Como guardar o passaporte para evitar danos ou perda numa viagem?

Como guardar o passaporte para evitar danos ou perda numa viagem?

Se você é um viajante Nato, um amante de viagens e ama novas experiências, o seu documento preferido e mais importante com certeza é o passaporte e mais do que ninguém você deve saber como guardar o passaporte corretamente para que você não o perca e não prejudique todo seu itinerário de viagem.

Porque guardar o passaporte durante a viagem é muito importante?

Se você ainda é iniciante na questão de viagens e está procurando saber o que realmente é importante, deve estar se perguntando: “Porque guardar o passaporte durante a viagem é tão importante assim? E como não perdê-lo? A resposta é simples, um pouco assustadora, mas simples, é que sem ele é impossível sair do Brasil ou até mesmo retornar para o Brasil e é por isso que hoje eu vou dar as melhores dicas para você não ter esse tipo de preocupação.

Onde guardar o passaporte numa viagem e se precaver?

Veremos agora onde e como guardar o passaporte de maneira segura, para que você não tenha problemas lá fora.

Tranque o passaporte

Trancar o seu passaporte enquanto você está hospedado no hotel ou apartamento é uma ideia super válida, pois a maioria dos hotéis tem um cofre nos quartos, então você pode deixá-lo ali trancado, assim você não sai com ele para a rua e não tem a possibilidade de perdê-lo, mas atente-se e não esqueça de pegá-lo quando for embora.

Cópias do passaporte

A ideia de ter cópias do passaporte é muito interessante, não só para o passaporte, mas para os seus outros documentos também. É legal deixar o seu passaporte original guardado e ter cópias dele, das partes mais importantes, na sua bolsa, uma em casa com um parente de confiança ou amigo, uma cópia com uma pessoa que viajou com você, assim você também evita sair com o seu passaporte original para a rua.

Fotos do passaporte

A ideia das fotos do passaporte é quase a mesma das cópias, como hoje em dia todos nós andamos com celular em mãos, é muito interessante que tenhamos fotos das partes importantes do passaporte registradas no nosso smartphone, se possível também no e-mail e na nuvem ou Google Drive, para que caso precise do passaporte ou de outros documentos que deva estar em mãos, você possa mostrar a foto ou enviar por e-mail.

Esconda o passaporte

Esconder o passaporte e uma ideia genial, ela é um pouco parecida com a ideia de trancá-lo no cofre, porém nesse caso você pode usar aquelas bolsinhas, tipo carteiras que se usa por baixo da roupa, onde geralmente as pessoas colocam dinheiro, você pode guardar ali o seu passaporte e vestir a sua roupa normalmente, assim não tem chance de cair no chão e também não é um lugar que você fique acessando a todo momento.

Informe-se

Informar-se é sempre maravilhoso e é o ideal, mesmo viajando no Brasil ou fora, mas principalmente fora do Brasil. Procure saber o que você vai precisar apresentar no aeroporto, no hotel, para sair do hotel e para check-out, para você deixar os documentos bem guardados e não tenha dor de cabeça na hora de chegar ou de sair do lugar em que está hospedado ou do aeroporto.

O que fazer em caso de perda do passaporte?

Sabemos que imprevistos acontecem e caso aconteça algo e você acabe perdendo o seu passaporte fique atento ao que você deverá fazer.

Perda de passaporte no Brasil

Caso você perca o seu passaporte antes da viagem, aqui no Brasil, você deve urgentemente fazer um boletim de ocorrência e então agendar a emissão de um novo passaporte, isso na Polícia Federal.

Saiba que você deverá pagar o valor normal, como se fosse a primeira vez que você estivesse fazendo (a partir de R$257,25) e o número do documento também será outro.

Perda de passaporte no Brasil
Perdi, e agora? Fonte/Reprodução: original

Uma informação importante é que a validade do passaporte não é mais cinco anos, agora são dez anos de validade.

Continuando, se você perder o seu passaporte antes da viagem você precisará remarca-la até receber o seu passaporte, isso se sua passagem já estiver comprada.

Até existe um passaporte de emergência, porém ele não poderá ser feito pela Polícia Federal se a viagem for a turismo, apenas em casos de conflitos, necessidade médica, trabalho, ajuda humanitária, catástrofes naturais ou alguma outra situação grave.

Perda de passaporte no exterior

Agora, se você perdeu o seu passaporte fora do Brasil, durante a sua viagem pode ser desesperador, eu imagino, porém já que não há muito o que fazer não se desespere, você fará o seguinte: registrar um boletim de ocorrência e então fazer uma cópia do seu boletim, pois temporariamente ele poderá substituir o passaporte que você perdeu, lembre-se de tirar uma foto e ter uma cópia virtual também.

Perda de passaporte no exterior
Passaporte perdido Fonte/Reprodução: original

Depois disso você vai se dirigir até uma Embaixada ou consulado brasileiro mais perto, com o seu boletim de ocorrência leve também um formulário de perda, roubo ou extravio de documento de viagem, que já deverá ser ter sido preenchido quando você chegar lá, conte o que aconteceu, mostre seus documentos, sua passagem de volta e faça uma solicitação de um dos documentos, conforme o seu caso:

  • Viagem chegando ao fim e retorno próximo – o documento a ser solicitado é autorização de retorno ao Brasil ou ARB, este documento é gratuito e emergencial, ele vai substituir o seu passaporte quando você voltar, porém só é válido para voos diretos. Prazo de 3 dias para ficar pronto;
  • Voo com escalas, vai a outro país, viagem ainda não está chegando ao fim – nesse caso, você precisará solicitar um passaporte de urgência, esse passaporte é dado quando o indivíduo ainda vai viajar para outro país, já tem a passagem e não tem como esperar o tempo para emissão de passaporte comum, chegando no posto a pessoa vai preencher um documento onde explicará o que houve e apresentar a passagem e o boletim de ocorrência.

Então a solicitação será analisada e verificada, se ocorrer tudo bem e for aprovado você vai receber um protocolo onde haverá a data para você pegar seu passaporte, o prazo é de até 48 horas.

Você precisará acessar o Portal Consular Do Itamaraty e preencher o seu formulário de solicitação, aqui no Brasil o passaporte de urgência está a partir de R$ 334,42, já lá fora é um pouco mais caro por conta das taxas extras.

Agora que você já tem as informações cruciais e já sabe o que fazer caso perca seu passaporte, o que não precisará acontecer se você seguir as instruções aqui, mas como imprevistos acontecem e caso aconteça com você, já sabe o que deve fazer, então não se preocupe que dará tudo certo. Boa viagem e até a próxima!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo