos seja criada ou que o usuário escolha pela opção de impressão digital também. Por fim, conclua o cadastro e tenha seu RG digital em mãos.
Fique atento às próximas atualizações do governo e do seu estado para unificar futuramente todos os seus documentos no novo RG digital. Lembre-se de que a obrigatoriedade até então só é necessária para alguns casos.