O histórico de versões do Windows é vasto, visto que ele é um dos sistemas operacionais mais populares do mundo e ao longo dos anos passou por diversas transformações facilitando a vida de seus usuários a cada atualização.
Voltamos no tempo e reunimos nesse post todas as versões do Windows desde a sua criação em 1983 até meados dos anos 2000. Ficou curioso? Continue a leitura para saber mais.
Histórico de versões do Windows para computadores domésticos
Até chegar a esse este formato que conhecemos hoje, o Windows passou por muitas transformações. Sua primeira versão, por exemplo, ainda não tinha o nome Windows e muito menos uma interface gráfica. Esse modelo foi lançado em 1981 e permaneceu até 1983.
Dependia do DOS
A primeira edição do Windows (Windows 1.0) foi lançada em novembro de 1985, sendo essa a sua edição final para uso, que não se tratava de um sistema operacional como conhecemos, mas sim de interface bidimensional e com recursos para o usuário super limitados.

Fonte/Reprodução: original.
Para ter acesso o usuário precisava de um MS-DOS 2.0 ou 256 KB e um disco rígido já que os disquetes eram utilizados para o armazenamento de informações. Por conta de suas limitações, a interface não fez muito sucesso, lançada em quatro disquetes para cumprir a função de multitarefas, contendo um jogo, um bloco de notas, uma calculadora e o paint. Nessa época ainda não havia janelas sobrepostas, mas já era possível usar o mouse, ícones e janelas.
A versão 2.0 é lançada em novembro de 1987 e apesar de vir com a mesma base do 1.0, ele apresenta novidades como uma maior cartela de cores e outras ferramentas. Nesta versão a sobreposição de janelas já era realidade, e mesmo sendo mais lentos suas interfaces apresentavam muito qualidade para a época, tudo isso em oito disquetes de densidade alta.
Essa versão ainda teve algumas outras versões que apresentavam pequenas melhorias, avanços e mudanças para o usuário.
3.0
Totalmente diferente das versões anteriores, o Windows 3.0 foi lançado em maio de 1990, sendo considerado por muitos o primeiro a contar com uma interface gráfica que tinha 16 bits e ainda precisava do MS-DOS para ativação, que mais tarde foi substituído pelo conhecido gerenciador de tarefas, que otimizou todo o sistema, melhorou a interface e o gerenciamento de memória.
3.1
Esta versão lançada em 1992 tinha alguns recursos diferenciados, além de apresentar uma versão mais estabilizada que a anterior. Dentre as novidades novas fontes para escrita e idiomas de trabalho, entre elas o japonês.
3.11
Lançado em Outubro do mesmo ano, nessa versão que funcionava como um suporte a rede da versão anterior, tivemos o fax modem e o correio eletrônico inclusos.
S.O 9X
É a partir desse momento em que os sistemas operacionais que conhecemos chegam ao mercado apresentando novidades, repaginados e evoluções consideráveis para a época, principalmente perto de seus antecessores.
95
A chegada do Windows 95 aconteceu em agosto daquele ano sendo considerada uma tremenda evolução perto dos sistemas anteriores, a começar por sua interface que inclui os botões iniciar e a barra de tarefas. O MS-DOS já não era mais necessário uma vez que o sistema já conseguia se ativar sem a necessidade do MS-DOS, além de boa parte dos erros e limitações das versões anteriores terem sido eliminadas nesse novo sistema operacional.
O sucesso foi tanto que mais de 7 milhões foram vendidas em cinco semanas. Nessa época a internet já se encontrava imersa nos jogos, e-mails, fax, e notícias online oferecendo uma melhor experiência para seus usuários através do Upgrade de suas funcionalidades.
O sistema ainda teve outras versões, dentre elas a Windows 95 Plus! que tinha em sua atualização do Internet Explorer
98
Um dos mais famosos no histórico de versões do Windows, o 98 chegou ao mercado em Junho daquele ano, corrigindo falhas de seu antecessor e apresentando ao mundo a conexão com a internet através do Internet Explorer 4, além de ser totalmente planejado para os consumidores finais.
O Windows 98 foi o último a utilizar a base do MS- DOS. Cheio de novidades, nesta versão do sistema operacional era abrir e fechar programas mais rapidamente, conexões com USB, além de suporte para as leituras de mídias como CD e DVD. Posteriormente uma outra versão foi lançada para corrigir falhas, estabilizar o sistema e dar upgrade no Internet Explorer que foi da versão 4 para a 5.
