O Fundo de Reserva é um meio de garantir que seu investimento está garantido. A sua finalidade é criar uma taxa que os investidores possam pagar e garantir que o bem que será adquirido será entregue, mesmo que os outros pagantes do consórcio fiquem inadimplentes. Assim o cliente saberá que todo o investimento não será perdido.
Para explicar melhor isso, o objetivo desse texto é abordar a principal função do fundo de reserva, o valor mínimo dele e o que acontece quando o mesmo não é utilizado. Confira!
O que é um fundo de reserva?
Primeiramente precisamos falar o que é um fundo de reserva para melhor compreensão neste texto. Este é o valor cobrado pelas administradoras de consórcio para garantir que todos os investimentos não sejam prejudicados, caso aconteça algum problema.
Geralmente, o fundo de reserva é diluído nas mensalidades do pagamento do consórcio, como explicaremos mais na frente.
Quando falamos em investir o nosso dinheiro em consórcio é importante lembrar que se trata de um investimento coletivo, visto que várias pessoas estão aplicam seu dinheiro para adquirir um determinado bem. Por essa lógica, se alguém parar de pagar o consórcio, a empresa e os outros beneficiários serão prejudicados.
O objetivo da taxa de reserva é cobrir uma eventual insuficiência financeira, pagar o prêmio se for preciso cobrir inadimplência, pagar as despesas bancárias ou pagar despesas e custos de medidas judiciais ou extrajudiciais relacionadas ao financiamento em questão.
Qual é a finalidade de um fundo de reserva?
A importância em criar o fundo de reserva, que é uma quantidade de dinheiro para caso ocorra um rombo no investimento do consórcio, é que protege os beneficiários, que vão ser segurados a partir deste fundo em caso de inadimplência de terceiros.
Assim, eles não precisam se preocupar se vão ou não conseguir aquela casa dos sonhos, o carro desejado, a festa planejada ou qualquer bem que queira adquirir quando começa investir em um consórcio.
As empresas concessionárias, para conseguir esse dinheiro do fundo de reserva, cobram mensalmente uma taxa, que será explicada melhor no próximo tópico a seguir.
Como um fundo de reserva é formado?
O fundo de reserva é formado a partir de uma taxa que as empresas, que organizam o financiamento, cobram mensalmente. Geralmente, esse valor é cobrado por meio das parcelas do próprio consórcio.
O objetivo da taxa de reserva é cobrir eventuais insuficiências financeiras, pagar o prêmio para cobrir inadimplência de determinados contratantes, pagar as despesas bancárias referentes ao investimento ou pagar despesas e custos de medidas judiciais ou extrajudiciais que se façam necessárias.
E isto está garantido por lei, com a Circular 3432, por meio do artigo 14, do Banco Central, de modo que os investidores têm toda a segurança necessária para a contratação de seus consórcios.
Qual é o valor mínimo que pode ser depositado em um fundo de reserva?
O fundo de reserva é cobrado dentro da mensalidade, cujo pagamento é feito de acordo com a necessidade da empresa, visto que será necessário para a cobertura da empresa nos próximos 60 dias.
Caso sobre algum valor do fundo de reserva, este pode ser dividido para o grupo. Logo, não existe o valor mínimo para ser depositado, visto que irá variar de acordo com os valores do financiamento.
Tem alguma taxa cobrada pelo fundo de reserva?
Não existe uma taxa cobrada pelo fundo de reserva. O fundo é estipulado e seu valor é diluído dentro das mensalidades pagas no consórcio.
Agora que você sabe sobre o fundo de reserva e como ele é aplicado a um consórcio para assegurar os investidores, compartilhe este saber para mais pessoas. Além disso, acompanhe o nosso site para saber um pouco mais sobre a renda brasileira!