MBA – gestão estratégica de negócios

0 5

O Master of Business Administration (MBA) é um curso de pós-graduação voltado para aqueles que estão envolvidos na área de gestão empresarial. Por meio dele, você pode aprender técnicas avançadas de gestão e entender as melhores práticas do setor corporativo.

O interessante é que no Brasil o MBA é uma novidade na pós-graduação porque pertence à categoria do Lato. Porém, em outros países, essa forma é considerada um mestrado profissional, que pertence a um grupo em sentido estrito – também temos um mestrado profissional aqui, mas difere do mestrado em administração de empresas.

Um MBA é uma excelente opção para aprender mais sobre finanças, conceitos de liderança, estratégias de gestão, operações do setor empresarial e até mesmo marketing. É uma das modalidades ideais de pós-graduação para quem ingressou no mercado de gestão e negócios e deseja ampliar seus conhecimentos e ter um maior desenvolvimento de carreira.

De acordo com a regulamentação do Ministério da Educação (MEC), os cursos de MBA e cursos profissionalizantes devem ter no mínimo 360 horas para serem credenciados. Durante a pós-graduação, os alunos vivenciarão cursos repletos de discussões relevantes, principalmente cursos sobre casos reais, a fim de aprender de forma prática a adotar uma atitude inovadora e conduzir a empresa ao sucesso.

Para os profissionais da área de negócios, ter MBA no curso é um destaque do mercado de trabalho. Além disso, esse curso de pós-graduação atrai a atenção dos recrutadores, justamente porque os pós-graduados demonstram conhecimentos específicos de gestão.

O que é especialização?

Por outro lado, a especialização é uma espécie de Lato sensu voltada para os mais diversos conteúdos após a graduação, na qual os alunos formados no ensino superior esperam se aprofundar técnica e teoricamente.

De modo geral, concentra-se em conhecimentos específicos em uma área específica para melhor compreender o significado daquele segmento de mercado. Nos cursos profissionalizantes, você também pode se especializar nas áreas de gestão e negócios.

Por exemplo, alguém com graduação em administração pode se especializar em marketing ou logística. No entanto, pessoas que receberam treinamento em outras áreas de atividade também podem se concentrar em sua área específica, assim como um psicólogo que deseja aprender mais sobre psicologia do esporte. Além disso, a especialização é tão valorizada quanto o MBA no mercado de trabalho.

Na verdade, continuar aprendendo não é apenas benéfico para a carreira de uma pessoa, mas também cada vez mais necessário para quem deseja se desenvolver profissionalmente. Até agora, você aprendeu mais sobre todos esses cursos e a importância de investir em um deles. Agora que você sabe a diferença entre pós e MBA, o que você acha?

Qual a diferença entre pós e MBA?

Quando se trata da diferença entre pós e MBA, esses cursos têm abordagens diferentes e são direcionados a públicos diferentes. Como você pode ver, o MBA é para quem trabalha na área de negócios, enquanto a especialização é para quem quer aprimorar seus conhecimentos.

Os métodos usados ​​para ministrar esses cursos também mudaram. Já o MBA abrange conteúdos teóricos, como planejamento e negociação, e conteúdos práticos, como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de liderança.

No entanto, na especialização, os métodos de ensino utilizados procuram especificar todas as informações importantes para a área de especialização. Desse modo, presta mais atenção ao que viu ao se formar, mas não foi fundo. Por outro lado, o MBA oferece ensino técnico para preparar os alunos para as melhores posições no mercado de trabalho.

Agora que você sabe a diferença entre um aluno de pós-graduação e um MBA, quais são os pontos a considerar ao escolher um deles?

MBA ou pós: o que considerar para escolher a melhor opção?

Como você pode ver, apesar das diferenças entre o cargo e o MBA, ambos são benéficos para seus respectivos públicos-alvo. Portanto, para escolher a melhor opção para você, é importante avaliar as recomendações de cada abordagem. Por exemplo, se você está na área de educação, a especialização pode ser mais propícia ao seu desempenho e fornecer conhecimentos mais úteis para serem aplicados em sala de aula.

No entanto, se você tem experiência em gestão de recursos humanos e deseja aprender mais sobre negócios, liderança e gestão de departamento de pessoal, um MBA pode fornecer mais informações. Portanto, nem todos têm a escolha certa, pois depende do perfil de cada pessoa e da realidade de inserção dessa pessoa. Agora que você sabe a diferença entre pós-graduação e MBA, está cada vez mais perto de definir os próximos passos que pode dar após a formatura.

Com isso, você pode decidir qual método é mais benéfico para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.