ME (Millennium)
O Windows ME chega em setembro de 2000 com a funcionalidade de restaurar o sistema para até 1 hora antes de alguma falha ter acontecido, e apresentou novidades como o Windows movie maker que permitia a edição de vídeos e o famoso Windows media player, possibilitado o usuário a ouvir, buscar e organizar suas músicas direto em seu computador.

Fonte/Reprodução: original.
Este foi o último sistema operacional a ter como base os códigos utilizados na criação do Windows 95. Acontece que a partir dessa versão, a configuração dos sistemas operacionais tiveram sua base no núcleo do Windows NT e 2000.
XP
Considerados por muitos até hoje como a melhor versão do Windows para usuários domésticos, o Windows XP foi lançado em outubro de 2001 completamente repaginado e com uma interface estilosa para a época.
A versão unia a estabilidade do sistema operacional com a rapidez e ainda possuía um considerável avanço em suas ferramentas principais, como a barra de tarefas e o botão iniciar que se tornaram ainda mais espertos. Ainda nessa versão, constantes atualizações de segurança e mensagens de alerta sobre vírus, educaram os consumidores sobre a importância de verificar anexos suspeitos.
Vista
O Windows Vista chegou ao mercado em janeiro de 2007 trazendo mais novidades ao sistema operacional. Entre elas o sistema de segurança User Account Control que tinha a função de proteger os computadores de softwares duvidosos, além de melhorias no Windows media player, melhor agilidade para encontrar arquivos no computador e uma nova interface completamente repaginada e com direito a um novo botão iniciar totalmente estilizado.
7
Em Outubro de 2009, o Windows 7 chegava já conectado a um mundo sem fio com um boom de notebooks muito mais leves e portáteis que os tradicionais desktops. O sistema operacional já contava com toda essa conectividade uma vez que em suas configurações já era possível se conectar a redes sem fio de qualquer lugar.
O sistema também apresentou novas funcionalidades que tornaram a experiência de trabalho do usuário ainda mais otimizada, como por exemplo as janelas que juntas que davam uma melhor visualização de tela e de trabalho, avanços no Windows media player, sendo possível conectar o PC a televisão. Além de avanços na barra de tarefas, sendo um sistema melhor que seu antecessor, segundo os usuários.
Para computadores corporativos
Por aqui, tivemos algumas mudanças significativas nas plataformas de base do sistema operacional, que deixaram de contar com alguns elementos iniciais em prol de um sistema ainda mais intuitivo e otimizado para os usuários e principalmente para as empresas.
NT
A primeira vez que o NT apareceu foi em 1993, quando ainda tínhamos aquelas versões bem limitadas do sistema operacional. Seu objetivo era oferecer às empresas maior segurança e comodidade para os lojistas e empresas.
O conceito de nova tecnologia (traduzido do inglês) vem com a missão de oferecer um servidor de arquivos, oferecendo maior estabilidade e dispensando o uso do MS-DOS.
S.O. rede e servidor
A partir do Windows 2000, o sistema operacional começa a trabalhar de maneira diferenciada permitindo o salvamentos através de serviços, ou seja, a partir dessa versão é possível reiniciar apenas o serviço com bug sem a necessidade de reiniciar o sistema operacional por completo, reduzindo travamentos.
2000
A missão desse sistema operacional era substituir os seus antecessores 95, 98 e NT em todas as máquinas de uso profissional, melhorando o acesso a internet e passando maior confiabilidade para o usuário. Entre as outras mudanças significativas, a otimização na instalação de programas e maior compatibilidade com USB e infravermelho, por exemplo.
2003
Lançado em abril de 2003, o sistema operacional vem com a função de substituir a versão já conhecida do Windows 2000 para empresas. Oferecendo maior segurança, a versão tem foco nas empresas de grande porte e seus servidores, além de proporcionar maior segurança de dados.
2008
Sucessor do server 2003, foi lançado em fevereiro de 2008 possui diversas versões com funcionalidades diferentes, começando pela Windows Server 2008 Standard Edition que oferecia serviços para outras redes, a Windows Server 2008 Enterprise Edition que segue com as funcionalidades de seus antecessor oferecendo mais estabilidade e suporte outros serviços.
As versões Windows Server 2008 Datacenter Edition, Windows Web Server 2008, e Windows Essential Business Server 2008 surgem com a necessidade de aperfeiçoamento e auxílio a memórias muito grandes, fornecimento de serviços para criação de aplicativos e sites, e direcionamento para médias empresas respectivamente.
Com tanta história, altos e baixos, falhas e acertos, o sistema operacional continua sendo um dos mais tradicionais do mercado auxiliando empresas e usuários domésticos em suas tarefas, oferecendo melhores funcionalidades a cada atualização.