moeda eletronica o que e e como funciona

Moeda eletrônica: o que é e como funciona?

Usada tanto para compras online quanto físicas, a moeda eletrônica é o dinheiro que temos armazenado em nossas contas digitais. Sendo mais prático, simples e seguro do que optar pelas cédulas, adotar o uso dessas moedas é uma preocupação a menos na nossa rotina.

O que é uma moeda eletrônica?

Uma moeda eletrônica é aquele dinheiro que fica em contas digitais, como a própria Google Play, que é uma das mais famosas no ramo atualmente. O valor disponível nos permite, portanto, fazer a sua utilização para comprar produtos online e sempre que quisermos.

Inclusive, até meados de 2020, era muito comum usarmos os cartões de débito virtuais das contas correntes para efetuarmos os pagamentos de qualquer compra, mas desde o final do mesmo ano, com a chegada do Pix, conseguimos fazer as nossas compras sem dependermos de copiar e colar números do cartão virtual. 

Tudo ficou mais seguro com a transferência via Pix. Tome cuidado, porém, ao se referir a este dinheiro como “moeda virtual”, pois ambos não têm absolutamente nada de semelhante e este termo virtual é usado para os Bitcoins, os quais podemos comprar para usar em plataformas  específicas.

Quais são as vantagens de usar uma moeda eletrônica?

Com a moeda eletrônica disponível em sua conta, você consegue pagar as suas faturas de cartões, efetuar pagamentos de compras online e tudo sem precisar do cartão virtual. É possível guardar o dinheiro e o deixar render, o que não aconteceria com a moeda física, que fica na sua carteira, totalmente parada. 

Além disso, você não precisa se preocupar se perdeu alguma nota de dinheiro por ter caído da carteira. Com a moeda eletrônica, você sabe muito bem que ninguém terá acesso e, mesmo que aconteça algum problema do tipo, você consegue transferir o saldo inteiro para outra conta em questão de segundos, graças ao Pix.

Outro fator muito interessante, e que torna a nossa vida mais prática, é em relação às moedas soltas em nossa carteira. Não precisamos contá-las, muito menos ficar com elas espalhadas por bolsas, mochilas e carteiras, pois estarão seguras em nossa conta digital do Nubank, Google Play ou PayPal. 

Como funciona uma moeda eletrônica?

A moeda eletrônica pode ser enviada a outra pessoa através do Pix, usada para pagar contas, comprar diferentes itens ou ser mantida guardada para render e assim optarmos pelo cartão virtual para pagar o que quisermos. 

Saiba que, a partir do momento em que você estiver com a sua moeda eletrônica disponível em conta, basta utilizar como desejar, independente no que seja e como. Os bancos permitem a utilização do seu dinheiro como quiser e você pode gastá-lo livremente, sem precisar carregar nada consigo.

Quais são as desvantagens de usar uma moeda eletrônica?

Não existem desvantagens em usar a moeda eletrônica quando comparamos com essa série de benefícios que fazem enorme diferença em nossa vida. 

Se você é uma pessoa que não tem o costume de usar esse tipo de serviço, ficará confuso no começo, de fato, mas com uma boa vasculhada no app do seu banco, entenderá como é o funcionamento do dinheiro.

Agora que você aprendeu sobre a moeda eletrônica e sabe exatamente o que é, não precisa se preocupar na hora de usá-la. Mas lembre-se: tome sempre cuidado nos sites em que for comprar, principalmente em casos de promoções.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *