Na contabilidade de uma organização, o livro razão é uma peça fundamental, mas não são todos que conhecem a importância deste instrumento. Ou até mesmo sabem quais as funções que eles ou como se usa.
O objetivo deste post é esclarecer o que é o livro razão, para que serve e qual a relevância do mesmo em uma empresa.
O que é o livro razão?
Em termos gerais, o livro razão é o responsável por conter todas as anotações em relação às movimentações de uma organização. Essas operações devem ser registradas em ordem cronológica e feitas individualmente, de acordo com cada conta diferente.
Muitas vezes o livro razão é confundido com o livro diário. Assim, vale a pena ressaltar que enquanto o livro razão traz as anotações em ordem cronológica e por contas, o livro diário é obrigatório por lei e contém todas as movimentações do dia. Neste caso, o livro razão acabará sendo um auxiliar para o livro diário.
Qual o objetivo do livro razão?
O principal objetivo do livro razão é permitir que uma análise das contas possa ser realizada detalhadamente. Desta forma, será possível analisar as contas com lucro e as contas que estão em negativo.
E saber como anda a saúde financeira da empresa de forma rápida e fácil. E claro com todas as informações organizadas.
Qual a importância do livro razão?
O livro razão é considerado uma peça-chave para a construção do balancete e do balanço patrimonial de uma organização, visto que nele terá todas as operações registradas. O mesmo também servirá de base para outros tipos de relatórios contábeis.
Além de que é possível, através do livro razão, acompanhar em tempo real as movimentações da empresa, principalmente se for utilizado um sistema digital para o mesmo.
Quais são as características do livro razão?
Não é necessário que o livro razão passe por alguma autenticação específica, no entanto, é preciso que ele tenha algumas características, como:
- identificação do nome da conta;
- um código para cada conta;
- data do lançamento com as informações completas: dia, mês e ano;
- histórico do lançamento;
- contrapartida, que é uma conta que complementa o lançamento;
- valor do lançamento, especificando se é crédito ou débito;
- saldo da conta;
- e ainda é preciso classificar se a conta é de natureza credora (C) ou devedora (D).
Com a prática, o preenchimento do livro razão tornar-se bem mais simples e rápido. E é possível fazer todo esse processo de forma on-line, com sistemas contábeis especializados.
Como se faz o livro razão?
Para fazer o livro razão, é necessário que se possua, no mínimo, um conhecimento básico da área de contábeis, já que no livro razão será preciso realizar a anotação de todas as movimentações da organização.
Essas movimentações, na contabilidade, são nomeadas como lançamentos. A dificuldade para criação do livro razão de sua empresa dependerá da quantidade de contas existentes dentro do seu negócio. Essas contas podem ser classificadas como: ativo circulante, passivo circulante, patrimônio líquido, ativo permanente, passivo a longo prazo, receitas, despesas, entre outros.
Vale ressaltar que o livro razão é obrigatório apenas para as empresas que trabalham com o regime tributário do Lucro Real. O livro razão ainda precisa ter um termo de abertura e encerramento, que deve ser assinado por um profissional contábil habilitado por isso há a demanda por um profissional qualificado e pelo dono ou sócios da empresa.
O livro razão é indispensável para as organizações que desejam monitorar todas as suas movimentações, para averiguar quais estão dando lucros ou prejuízos. O uso do livro razão permitirá que a contabilidade do negócio possa ser realizada com muito mais precisão.