A inclusão financeira chegou em mais da metade dos brasileiros com a chegada do Pix e sua ferramenta útil, que serve como facilitador de transferências aos finais de semana, feriados e à noite. As pessoas não precisam se preocupar em enviar valores altos, simplesmente poderão mandar qualquer quantia que podem ser centavos, inclusive.
Como o Pix ajudou na inclusão financeira?
A ferramenta criada pelo Banco Central conseguiu realizar a inclusão de mais pessoas neste sistema, de modo a democratizar a maneira com a qual se lida com o dinheiro. Graças ao Pix e sua inclusão financeira, cerca de 40 milhões de brasileiros já realizaram alguma transferência bancária com a ferramenta.

Até janeiro de 2021 havia cerca de 34 milhões que não possuíam uma conta bancária, seja ela digital ou física, além de outras pessoas realizarem poucas transferências via Pix.
Quais os dados do BC?
O BC afirma que somente em outubro existiam mais de 105 milhões de pessoas físicas cadastradas no Pix, e isto representa praticamente metade dos brasileiros. O BC sempre teve em mente realizar a inclusão financeira, e agora que completou um ano de seu lançamento, se tornou possível observar todos os resultados esperados.
Esta quantia de pessoas cresceu em demasia por conta da facilidade ao transferir dinheiro para outras contas, sem haver a necessidade de enviar uma quantia alta e o dinheiro cair no mesmo instante. Diferente de transações via DOC ou TED.
Os brasileiros ainda sentem desconfiança sobre o Pix?
O Pix causa certa desconfiança em seus usuários por conta de golpes e fraudes que ocorriam há pouco tempo, e como medida para evitar estes problemas e tornar o aplicativo mais seguro, o BC optou por limitar as transferências a R$ 1 mil nos horários de 20h às 6h.
O cliente atualmente poderá contar com somente duas opções para realizar essas transferências, que variam desde 20h às 6h ou das 22h às 6h. Será importante que o usuário cadastre antecipadamente as contas que receberão transferências acima do limite
Esta modalidade terá novas ferramentas para 2022, de acordo com o presidente do BC em informes, portanto, haverá a possibilidade de realizar saques e pagar via Pix em lojas físicas em pouco tempo.