Metodologia ágil: como funciona e seus benefícios

Metodologia ágil: como funciona e seus benefícios

Hoje, a gente, como cliente, consegue um produto mais rápido. E, não foi somente com o advento das novas tecnologias que fizeram promover essa agilidade, as grandes instituições empresariais também criaram metodologias para que o desenvolvimento chegasse mais rápido e que a compra fosse finalizada de forma imediata.

Uma dessas metodologias está a Metodologia Ágil, que ajuda a melhorar a gestão de processos de uma empresa e gera bons resultados para os clientes. 

O que é a metodologia ágil?

São práticas da gestão de processo que ajudam a reduzir as atividades para que o produto final possa chegar mais rápido ao cliente e com melhor qualidade. Inicialmente, surgiu a partir de empresas de tecnologia da informação, hoje abriga em vários setores. 

Quais principais características da agilidade?

Entre as suas principais características estão: entrega de atividades mais rápida, maior comunicação entre a empresa e o cliente, alcançar o produto final com menor dos problemas e a importância constante de manter o feedback. 

Como funciona a agilidade?

Na Metodologia Ágil, a palavra “agilidade” significa que a empresa precisa estar atenta e pronta por todas as etapas do processo. O compreendimento em entender a gestão empresarial faz com que a empresa cometa a menor quantidade de erros possíveis. Além disso, toda a equipe precisa estar preparada para as mudanças que o mercado possa acontecer. 

Como uma metodologia ágil auxilia empresas?

Ela ajuda a gerir os processos de uma forma mais organizada, fazendo com que todos os setores se conectem entre si. Além disso, a sua finalidade é fazer com que toda a empresa se conheça, além de afastar as questões burocráticas que atrapalham o andamento dos negócios entre a empresa e o cliente.  

Quais diferenças entre a metodologia ágil e tradicional?

Antigamente, a produção de um produto até chegar ao cliente era cheio de etapas e com vários empecilhos. Os administradores denominam como metodologia tradicional, onde precisava fazer análise, testes, produção e manutenção.

Quais diferenças entre a metodologia ágil e tradicional?
Entenda a diferença entre a metodologia ágil e tradicional.
Fonte/Reprodução: original.

Já na Metodologia Ágil tudo isso pode ser feito de uma forma simplificada, a partir de etapas simplificadas, porém rápidas e eficientes. Neste período, o cliente consegue ver o processo e dar o seu feedback. 

O manifesto ágil

Apesar de ser utilizado por quase todas as áreas, a Metodologia Área surgiu nas empresas de desenvolvimento de software. Em 2011, os desenvolvedores criaram o Manifesto Ágil, onde ressaltaram a importância de entrar em contato constante com o cliente, planejar caso aconteça alguma falha e, claro, ter conhecimento dos procedimentos que serão feitos. 

No Manifesto Ágil também enfatiza a importância de entregar ao cliente um produto, fazendo com que ele tenha uma excelente experiência de usuário. 

Metodologias ágeis

Atualmente existem vários programas que seguem a Metodologia Ágil e você não precisa utilizar apenas um. Empresas organizam até com duas metodologias. Apresentaremos algumas propostas a seguir. 

Extreme Programming

O Extreaming Program é conhecido por XP, no qual propõe cronogramas rápidos para reduzir os danos do produto, fazendo constantes testes e integração. Além disso, ele pede feedback constante daqueles que estão consumindo o produto e propõe saber que mudanças poderiam ser feitas para que possam ser testadas futuramente. 

Feature Driven Development

Também conhecida como FDD que divide as tarefas em desenvolvimento de um modelo, construção da funcionalidade para fabricar o produto, planejamento dessa funcionalidade, detalhamento e a construção do produto. 

Scrum

Quando pensamos em Metodologia Ágil, rapidamente vem a ideia do Scrum. A ideia é organizar a empresa em equipes para que o objetivo em comum seja concluído.

Scrum
Para que serve o Scrum.
Fonte/Reprodução: original.

Por isso, precisa de um time de desenvolvimento que seja responsável por cada projeto. Nesse time, precisa de membros facilitadores que ajudem a conversar com a equipe de coordenadores. Por fim, o conjunto de atividades se chama de Backlog e o Sprint é a reunião de conversa para saber as funcionalidade. Assim, as atividades precisam seguir com reuniões e regras a serem seguidas corretamente para que funcionem. 

Lean

O Lean vem da palavra inglesa Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta), que era uma forma de ajudar a reduzir os processos e fazer com que o produto chegue ao consumidor com a melhor qualidade possível. Dentro do Lean é uma combinação do método Scrum e Kanban, no qual cada time de desenvolvedores organizam as suas tarefas a partir de cartões e etapas.

Para saber melhor sobre o Kanban, veja o próximo tópico a seguir. 

Kanban

Inspirado nas atividades das fábricas asiáticas, este método utiliza cartões de sinalização para representar como está o desenvolvimento do produto e a sua prioridade. A ideia é criar um método que ajude com que os colaboradores de uma empresa visualizem de uma forma lúdica o andamento de cada etapa para que o produto final chegue o mais rápido possível.

Um dos aplicativos mais famosos que utiliza o método Kanban é o Trello, que é bastante requisitado no universo empresarial. Além disso, há o Clickup, Notion e o Evernote. 

Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos

O DSD é uma Metodologia Ágil ideal para projetos considerados complexos. Além disso, ele apresenta os seguintes princípios: uma missão (objetivo principal), baseado em componentes (etapas do desenvolvimento), interativo (conversas entre a equipe e cliente para saber o andamento do desenvolvimento), adicionar prazos pré-fixados (podendo ser alterados dependendo da interação), tolerância à mudança e compreendendo os riscos do desenvolvimento do produto. 

Uma de suas principais características é a presença constante do cliente para que possa flexibilizar a partir de uma mudança específica do projeto. 

Microsoft Solutions Framework

O MSF foi baseado em como a Microsoft ajudou a finalizar os seus softwares. É um método que ainda está em bastante uso pela equipe de informática. Para que os programas fossem um sucesso, a empresa dividiu a gestão nas seguintes etapas.

Equipe modelo: formada por gerente de produto (responsável por entrar em contato com os clientes) e gestão de programas (ajuda a coordenar o desenvolvimento de projeto).

Arquitetura: É a parte que reúne uma equipe de desenvolvedores responsáveis pela programação. Neste momento, o grupo precisa seguir as etapas desenvolvimento, teste, lançamento e experiência do usuário.  Você já conhecia a gestão de processos por meio da Metodologia Ágil? Deixe aqui, portanto, o seu comentário. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo