Fundo de ações: quais os tipos e os riscos associados?

fundo de ações quais os tipos e os riscos associados

O fundo de ações tem conquistado o interesse de muitas pessoas. Investir é algo que grande parte das pessoas tem o desejo de fazer, mas desistem por achar as operações complicadas demais. 

No entanto, quando investimos por meio do fundo de ações, não é necessário se preocupar em procurar e gerir as operações, já que existirá um gestor profissional que fará isso por você. Assim, a única função do investidor será tomar a decisão final e aplicar o dinheiro.

Se interessou pelo fundo de ações e quer saber como funciona? Então fique com a gente até o fim desse texto. Aqui veremos o que são os fundos de ações, quais são os tipos principais e que riscos estão envolvidos nessas operações. Confira! 

O que é um fundo de ações?

São fundos de investimento cujo objetivo é fazer aplicações no mercado de ações. Para ser mais preciso, as aplicações devem ser feitas nas ações de empresas que estejam a disposição no “pregão”, termo que se refere tanto a compra como a venda de ações na bolsa de valores. 

O que é um fundo de ações?
Fonte/Reprodução: original.

Vale lembrar que para que um fundo possa ser classificado como um fundo de ações, é preciso que sejam investidos pelo menos 67% das cotas. Essa regra é definida pela Comissão de Valores Mobiliários, a CVM. 

Quais são os principais tipos de fundos de ações?

Existem vários tipos de fundos de ações e cada qual tem o seu próprio objetivo, que pode variar de acordo com a política e as regras do fundo. Os fundos de ações são:

  • Ativos: fundos cujo objetivo é superar um determinado índice de referência;
  • Dividendos: fundo em que os gestores buscam investir em empresas que tenham um bom histórico de pagamento de dividendos; 
  • Específicos: seguem uma determinada estratégia de investimento; 
  • Indexados: o objetivo desse fundo é replicar os valores indicados pelas referências do mercado de renda variável; 
  • Investimento no exterior: fundos que investem mais de 40% do patrimônio em ativos do exterior; 
  • Índice ativo: procura superar os índices de referência vindos do mercado acionário;  
  • Livre: não possui nenhum tipo de compromisso ou estrategia fixa; 
  • Setoriais: fundos investidos exclusivamente em empresas que atuem no mesmo setor; 
  • Small Caps: investimento em empresas pequenas, mas que tenham um bom potencial de crescimento; 
  • Sustentabilidade: esse fundo deve ser direcionado para empresas que apresentem um bom nível de governança corporativa;   
  • Valor: nesse, os gestores buscam retorno em investimentos que tenham o preço das ações abaixo do que é considerado justo. 

Essas são todas as opções de investimento disponíveis, mas como é a administração dos fundos de ações? Vamos ver! 

Como os fundos de ações são administrados?

O dinheiro de todos os investidores que irão participar do fundo de ações deve ser somado,  para formar o patrimônio do fundo. Assim, os gestores devem procurar boas oportunidades de investimento no mercado e fazer aplicações naquelas que realmente tem uma boa perspectiva de lucro. 

Como os fundos de ações são administrados?
Fonte/Reprodução: original.

Após alcançado o lucro, o dinheiro deve ser distribuído de acordo com a quantidade de cotas obtidas por cada investidor. 

Qual é o objetivo de investir em fundos de ações?

O objetivo a ser alcançado em um fundo de ações é conseguir lucro nos investimentos, seja a longo prazo ou curto prazo. Para os investidores isso é vantajoso, já que não será deles a tarefa de encontrar e gerenciar os investimentos. Mas, assim como qualquer outro investimento, os fundos de ações também possuem riscos, veremos alguns deles a seguir. 

Quais são os riscos associados aos fundos de ações?

A rentabilidade que pode ser alcançada por meio do fundo de ações é alta. O mercado pode tomar uma direção oposta ao que era esperado, o que faz com que um investimento que daria lucro, dê prejuízo. 

Assim, ao investir em um fundo de ações os investidores têm que ter consciência de que investem em renda variável. Por isso, esse tipo de investimento é recomendado para os investidores que tenham um perfil agressivo e estejam dispostos a correr altos riscos. 

Portanto, antes de decidir investir no fundo de ações, faça uma análise do seu perfil de investidor, para saber se esse tipo de investimento realmente será bom para você!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo