Esta é uma nova era. Para quase tudo, usaremos alguns serviços online, e os serviços presenciais são cada vez menos necessários. Quase tudo pode ser feito online, desde resolver problemas de conta-corrente por meio de serviços bancários online, matar smashing por meio de videoconferência, ou até mesmo fazer compras no supermercado por uma semana sem ter que sair de casa.
Isso também vale para o INSS!
Isso parece impossível, principalmente para os mais velhos e acostumados a frequentar as instituições do INSS, tendo problemas no atendimento (o adjetivo “instável” é um elogio). Mas agora é possível fazer alguns pedidos administrativos de casa sem ir ao notório INSS.
O portal Meu INSS foi lançado em 2018, integrando os principais serviços da autocracia federal em um único site, que pode ser acessado por meio de um aplicativo no computador ou smartphone. Um dos serviços, um dos mais importantes para quem contribui com a previdência, é a emissão do famoso Guia GPS Previdenciário.
Publicar este guia online é muito simples. Primeiramente, acesse meu INSS (link aqui) e clique em “Guia de Emissão de Pagamentos (GPS)” na parte inferior. Neste caso, não é necessário o login, pois ao ser clicado, o usuário será redirecionado para outro site, ou seja, SAL (Legal Attachment System).
Ao carregar a página, os usuários devem preencher o NIT (ou NIS ou PASEP), selecionar o tipo de contribuidor (pessoal / opcional / doméstico / especial) e resolver o código de verificação bento. Preencha corretamente, aparecerá uma mensagem, clique em “Confirmar”.
Em seguida, aparecerá uma tela na qual serão preenchidos o número e a capacidade das contribuições. Capacidade, enfim, é o mês a que se refere a contribuição, portanto, o valor pago no mês anterior costuma ser chamado de “capacidade”.
É possível pagar pelo período anterior, ou contribuir de acordo com o 13º salário (por exemplo, digite 13/2019).
Por fim, basta selecionar o código relacionado ao seu tipo de contribuinte (rural, pessoal ou baixa renda), a data do pagamento e confirmar.
Por fim, aparecerá a tela de confirmação do valor a ser pago, onde o usuário poderá efetuar o pagamento via GPS pelo aplicativo bancário, como se fosse um recibo de banco, sem precisar sair. É muito simples!
Portanto, devemos estar atentos a algumas regras em relação a este método de pagamento: O pagamento, ou seja, o pagamento das taxas, deve ser efetuado antes do dia 15 do próximo mês do mês de apuração; se pagar após o dia 15, ocorrerão correções de juros e câmbio e deverá pagar posteriormente.
O GPS emitido expira no dia 15 do mês seguinte ao da competição.
Como você pode ver na foto, o guia emitido é igual ao guia tradicional com recibo, exceto que o sistema foi preenchido corretamente.
Precisa ser pago continuamente todos os meses para garantir que você tenha seguro (período de carência), ou pelo menos o direito de usufruir da chamada carência, mesmo que não tenha pago, você tem direito a solicitar o auxílio previdenciário.
O período de carência, o tempo necessário para fazer as contribuições, varia de beneficiário para beneficiário, por exemplo, licença-saúde requer 12 meses, pensão, mínimo de 180 meses.
Alguns benefícios não exigem contribuições mínimas, como pensões por morte, abono de família e auxílio-acidente.
Esta doação se aplica a trabalhadores autônomos, profissionais autônomos, trabalhadores domésticos, estudantes, donas de casa e trabalhadores rurais.
Para os que estão empregados, o pagamento das parcelas do INSS é de responsabilidade da empresa empregadora e é descontado na folha de pagamento, sem a necessidade de o empregado fazer contribuições adicionais via GPS.