Como lidar com a insatisfação no emprego? Trabalhar é uma importante forma de se realizar perante a sociedade, para algumas pessoas trabalhar pode ser uma forma de se realizar e alcançar a felicidade.
Mas infelizmente para algumas pessoas o trabalho pode ser irritante e gerar apenas insatisfação, trabalhar em um ambiente que cria insatisfação pode acabar prejudicando também a vida pessoal, sendo assim é fundamental saber como lidar com isso.
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como lidar com a insatisfação no trabalho e como você pode usar essa insatisfação para mudar de vida e dar um novo rumo para as suas necessidades criando um ambiente mais animador, ou dando uma virada na sua carreira.
Reveja sua carreira
Um dos principais pontos para quem deseja lidar com a insatisfação no emprego é identificar a fonte desta insatisfação, afinal o problema é o seu emprego atual ou algum outro aspecto da sua carreira?
Para muitas pessoas a insatisfação no emprego é apenas um sintoma dos sonhos que foram largados no caminho, nesse caso a melhor forma de lidar com o problema é Conseguir encontrar um novo caminho para o futuro.
Ao reavaliar sua carreira você vai entender onde as coisas fugiram do plano e vai ser capaz de com calma desenvolver uma nova estratégia de crescimento que possa ser o bastante para te deixar empolgado para voltar a crescer, nestes casos os caminhos mais comuns são:
- Conseguir uma promoção
- Mudar de carreira
- Mudar de empresa
- Virar Home office
Muitas vezes a insatisfação com o emprego é causada por simplesmente você não ter chegado ainda ao nível de desafio que escolheu para sua carreira, nesse caso escolher um novo patamar e correr atrás de uma promoção pode ser o bastante para te animar.
Já para quem não está satisfeito com todo o trajeto existe sempre a opção de mudar de carreira, mudar de carreira significa que você vai poder reconstruir sua rotina de trabalho e mudar a insatisfação para algo produtivo.
Às vezes a insatisfação com o trabalho não está diretamente relacionada com o seu trabalho mas sim com o ambiente, nesse caso conseguir um emprego em outra empresa e mudar de ares pode ser o bastante para te dar um novo fôlego.
Por fim existe a possibilidade de virar Home Office, para quem tem a opção de trabalhar em casa isso pode ser o casamento perfeito entre ter o emprego que te desafia mas sem abrir mão do seu espaço pessoal.
Passo a passo para superar a insatisfação no emprego
Existem casos em que você sente que nenhuma das alternativas acima vai ser o bastante para te fazer mudar de vida, nestes casos é uma necessidade conseguir se ajustar e se motivar, por isso criamos um passo a passo que vai te ajudar nesse processo.
- Organize sua vida pessoal, muitas vezes a falta de motivação no trabalho é um reflexo do que vem acontecendo na sua vida pessoal, nestes casos o melhor que você pode fazer é rever o seu ritmo e cuidar do pessoal.
- Encontre tempo para se exercitar, a falta de motivação pode ter um fator químico, o acúmulo de cortisol no corpo pode ser o verdadeiro inimigo, então comece a se exercitar e você vai ter mais pique no trabalho.
- Crie desafios próprios, se o emprego não é desafiador o suficiente, tudo bem, você pode tornar ele desafiador, basta para isso criar desafios que te forçam a ir mais longe e ser mais eficiente.
- Se você considera que o trabalho é muito desafiador, não existe vergonha em admitir isso e pedir para voltar atrás, seja voltando para um cargo anterior ou mudando completamente de carreira, viver é mais importante do que trabalhar.
- Por fim, não se contente, a maior causa da falta de motivação é achar que você já realizou tudo o que podia, por isso, não deixe isso acontecer com você, comece agora mesmo a pensar nos próximos passos da sua jornada.
Seguindo os cinco passos do nosso plano você vai dar adeus a falta de motivação no trabalho de uma vez por todas e nunca mais vai precisar se preocupar com isso.
Quero crescer mais!
Se você continuar dando força para o seu crescimento profissional e aprendendo sobre como tornar sua carreira ainda maior, leia também nosso artigo sobre: Profissional do futuro – Existe?