A conta-corrente faz parte da vida de qualquer pessoa que tenha que lidar com os bancos, quem ganha salário, tem uma empresa ou precisa movimentar dinheiro com frequência.
Mas mesmo quem já se acostumou com o dia a dia das transações bancárias ainda tem dúvidas, qual será o melhor banco para abrir conta? Será que as taxas que eles cobram são justas? Existem outras alternativas?
A partir de agora, você vai entender essas e outras questões que surgem quando esse assunto é discutido. Então, prepare-se para conhecer novas possibilidades para cuidar melhor das suas finanças pessoais. Só lembrando, você sempre pode deixar a sua dúvida ou sugestão nos comentários ao final deste artigo. Agora, aproveite a leitura.
O que devo saber antes de abrir minha conta?
Sempre existem dúvidas na hora de escolher entre abrir uma conta-corrente ou uma conta poupança. Por isso é importante ter conhecimento sobre as regras que o Banco Central do Brasil direciona para as agências bancárias, inclusive para questionar ao se deparar com algo estranho.
A maioria dos bancos possui contas especiais para jovens entre 16 e 21 anos. Dentre os principais requisitos para a abertura desse tipo de conta, está a exigência de renda comprovada, o que aumenta potencialmente o limite de crédito.
Isso nem sempre é uma vantagem no período da juventude! Vantagem mesmo é poder contar com taxas diferenciadas e normalmente todas as instituições bancárias oferecem esse benefício, portanto, você deve comparar cada tarifa antes de fazer a sua escolha.
Conta-Corrente Pacote de serviços essenciais
Todos os bancos são obrigados pelo Banco Central a oferecer, de graça, um pacote de serviços básico que engloba cartão de débito e, mensalmente, 10 folhas de cheques, 2 extratos, 4 saques (no guichê ou caixa eletrônico), 2 transferências entre contas da mesma instituição e 2 entre contas do mesmo titular e número ilimitado de consultas à conta pela internet. Saiba mais.
Bradesco
Bradesco. Muitos colocam o Itaú nesta colocação. Ele também entra nesta lista, mas não tem tanto destaque quanto o Bradesco.
Além de ser uma instituição que está inovando com novas estratégias de segurança, como a leitura da palma da mão para transações no auto atendimento, o Bradesco tem também uma grande presença no Brasil e seus gerentes tem muito mais autonomia para oferecer empréstimos maiores aos seus clientes.
As taxas são competitivas e os limites, maiores. Vale a pena o banco, se você precisa de serviços bancários bons, presentes na maior parte do território brasileiro e busca ter acesso a um crédito maior com facilidade.
Banco Itaú
O banco Itaú é um bom banco principalmente pelas promoções que promove e seus vários cartões de crédito. Os descontos que quem possui Itaucard ganham em cinemas, shows, jogos e eventos, valem a pena os valores pagos.
Ainda, você tem tantos cartões que o banco fez em parceria com diferentes lojas, que você pode combinar os benefícios oferecidos pelo banco e pela loja que fez a parceria.
Banco do Brasil e Caixa
A dupla Banco do Brasil e CAIXA tem que estar no topo de qualquer lista. Por serem bancos públicos, eles tem as menores taxas possíveis do mercado. O Banco do Brasil é historicamente o banco com as menores taxas e melhores condições para compra de bens, como veículos. Já a CAIXA tem as melhores condições e menores taxas para para o financiamento de imóveis, sejam eles um lote, apartamento ou casa.
Ao criar um relacionamento com estes bancos, além de ficar mais fácil de negociar, você pode conseguir taxas menores com muito mais facilidade. Por isso eles devem ser as primeiras opções de qualquer pessoa. Você pode optar por se relacionar apenas com um deles e com um outro banco qualquer. Compare os dois e saiba qual melhor atende às suas necessidades.
Melhor banco para abrir conta e muito mais!
Se você gostou de aprender sobre qual o Melhor banco para abrir conta e quer continuar aprendendo sobre diferentes bancos, aproveite para ler também nossos artigos sobre o assunto e encontre todas as informações que precisa.