Formação acadêmica: saber valorizá-la no currículo

0 11

O treinamento acadêmico é uma das áreas mais importantes do currículo e deve ser completado da forma mais completa possível. Neste artigo, mostraremos passo a passo como fazer isso para iniciar rapidamente sua nova busca de emprego.

O que é formação acadêmica?

Treinamento acadêmico é o estudo “formal” que você completa no colégio ou universidade. Divide-se em ensino básico, ensino técnico e ensino superior. Ou seja, se você concluiu o ensino fundamental ou médio, por exemplo, essa é a sua formação acadêmica. Por exemplo, se você concluiu uma graduação, pós-graduação ou mestrado, esse é o seu nível de educação e, portanto, sua formação acadêmica.

Qual é a importância da formação acadêmica na carreira?

A formação acadêmica é uma exigência para a maioria das vagas oferecidas pela empresa. Alguns requerem apenas educação básica. Outros, mais específicos, exigem um certo grau e às vezes até alguma especialização.

Por que colocar a formação no currículo?

Como a maioria das vagas exige formação acadêmica, o processo seletivo costuma começar com a triagem dos candidatos ao projeto. Isso significa que se você não preencher o campo “Formação Acadêmica”, ou se preencher o campo mas não atender aos requisitos de vaga, poderá em breve ser excluído do processo seletivo.

Como descrever seu nível de escolaridade e cursos complementares 

Para descrever seu nível de educação em um curso, você deve especificar o curso (por exemplo, ensino médio ou Bacharelado em Ciências Contábeis), o nome da escola ou faculdade e o período de seus estudos. Se você ainda está aprendendo, deixe essas informações claras.

Como colocar formação acadêmica em andamento no currículo?

A formação acadêmica contínua é muito relevante para o currículo.

Aqui estão alguns exemplos de como inserir melhor essas informações no currículo.

Cargo de recrutamento: analista financeiro Julho de 2017 a julho de 2019-MBA em Gestão Financeira Fundação Getulio Vargas, FGV (Noite do terceiro semestre)

Cargo de recrutamento: Coordenador de Recursos Humanos Janeiro de 2018 a dezembro de 2018

– Mestre em Administração de Empresas Fundação Getulio Vargas, FGV (noite do segundo semestre)

Cargo de recrutamento: jovem aprendiz Janeiro de 2016 a dezembro de 2017 – Ensino Médio Escola Estadual Fictícia da Silva (início da 3ª série)

Cargo de recrutamento: Assistente Administrativo Janeiro de 2017 a dezembro de 2018 – Técnico de Administração de Empresas ETEC Camargo Aranha, Centro Paula Souza (quarto semestre noturno)

Se o curso estiver relacionado ao campo em que você deseja trabalhar, o treinamento incompleto pode ser colocado no curso. Um exemplo: você começa a estudar engenharia e descobre que esse curso não é o que você deseja, começa a estudar direito, conclui a graduação e quer ser advogado.

Nesse caso, não há necessidade de listar diplomas de engenharia incompletos no curso – pelo menos não na formação acadêmica. Por exemplo, se você acha que pode ser relevante provar que você tem habilidades de cálculo, deixe essas informações no campo “Informações Adicionais”. Outro exemplo: você começa a estudar marketing e precisa largar a faculdade para trabalhar em tempo integral e economizar mais dinheiro. Seu objetivo é retornar ao curso após um período de tempo, e você está procurando um emprego nesta área. Sim, neste caso, mesmo que o curso seja incompleto, as informações são muito relevantes.

Usar a lógica cronológica ou inversa?

A abordagem ideal é sempre usar a ordem cronológica reversa, começando com o curso mais recente. Aqueles que concluíram o curso de graduação e têm disciplinas complementares a serem listadas não precisam incluir o ensino médio e o ensino fundamental no curso.

Esta regra aplica-se a todos, exceto aqueles que frequentaram cursos técnicos relacionados com a área em que pretendem trabalhar e aqueles que estudam em escolas que proporcionam conhecimentos adicionais da língua. Por exemplo, se você estiver estudando em uma escola nos Estados Unidos, Alemanha ou Espanha, pode valer a pena deixar essas informações no curso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.