Ministério Público arquiva 90% de mortes por policiais em SP e no RJ

Ministério Público arquiva 90% de mortes por policiais em SP e no RJ (1)

Estudo comprova que os Ministérios Públicos da cidade do Rio de Janeiro e São Paulo fizeram no ano de 2016, o pedido de arquivamento de pelo menos nove a cada dez casos de mortes causadas por policiais. O número integral de casos soma 316, sendo 139 na capital de São Paulo e 177 no Rio de Janeiro.

O que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta?

De acordo com uma investigação do Fórum em parceria com o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o número engloba solicitações de denúncia ou arquivamento que aconteceram no ano de 2016, porém as mortes, em sua grande maioria, são de anos anteriores. Alguns casos no Rio de Janeiro são da década de 1990.

Ministério Público arquiva 90% de mortes por policiais em SP e no RJ (2)
Fonte/Reprodução: original

Esses casos podem atingir ao todo 90% dos pedidos de arquivamentos do ano. Para Silvia Ramos, cientista social, os erros no controle dos agentes são um problema para o país. Em consequência disso temos uma piora das dificuldades com policiais, observa-se um aumento das milícias e correção da violência. 

Quanto tempo demora o arquivamento no RJ e SP?

No Rio de Janeiro, o arquivamento demora o total de nove anos para ser realizado, equivalente a exatos 3,261 dias. Em caso de denúncia, o tempo previsto é de pelo menos seis anos ou 2,231 dias. 

Para São Paulo, o arquivamento tem dois anos, a quantia exata de 689 dias. A denúncia neste caso, demora um pouco mais de um ano, geralmente entre 439 dias. 

Para o diretor-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, a desigualdade do prazo entre às duas capitais não aponta que a cidade de São Paulo corra, mas sim que tenha mais agilidade na forma de lidar com os casos. Para ele, quanto mais tempo o processo leva, maior será o período em que os policiais trabalharão sem ao menos saber se agiram de maneira correta ou não.

Qual é o argumento para o arquivamento?

O MP-SP, disse em nota, que a atuação é de forma objetiva e totalmente isenta, e ainda que essas mortes causadas por agentes recebem, de fato, uma atenção maior que em outros casos. Ela também complementa que para uma possível manifestação seria preciso realizar a análise de todos os casos ocorridos no ano de 2016 e assim indicar ocorrências de omissões. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo