Quando o assunto é dinheiro, ficar por dentro dos melhores investimentos é sempre bom! Afinal, em tempos de crise, desemprego e até mesmo quando as coisas vão melhor, ter um dinheiro aplicado é uma excelente fonte de renda extra! E mais, o dinheiro de um investimento pode salvar você de um aperto emergencial.
Quer saber quais os melhores investimentos de 2019? Acompanhe!
Os melhores investimentos
Muitas pessoas querem fazer um investimento, mas não sabem por onde começar. Entender conceitos como taxas de juros e mexer com números é algo complicado para diversas pessoas. Por isso nós reunimos nesse artigo, especialmente para você, as melhores dicas de investimento para esse ano de 2019!
Muitos investimentos na verdade são empréstimos que você faz a uma instituição financeira para que ela lhe retorne o dinheiro com juros depois de um período de tempo.
Seja como for, muitas pessoas se perguntam onde investir seu dinheiro para fazer ele render de verdade. Acompanhar o mercado financeiro, e as notícias da economia e da política é fundamental. Mas, o principal é escolher uma forma de investir que seja segura e adequada ao seu perfil como investidor.
Para definir qual o melhor método para você, o principal ponto a ser observado é a sua tolerância ao risco. Alguns investimentos oferecem riscos maiores que outros. Independente da quantia que você queira investir, pense em seu perfil como investidor ao analisar as opções que trazemos para você!
Portanto, reveja suas finanças, separe seu montante e escolha a sua!
1. Melhores investimentos – previdência privada
Este é um investimento de Renda fixa. Depois da reforma da previdência, esse é um dos investimentos mais procurados no Brasil. Basicamente, é uma previdência complementar que funciona como um modo de poupar para complementar a aposentadoria oficial ou para atingir objetivos de longo prazo.
Renda fixa é um termo que se refere a qualquer tipo de investimento que possui regras de remuneração definidas no momento da aplicação no título. Isso significa que você terá um maior controle de quanto irá obter de retorno do valor investido.
Esta é uma forma de investir no seu futuro a longo prazo, para assegurar um dinheiro para sua aposentadoria!
A previdência privada pode ser do do tipo PGBL ou VGBL. PGBL é uma forma de previdência indicada para quem declara o Imposto de Renda pelo formulário completo. Já com o VGBL, o IR incide apenas sobre a rentabilidade. Portanto, esta é mais indicada para quem faz a declaração anual pelo formulário simples.
Previdência privada – perfil ideal
Este forma de investir é indicada para todos aqueles que querem assegurar uma aposentadoria mais confortável. É um investimento para ser feito a longo prazo.
Para fazer a sua basta procurar o seu banco e conversar com seu gerente. Os planos são oferecidos por seguradoras e possuem taxas diferentes (por isso, pesquise vários bancos antes de escolher o seu). O pagamento é simples, feito por mensalidades.
2. Melhores investimentos – Tesouro Direto Prefixado (LTN ou NTN-F)
Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional do Brasil implementado em 7 de janeiro de 2002, aqui temos duas opções: as LTN ( tesouro prefixado) e as NTN-F ( tesouro prefixado com juros semestrais). Essa é simplesmente uma das formas mais seguras de investimento!
Mesmo em tempos de crise financeira, o tesouro direto segue como um dos investimentos mais seguros e dificilmente é afetado. Contudo, em razão dos riscos serem muito menores, sua taxa de rendimento é menor.
Tesouro Direto Prefixado – perfil ideal
Essa forma de investir é indicada para quem precisa de uma renda constante, como um pagamento a mais. Isso porque você pode pedir pagamentos periodicamente.
É um dos modos mais usados por aquelas pessoas que querem viver de renda, ou seja, viver do dinheiro provindo dos juros sobre o montante original investido!
3. Melhores investimentos – LCI e LCA Pós Fixados
Este é um excelente investimento para quem quer retorno em um prazo menor. Seja para algum objetivo específico, seja para aplicar em outro investimento que demande uma quantia maior para iniciar.
