Uma situação de juros sobre juros é uma das que mais devem ser evitadas no mercado financeiro. Cair nessa pequena armadilha — muito comum em serviços de crédito — é realmente um mal para sua vida financeira e pode acabar te arrastando para um montante de dívidas que pode ser fatal para seu futuro.
Claro, os juros sobre juros são resultados de inadimplência, no geral, e geralmente quando acontecem são justificados. Ainda assim, isso não faz da situação nem um pouco agradável e, provavelmente, nenhuma instituição financeira estará disposta a te ouvir com muita consideração, caso tente explicar os motivos pelo qual foi levado à inadimplência.
Para todos os efeitos, a melhor coisa é ficar longe dos juros sobre juros, então vamos conhecer um pouco mais dessa circunstância no artigo a seguir. Confira!
O que são juros sobre juros?
Os juros sobre juros fazem parte do sistema de juros praticados por empresas no Brasil. Como comentamos, é uma prática realizada especialmente por empresas de crédito.
Empresas que emitem crédito, seja ele na forma de empréstimos, cartões de créditos, cheque especial, financiamento, entre outros serviços, geralmente tentam ao máximo fugir da inadimplência. Para isso, não hesitam em praticar altos juros para colocar medo em seus clientes que podem precisar priorizar outras despesas.
Os juros não servem tanto assim para recuperar o prejuízo, mas também têm um efeito que visa desestimular a inadimplência e, assim, trazer mais segurança para os serviços dessas empresas. Assim, os juros nada mais são do que encargos que interferem no montante a ser pago. Eles acrescentam valor ao pagamento original, que só aumenta conforme os juros se acumulam.
Acontece que existem dois tipos de juros: os juros simples e os juros compostos. Enquanto os juros simples fazem com que uma determinada conta aumente de valor sempre baseado em seu valor original, os juros compostos — ou juros sobre juros — impactam sempre no valor após ser somado com os juros. Por isso seu nome, virando assim uma verdadeira bola de neve.
Como os juros sobre juros afetam o valor total da dívida?
Qualquer um que caia na cilada dos juros sobre juros pode acabar em maus lençóis, pois está assumindo uma dívida que dificilmente conseguirá pagar de uma vez só. E pior, essa dívida nunca parará de crescer, devido ao acréscimo de juros em cima de mais juros, algo realmente assustador.
Por que os juros sobre juros são considerados prejudiciais?
Os juros sobre juros são justificáveis quando analisamos as situações das empresas de crédito, mas podem ser bastante abusivos quando analisamos a situação do trabalhador que, por acaso, acabou caindo nessa pequena armadilha formada pelas empresas.
A vida financeira de alguém pode ser virada de cabeça para baixo quando descobre o montante de dívidas que um cartão ou empréstimo que não foi pago chegou. Por isso é muito importante que os juros sejam sempre observados antes de firmar alguns acordos como desta natureza.
Em que situações os juros sobre juros são aplicados?
Como comentamos, os serviços de crédito são os que mais cobram dívidas com juros sobre juros. São esses os casos de empréstimos, compras a prazo, parceladas e outros serviços dessa natureza.
Existe alguma maneira de evitar os juros sobre juros?
A única maneira de evitar os juros sobre juros é evitando contratar serviços de créditos e, quando precisando de alguns deles, pagá-los de modo correto e sem atrasos. Só assim você terá uma vida livre de juros sobre juros!
O importante é sempre manter o foco e a disciplina em seus gastos e evitar riscos financeiros desnecessários.