O mercado de crédito é o mais importante deste sistema, já que movimenta grande parte da economia brasileira e ajuda a manter o mercado financeiro atual. Para se ter uma ideia da enorme importância deste mercado no atual sistema financeiro, seria quase que impossível manter o atual mercado financeiro sem ele.
Se você quer entender melhor como funciona o mercado financeiro, precisa entender primeiramente como funciona o mercado de crédito, pois ele é um dos mais importantes da categoria. No texto abaixo, explicaremos melhor o que é e como ele funciona. Confira!
O que é mercado de crédito?
O mercado de crédito faz parte do SFN (Sistema Financeiro Nacional) e é um dos braços principais que interligam os agentes desse mercado (fornecedores e clientes). Junto a ele, está a concessão de crédito, ações, câmbio e monetário.
Uma das principais características do mercado de crédito é que ele irá englobar as ações entre a empresa que concede créditos (empréstimos, cartões etc.) e aqueles que o obtém para devolução corrigida por juros.
Para que serve o mercado de crédito?
O mercado de crédito possui uma ampla variedade de opções e uma vasta lista de empresas interessadas em investir neste mercado, facilitando não só a vida da população, como a de grandes empresas e entidades brasileiras que querem conseguir algum tipo de crédito para financiar suas ideias ou projetos.
O mercado de crédito foi criado para ajudar a população brasileira e as grandes e médias empresas a conseguirem uma forma mais fácil de financiamento de projetos. Sua criação visava movimentar a economia, ao fazer com que todo o financiamento voltasse como forma de investimento para o país, o que não só gera empregos, mas também gira a economia de todo o país.
Quais são os principais participantes do mercado de crédito?
O mercado de crédito engloba uma extensa variedade de investidores, o que o torna o maior mercado financeiro brasileiro. Por ser muito movimentado e lucrativo, o sistema de crédito atrai muitos investidores que investem nesse mercado, como bancos, corretoras de valores, grandes cooperativas de crédito, sociedades de investimento e muitos outros tipos de investidores.
Como funciona o mercado de crédito?
O mercado de crédito é dividido em duas categorias:
- Crédito para Pessoa Física;
- Crédito para Pessoa Jurídica;
No caso de Pessoa Física, existe uma variedade infindável de opções de crédito, como: crédito consignado, cheque especial, crédito direto, cartão de crédito, entre outros.
Neste caso, normalmente a pessoa oferece como garantia imóveis, bens ou até o próprio bem que esteja em processo de financiamento. Mas existe uma grande variedade de opções.
No caso de Pessoa Jurídica, existem empréstimos de capital de giro, financiamento de equipamentos, de projetos, antecipação de recebíveis, microcrédito, entre outros. Neste caso, a pessoa jurídica pode oferecer como garantia, equipamentos, ativos de cunho financeiro, ações etc.
Ainda em relação às garantias dadas durante o financiamento, os bancos geralmente tendem a oferecer melhores condições de juros, ao considerar a qualidade dos ativos a serem usados como garantia, quanto melhor o ativo a ser usado, menos juros você pagará.
Com isso tudo, chegamos à conclusão de que o mercado de crédito brasileiro é um mercado muito movimentado que possui uma extensa lista de opções que ajudam a população e as pequenas e grandes empresas a conseguirem qualquer tipo de linha de crédito.
Esse mercado é essencial para a economia do país e todos os dias atrai os olhos de vários tipos de investidores. Caso você precise utilizar alguma linha do mercado de crédito, escolha a que se adéqua melhor a seu perfil, e lembre-se sempre de pesquisar sobre taxas e condições antes de fechar qualquer acordo.