Nesta sexta-feira (20/08), o Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou no Senado que prefere recusar a nova reforma à aprovar uma escrita que pode piorar o sistema tributário do país.
Guedes também aponta que a maior parte das críticas às propostas do governo a respeito do Imposto de Renda, estão vindo de setores que vão pagar o Imposto, com as mudanças que foram aplicadas.
No Senado, o Ministro articula: ‘’Temos que ver se vai piorar ou não. Se chegarmos à conclusão de que vai piorar, eu prefiro não ter. Piorar pra mim é aumentar os impostos, é tributar gente que não pode ser tributada’’ […]
Como funcionará a Reforma Tributária e qual a importância dela para o nosso país
Em suma, a Reforma prevê alterações tanto nos impostos, quanto nas suas formas de cobrança. Essa alteração é realizada para o aumento ou a diminuição da quantidade de impostos cobrados a fim de fazer uma reorganização nos pagamentos atuais, estimulando, assim, a atividade econômica, fazendo-a mais eficiente para o sistema de arrecadações.
De acordo com o ranking de países que têm benefícios pagos com seus impostos, o Brasil está em 30º colocado, é sabido que no nosso país nós não somos tão beneficiados assim, pois desde o começo do ano de 2021, os brasileiros, já chegaram a pagar mais de R$ 1 trilhão de impostos e tributos, sendo esses obtidos em mais de 150 dias trabalhados em um ano inteiro.
O esperado dessa reforma, é simplificar a arrecadação e também o cumprimento das obrigações de tributo, o que faz com que os empreendedores gastem menos tempo para conciliar os impostos que irão pagar.