MEC ameça piso dos professores: Nota do Mec considera o reajuste salarial dos professores improcedente!

MEC ameça piso dos professores: Nota do Mec considera o reajuste salarial dos professores improcedente!

O reajuste salarial dos professores se tornou algo totalmente confuso, que começou a gerar desconfiança por parte dos profissionais da rede básica de ensino, pois conforme o governo não teria absolutamente nada a acrescentar no salário dos professores em 2022.

Novo golpe do governo ou sai o reajuste?

De acordo com informações divulgadas nas redes sociais e em sites de entidades de que o piso salarial dos professores havia sido corrigido em 2022 para 33,23%, não correspondem com a verdade, segundo o MEC. 

Este critério que havia sido utilizado para atingir este valor “errado” e anunciado, perdeu completamente seu poder por conta da Lei de n° 14.113, de 2020, que visa regular o novo Fundeb.

Novo golpe do governo ou sai o reajuste?
Fonte/Reprodução: Original

No entanto, diferente do que muitos pensam, não existe a menor necessidade de que o MEC defina qualquer coisa, tampouco exista alguma Nota Oficial deste órgão. Todos os professores de educação básica pública terão direito ao percentual de 33,23%. 

De acordo com informações, o reajuste precisará ter sido aplicado no primeiro dia de janeiro. No caso do MEC, é somente um tipo de tradição, porém jamais será alguma imposição legal. 

O que definirá a correção dos salários, de fato, será o crescimento do valor aluno de fundamental urbano, de dois anos atrás ao realizar observações dos custos do aluno em cada ano. 

Como é feito o cálculo e quem tem direito?

Este percentual seria o resultado de um diferencial com relação aos valores Custo do Aluno em 2021, com relação aos comparativos feitos em 2020. Veja:

  • Custo do Aluno em 2020: R$ 3.349,59;
  • Custo do Aluno em 2021: R$ 4.462,83;
  • Crescimento em 2021 com relação ao ano de 2020: 33,23%;
  • Percentual a ser inserido em janeiro de 2022 ao magistério será: 33,23%.

Será possível que todos os professores do ensino básico recebam este percentual em seu salário neste ano, consoante as informações apresentadas.

Como é feito o cálculo e quem tem direito?
Fonte/Reprodução: Original

Os professores terão direito, assim como quem exerce as atividades de apoio pedagógico com relação à docência, seja na parte administrativa ou na direção escolar, inclusive para aqueles que fazem o planejamento, inspeção, supervisão, dentre outras práticas escolares, a receber o percentual de 33,23%.

De onde virão os recursos?

Este dinheiro virá diretamente do Fundeb, juntamente do mínimo constitucional em percentual de 25% que os estados brasileiros com o Distrito Federal, e os municípios precisam investir na educação brasileira.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo