A Geração Z consiste em uma espécie de definição sociológica para pessoas que nasceram a partir de 1995, até o ano de 2010.
Por conta da época de nascimento, nascidos na época da Geração Z cresceram juntamente com a popularização da internet e novas criações de aparelhos tecnológicos. Assim, as pessoas da Geração Z são conhecidas como ‘’nativos digitais’’.
O que é geração Z?
Geração Z é um termo que designa o grupo de pessoas que nasceram a partir de 1995 até o ano de 2010. Essas pessoas nasceram e cresceram durante a grande demanda de criação para aparelhos eletrônicos e a popularização da internet. Com isso, são conhecidas pelo domínio de boa parte das tecnologias e do meio digital.
Grande parte dos integrantes da Geração Z se desenvolveram individualistas e muito tolerantes às diferenças. Essas pessoas têm à sua disposição diversos instrumentos de trabalho e monitoramento de suas atividades. Por isso, são conhecidos também pela geração que faz diversas atividades de maneira simultânea, são práticos, autodidatas e lógicos.
Diferente dos millennials, também conhecidos como a Geração Y, pessoas que fazem parte da Z não são adeptos à superexposição nas redes sociais e buscam por autenticidade e transparência. Integrantes dessa geração não costumam aceitar a comunicação de maneira artificial.
Quais são as principais características da Geração Z?
Os nativos digitais da Geração Z conhecem muito bem todo o meio digital através da internet e informática. Essas pessoas foram criadas ao lado de videogames e outras tecnologias. Todos acompanharam de perto as mudanças no cenário tecnológico e, por isso, gostam de se informar sobre novos aparelhos e consumir lançamentos.
De acordo com estudos na área, a Geração Z não tem entre suas características vínculos duradouros com outras pessoas. Nesse grupo há pessoas individualistas e que preferem se relacionar através das redes sociais em seus celulares. Além disso, são adeptos aos aplicativos de delivery, para que não haja a necessidade de sair de casa com frequência.
Uma grande característica da Geração Z é a desigualdade social e a dissolução de vínculos empregatícios. Muitos são expostos a rotinas exaustivas de trabalho e pequena remuneração. Tudo por conta de falsas promessas de empresas que os fazem pensar que são a nova geração de empreendedores.
Qual a faixa etária da Geração Z?
Engloba-se pessoas da Geração Z todos os nascidos entre 1997 e 2010. Essa época proporcionou a imersão absoluta dessas pessoas nos meios tecnológicos e mundo digital.
Por essa razão, sofrem com as consequências da socialização via internet e dos novos hábitos de consumo. Ao contrário da Geração Y, sua antecessora, a Geração Z nasceu conectada através de celulares e eletro portáteis, não por computadores e notebooks.
Por que a Geração Z é considerada a geração mais conectada?
A Geração Z nasceu e se desenvolveu em um mundo conectado através de eletroportáteis e aplicativos. Além disso, novas plataformas de informação surgiram como ferramentas que podem ser utilizadas 24 horas. Tudo é feito com facilidade através da internet, inclusive a socialização.
Com a Geração Z também surgiram novas áreas para o trabalho remoto. Assim como pedir uma refeição através da internet, também é possível trabalhar, realizar reuniões com seus superiores e gerenciar seus gastos e renda.
Ainda assim, por mais que façam cada vez mais coisas através da tecnologia, muitos da Geração Z ainda valorizam o contato pessoal e o cultivo de relações através do diálogo presencialmente.