O entendimento do conceito de Liquidez seca é um importante passo tanto para empresas que precisam verificar se possuem condições de arcar com suas obrigações a curto prazo como para investidores que procuram uma companhia de confiança para aplicar seu dinheiro com maior segurança de retorno.
Por mais que nem todos os investidores utilizem o conceito de Liquidez seca para julgar se vale à pena investir em uma empresa, o fato é que esse indicador pode revelar boas informações sobre a estabilidade dessa empresa. A fim de mostrar como fazer uso desse conceito, confira o artigo.
O que é a liquidez seca?
A Liquidez seca se define por ser um indicativo capaz de verificar se uma empresa tem condições de arcar com suas obrigações de um certo período (os chamados passivos circulantes) somente com as posses que podem se converter em dinheiro rapidamente ativos circulantes.
Qual a diferença entre a liquidez corrente e a liquidez seca?
A diferença entre Liquidez seca e a liquidez corrente é somente a sua forma de se calcular. Enquanto a primeira leva em consideração o estoque existente, a corrente utiliza apenas a divisão entre os ativos circulantes pelos passivos circulantes. Apesar dessa diferença matemática, ambos os índices servem para verificar se a empresa consegue cumprir com suas obrigações com as suas posses.
Como calcular a liquidez seca?
Para o cálculo da Liquidez seca, utiliza-se a seguinte equação matemática que leva em conta as posses que a empresa possui que se convertem rapidamente em dinheiro, os produtos estocados e as obrigações para serem cumpridas através da expressão:
Ativo circulante-Estoque Passivo circulante
Toda essa compreensão é importante para entender o funcionamento da Liquidez seca.
Como funciona a liquidez seca?
O funcionamento da Liquidez seca se dá através do cálculo da expressão mostrada anteriormente e da interpretação do resultado para a tomada de decisões na empresa. Conforme já foi reforçado, a Liquidez seca diz respeito à capacidade de uma empresa de quitar suas obrigações a curto prazo.
Isso significa que caso a conta tenha um resultado menor que 1, significa que a empresa não possui recursos em caixa para quitar as suas obrigações. Por último, se o resultado for equivalente a um, significa que a empresa tem os valores exatos para quitar as questões. Perceba que o funcionamento da Liquidez seca depende totalmente da expressão matemática.
Quando a liquidez seca é boa?
Através da equação que se apresentou no quarto tópico do artigo, é possível julgar que a Liquidez seca está em um bom número se o seu valor for maior que 1. Já que em termos matemáticos, como a expressão é uma fração, ter um resultado maior que 1 indica que o numerador (parte onde os ativos e o estoque se encontra) é maior que o denominador.
Quais as vantagens e desvantagens da liquidez seca?
Considerar a Liquidez seca é vantajoso quando a empresa precisa verificar a sua situação a curto prazo e também mostra para o investidor se ela é um bom partido para investimentos, já que esse índice também revela parte da saúde financeira da companhia.
Porém, uma desvantagem sobre a Liquidez seca que precisa ser ressaltada é que ela não considera possíveis variações que os valores dos ativos circulantes podem sofrer por diversas questões. Esse fato pode deixar o cálculo um pouco impreciso ou demandar muitas revisões e correções por parte dos responsáveis.
Visto esse fato, é importante que os responsáveis pela empresa tomem bastante cuidado com os cálculos e considerem o tipo da sua companhia e o cenário no qual ela se encontra, tanto para deixar os índices positivos como para aumentar a precisão do cálculo.
Você conferiu neste texto um grande panorama sobre Liquidez seca e agora sabe como usar esse índice para verificar a estabilidade de uma empresa. Compartilhe este conteúdo em suas redes e fique à vontade para se aprofundar mais no universo financeiro neste site.