As LCIs, Letras de Crédito Imobiliário, e as LCAs, Letras de Crédito do Agronegócio, são investimentos bancários. Portanto, elas são garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito. A garantia é para até R$ 250.000,00, assim como os CDBs. Mas, estas últimas são isentas de imposto de renda.
Essa é a opção ideal para quem precisa de retorno financeiro dentro de 03 a 12 meses. Ou seja, aquele dinheiro que vai ficar aplicado até um ano e onde você não quer correr nenhum risco. Basicamente, você faz o investimento, e pode pedir o retorno depois de apenas três meses.
LCI e LCA Pós Fixados – perfil ideal
É a opção certa para quem não quer correr risco e ter certeza de que obterá um retorno do investimento. Ideal para que não quer investir em longo prazo, pois vai precisar do dinheiro logo.
4. Melhores investimentos – fundos de crédito
Os fundos de crédito são aqueles que compram dívidas e recebíveis. Portanto, estes fundos tendem a ter prazos de resgate naturalmente mais longos como D+30 até D+360. Em d+30 significa que você precisa pedir seu dinheiro com 30 dias de antecedência quando quiser sacar.
Nesse tipo de investimento, quanto maior o prazo para o resgate do fundo, mais ele vai render. Pois, se os fundos podem comprar dívidas maiores, significa que os juros serão maiores também.
Fundos de crédito – perfil ideal
Esse investimento tem retorno de longo prazo, e quando você quiser sacar o montante investido, terá que pedir com no mínimo 30 dias de antecedência. Mas, dependendo do prazo, você pode precisar pedir o dinheiro com até um ano de antecedência!
Portanto, esse é para aquelas pessoas que tem objetivos a longa prazo. Também não um fundo a ser feito com objetos de cobrir imprevistos e emergências. É ideal para quem quer juntar dinheiro para grandes ambições futuras, como comprar uma casa, um carro ou algo semelhante.
5. Melhores investimentos – fundo multimercado com ações
Nesse tipo de fundo o investidor confia seu capital nas mãos de um gestor competente, como um banco, que irá aplicar o montante em diferentes tipos de investimentos, como:
- Renda Fixas;
- DI, Crédito e Ações;
- Juros e Moedas, Nacionais ou Internacionais.
Mas, não são apenas estes. Basicamente, o gestor escolhido vai determinar a melhor opção de investimento para você conforme a situação do mercado financeiro.
Portanto, se você não quer deixar seu dinheiro em apenas um tipo de investimento, pode optar por fundo assim, com muitas opções!
Fundo multimercado com ações – perfil ideal
Esse tipo de investimento é ideal para investidores com perfil moderado a agressivo. Se você quer investir e ir com tudo, essa é a opção ideal para você nesse ano! Isso porque alguns tópicos desta carteira, como as ações, podem não dar o retorno esperado caso o mercado não passe por um aquecimento na economia.
Em contrapartida ele pode render muito de uma hora para outra, dependendo das mudanças do mercado! Portanto, invista nesse fundo se você quer ir contudo e não se importe de correr alguns riscos no processo.
Não basta investir, tem que acompanhar!
Mas, fique atento. Nossas dicas podem ajudar você a conhecer a maneira certa de investir, mas depois de começar você vai ter que ficar ligado no mercado, acompanhado aspectos como:
- Taxa inflação;
- Variações de rendimentos na sua carteira de investimento;
- Mercado de ações;
- Mercado financeiro;
- Variações nas taxas de juros;
- Taxas de câmbio;
- Notícias importantes do contexto econômico e político.
Quer entender melhor como anda o cenário econômico no país antes de escolher sua opção? Dá uma olhada nesse matéria do Jornal El País Investimentos no Brasil.
Manter olho nesses elementos vai te ajudar a ter mais segurança dos seus rendimentos, uma vez que você escolha seu método de investir! Esperamos que tenha curtido as nossas dicas. Lembre-se: um bom investimento é a melhor opção para um futuro financeiro mais seguro.
Fique ligado que em breve retornamos com mais conteúdos interessantes e úteis para você aqui no Demonstre.com. Até a próxima!