IPTU PMSP

2 19

A partir da segunda quinzena de janeiro, os contribuintes paulistas passam a receber anúncios do IPTU.

Você pode conhecer as mudanças no IPTU 2021, entender o significado de cada campo do cartão do IPTU e acessar as dúvidas e respostas tributárias mais comuns na seção “Tire suas dúvidas aqui!”. Tudo é feito de forma simples e direta.

Resumindo, estas são as atualizações e dúvidas mais importantes sobre o IPTU 2021: desconto de 3% na parcela única, desde que o pagamento seja feito antes do vencimento. A Prefeitura de São Paulo não reajustou o IPTU em 2021: o valor dos terrenos e metros quadrados das edificações no IPTU é atualizado sem considerar a inflação em 2020 (Decreto nº 60.036 / 2020).

No entanto, cabe esclarecer que em alguns casos, mesmo que a inflação não seja corrigida, o IPTU pode de fato aumentar em 2021 em relação ao valor pago em 2020.

Por exemplo: Se o imóvel expandiu sua área útil ou está passando por alguma reforma;

Se você perder algum benefício que lhe dê descontos ou isenções;

Caso as informações cadastrais do imóvel (como uso, área construída ou período de construção) tenham expirado no momento da vistoria do imóvel, o valor do imposto será afetado;

Ou, se a propriedade for uma das propriedades que ainda está passando por ajustes anuais devido à atualização do Plano de Valor Universal de 2014.

Nesse caso, o reajuste do IPTU é limitado a 10% ao ano para imóveis residenciais e 15% ao ano para imóveis não residenciais, conforme artigo 9º da Lei Municipal 15.889 / 2013. Outro item importante: o parcelamento continuará sendo parcelado em até 10 meses.

Outro item importante: o parcelamento continua em até 10 meses. Porém, o valor mínimo para cada período é de R $ 50,00. Portanto, há casos em que o valor total é dividido, resultando em menos de 10 parcelas.

Quando chega o meu IPTU?

Normalmente, dentro de cinco dias úteis antes da data de vencimento. Caso o manual não seja entregue no endereço do contribuinte no prazo especificado no edital IPTU 2021, o contribuinte poderá publicar uma segunda via do edital no site da Cidade de São Paulo pela Internet.

Você também pode providenciar um serviço na Subcidade ou Simple Office mais próxima para solicitar uma segunda cópia:

É fácil: saiba o endereço e marque o atendimento obrigatório em uma das unidades.

Veja informações sobre agendamento no Descomblic Sub-condado: conheça o endereço e marque um encontro obrigatório em um dos sub-condados.

Ver informações de despacho por condado Nota: Não use sites de pesquisa de informações na Internet para impressão em branco.

De que forma vou receber meu IPTU?

Para quem não pagou de uma só vez, o boleto com as parcelas chega até 5 dias antes do vencimento da segunda parcela. A segunda via do IPTU, o boleto pode ser obtido na Internet. Você também pode usar a senha da web para obter uma segunda cópia do aviso de liberação.

Podemos mudar a data do vencimento?

O prazo para seleção do vencimento do IPTU é 31 de outubro do ano anterior, e a data selecionada ainda terá validade nos próximos anos. Portanto, caso o contribuinte opte por uma data anterior a 31/10/2020, de acordo com a data escolhida pelo contribuinte, o vencimento da primeira parcela ou pagamento à vista do IPTU 2.021 será em fevereiro. Caso contrário, a data da primeira parcela pode ser 9 de fevereiro ou 14 de fevereiro, repetindo a data de vencimento da primeira parcela em 2020.

2 Comentários
  1. Prefeitura sorocaba - IPTU

    […] acordo com o Artigo 167 da Lei Orgânica da Cidade de Sorocaba e Decreto Municipal nº 11.891 / 1999 (Exploração Agropecuária / Empresa […]

  2. […] da data de vencimento, o pagamento pode ser feito das seguintes […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.