Limite dinheiro viagem nacional

Este é um problema muito comum para pessoas que estão prestes a viajar. O mais engraçado é que cada um tem uma resposta diferente, às vezes 10.000 dólares, outras 10.000 reais, tem gente que fala ser 9.999,99 reais ou… dólares americanos, sei lá, esse assunto realmente causou mais picles!

 

Com quanto posso sair do país?

Você pode sair ou entrar no Brasil com o dinheiro que quiser, você pode, e você tem. De fato, existem restrições, então você não precisa declarar a quantidade que carrega. É com isso que estamos lidando agora, e os viajantes estão sempre preocupados.

A Receita Federal é o órgão competente para essa atividade e, de acordo com a legislação em vigor, cada viajante deve declarar valor em espécie (“dinheiro”) superior a 10.000,00 reais (dez mil reais) ou moeda estrangeira equivalente. Veja o dólar americano como exemplo.

6aaa7701 8470 429b b697 3487bb0f70f7 Limite dinheiro viagem nacional

Hoje, em maio de 2019, o dólar americano é de aproximadamente R$ 4,00, então teremos um limite de aproximadamente 2.500 dólares americanos para transportar ou transportar. Claro, isso é apenas dinheiro e não exige declaração ou quaisquer procedimentos formais.

O que acontece se levar mais do que é permitido?

Isso vai ser uma grande dor de cabeça. De acordo com a lei, moeda estrangeira superior a 10.000 reais ou seu equivalente será confiscada, ou seja, adeus, e a ação ainda poderá ser julgada.

O que fazer para levar mais de 10 mil?

Em primeiro lugar, é preciso ter calma, porque de acordo com o regulamento da agência tributária, não haverá imposto, bah! O conteúdo do guia oficial é que você deverá preencher o formulário de declaração eletrônica de carga do passageiro (e-DBV) e submetê-lo à fiscalização aduaneira com o valor que transportará.

É sempre bom lembrar que o dinheiro deve ser formalmente certificado e ter origem legal e declarada. Simplificando, você não poderá obter moeda estrangeira de instituições / indivíduos que não estão autorizados a realizar operações de câmbio formais.

Porque existem essas regras?

Obviamente, esse tipo de controle é para evitar quem sabe a ocorrência de evasão de moeda, lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros. Portanto, para você que gosta de viajar, preste atenção ao hábito de carregar / carregar dinheiro além do limite, para não se incomodar.

investir dinheiro viajando capa2019 01 820x430 1 Limite dinheiro viagem nacional

Este é um breve resumo sobre o tema. O conteúdo é muito extenso e pode ser explicado em detalhes no link abaixo, o que utilizamos para escrever materiais de referência de pesquisa sobre o tema.

Quais documentos devem ser levados em viagem como declaração de bens do viajante?

Sim, para comprovar a veracidade dos dados declarados na e-DBV, a Receita Federal do Brasil exige que os passageiros apresentem os seguintes documentos na saída do país:

Prova de que o valor em moeda estrangeira obtido por banco ou instituição autorizada e reconhecida para operar câmbio no país é igual ou superior ao declarado;

Ao entrar no Brasil, a quantidade de e-DBV submetida ao departamento da RFB for igual ou maior que a quantidade transportada;

Se você for estrangeiro residente no exterior ou brasileiro em trânsito pelo Brasil, poderá fornecer comprovante de recebimento, por meio de instrução de pagamento em moeda estrangeira que seja vantajosa para você, ou por meio de saques internacionais com cartão de crédito.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo