Golpe no OLX: como evitar?

Golpe no OLX: como evitar?

Infelizmente, os golpes no OLX estão se tornando cada vez mais comuns e o número de vítimas aumenta diariamente. Apesar de super comum, não se deixar cair nos golpes no OLX é uma tarefa fácil, que requer muita atenção e cuidado ao utilizar a plataforma, já que existem diversos tipos de golpes. Para te ajudar a não cair e ser mais uma das vítimas dos golpes no OLX, confira nossas dicas.

O que é o OLX e como funciona?

Para quem não conhece, a OLX é um serviço onde você pode vender ou comprar produtos novos ou até mesmo usados. É um site super amplo, onde você consegue encontrar absolutamente qualquer coisa, desde carros, imóveis até roupas e acessórios. Você pode ser o vendedor ou o comprador e a plataforma funciona de formas diferentes de acordo com o seu perfil. O site é totalmente intuitivo em ambos os casos, fácil de ser utilizado tanto se você deseja anunciar um produto, quanto se seu objetivo é realizar uma compra.Tudo funciona online, embora algumas pessoas ofereçam a opção de retirar pessoalmente em algum local público. 

O que é o golpe do falso pagamento no OLX?

Um dos golpes no OLX mais famosos atualmente tem como vítima os vendedores. Conhecido como golpe do pagamento falso, o possível comprador realiza um pedido no site e consegue falsificar o comprovante de pagamento.

O que é o golpe do falso pagamento no OLX?
Falso pagamento.
Fonte/Reprodução: original.

Dessa forma, o vendedor acaba enviando o pedido sem que, de fato, tenha recebido o pagamento dessa venda. Por isso, uma dica importante para não cair nesse golpe é só enviar o pedido depois de realmente comprovar que o dinheiro está na sua conta. 

Como se prevenir de golpes no OLX?

Para evitar cair nos golpes no OLX, é importante seguir algumas orientações desde o momento da primeira conversa com o vendedor ou com o cliente. Confira algumas formas de prevenir contra os golpes no OLX:

Mantenha a negociação dentro do OLX

Às vezes a comunicação se torna mais fácil e rápida em aplicativos fora do OLX, mas isso também diminui consideravelmente a segurança da negociação. Por isso, é extremamente importante que qualquer conversa e negociação deve ser feita dentro da OLX.

Mantenha a negociação dentro do OLX
Negocie no app.
Fonte/Reprodução: original.

Dessa forma, se houver qualquer tipo de problema durante essa conversa, é importante realizar a denúncia diretamente no atendimento da plataforma.

Evite trocar contatos

Jamais passe seus dados pessoais e contatos telefônicos durante as negociações. Com essas informações, os golpistas podem conseguir clonar números de telefone e até mesmo começar a aplicar outros golpes.

Confirme o pagamento

Se você for um vendedor da OLX, fique muito atento aos pagamentos. Nesse tipo de golpe, o cliente conta que está com pressa, que precisa do produto urgente e acaba enviando um comprovante falso de pagamento.  Então antes de enviar qualquer tipo de produto, confira o dinheiro na sua conta e só depois disso faça o envio. Jamais despache o pedido apenas com o comprovante de pagamento, pois ele pode ser falsificado.

5 dicas de segurança do OLX para evitar golpes

Para aumentar sua segurança durante a compra e venda na plataforma, existem algumas dicas de segurança que não vão te deixar cair nos famosos golpes no OLX:

  • Sempre desconfie de preços muito abaixo do mercado, mesmo em produtos usados;
  • Se possível, dê preferência para realizar as transações pessoalmente;
  • Caso receba algum email em nome da OLX, fique atento ao remetente;
  • Desconfie de contatos feitos fora da plataforma;
  • Jamais envie documentos pessoais para o vendedor.

Essas são algumas dicas dadas pelo próprio site, que vão te auxiliar a aumentar a sua segurança e experiência positiva no site.

O que fazer se cair em um golpe no OLX?

Caso você já tenha caído nos golpes no OLX, o primeiro passo é tentar fazer contato com o banco e bloquear o mais breve possível a transação. Depois disso, será necessário juntar provas como áudios, prints e comprovantes para fazer o boletim de ocorrência na polícia. E aí, entre em contato com a plataforma, para que o perfil do vendedor ou do cliente seja removido o mais breve possível, antes que ele consiga fazer novas vítimas.

Apesar de todo mundo saber da existência desses golpes, sempre achamos que não seremos vítimas. Então fique sempre atento, desconfie e só faça as transações de forma segura seguindo as dicas que demos.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo