Um golpe pelo WhatsApp tem causado muita dor de cabeça para vários usuários do aplicativo, que por conta disso, passam a se sentir menos seguros em fazer a utilização deste app, pois além de terem a imagem totalmente prejudicada, os parentes são feitos como principais vítimas destes criminosos.
Qual foi o golpe pelo Whatsapp?
O principal golpe feito por fraudadores para conseguir dinheiro facilmente é se passar por alguma pessoa conhecida pela vítima, para roubar seus dados e criar um perfil falso com nome e foto da pessoa-alvo. Inclusive, uma das vítimas havia sido uma idosa, que transferiu dinheiro via Pix por ter pensado ser o seu filho, e apenas quando a filha desconfiou é que entrou em contato com o irmão para saber se ele tinha pedido dinheiro. Com uma resposta negativa, entraram com uma queixa.
A juíza condenou a empresa Facebook a indenizar as vítimas de golpe pelo WhatsApp por danos morais, que foram violados. De acordo com o artigo 42, da Lei Geral de Proteção de Dados, se houver qualquer categoria de dano, que viole a proteção de dados pessoais, será obrigatório a reparação.
O Facebook não tomou quaisquer atitudes para reparar os danos causados e alegam simplesmente que não houve qualquer falha ao prestar o serviço. Por conta disto, a juíza compreendeu que seria cabível uma indenização no valor de R$ 44 mil.
Como se prevenir de golpe pelo Whatsapp?
Para proteger devidamente suas informações, será necessário acessar “Configurações” e selecionar “Conta”, pois lá será possível solicitar a “Verificação em Duas Etapas”. Basta escolher um PIN com seis dígitos, que será exigido sempre que você registrar o número em um celular novo, além de haver a necessidade de possuir um código para verificação via SMS.
Qual é o mais perigoso atualmente?
O golpe mais perigoso a ser utilizado pelos fraudadores pelo WhatsApp, é justamente o de roubar informações da vítima e se passar por ela, para solicitar aos amigos e familiares que transfiram valores em dinheiro para uma conta específica enviada aos contatos.
Será importante que os usuários do aplicativo de mensagens instantâneo se protejam com a verificação em duas etapas, pois desta maneira, os fraudadores terão dificuldades ao acessar as informações e não causarão prejuízos para absolutamente ninguém. Outro fato necessário a ser mencionado é que, fazer este tipo de verificação em todas as suas redes sociais, garantirão que você esteja, de fato, muito bem protegido contra fraudadores.
Por fim, a principal dica antes de realizar qualquer transferência é fazer uma série de perguntas extremamente pessoais, que somente um familiar conheceria, e desta maneira será possível pegar o criminoso no ato.