Em muitos casos, os trabalhadores brasileiros têm direito ao chamado FGTS extraordinário, algo que pode vir muito a calhar em uma situação inesperada, mas que não se encaixa nos critérios comuns para saque do valor total do benefício, como no caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria.
Contudo, existem alguns fatores que devem ser considerados para quem deseja utilizar esse benefício. Para esclarecer isso, neste artigo separamos as principais informações sobre o FGTS extraordinário, desde como ele funciona até quais são os critérios necessários para solicitar essa opção.
Quem tem direito ao FGTS extraordinário?
Para deixar tudo claro, adianto que todo trabalhador que possui carteira assinada, bem como possui saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, pode solicitar o saque do FGTS extraordinário. Contudo, esse direito é válido até a data limite estipulada pela Caixa Econômica Federal e, após isso, apenas os cidadãos que se encaixam em determinados critérios podem solicitar o saque.
Para solicitar o saque após o prazo, o cidadão deve estar em uma situação de emergência, como demissão sem justa causa ou doença grave, ou comprovar que irá utilizar o valor para algum caso específico, como aposentadoria ou compra de imóvel.
Como funciona o FGTS extraordinário?
Caso um trabalhador deseje utilizar o saque do FGTS extraordinário, basta solicitar o mesmo através do aplicativo do fundo, para isso basta apenas preencher os dados e aguardar a análise. Após liberação, o cidadão terá direito de sacar um valor de até R$1.000,00, a depender do saldo que consta na conta do fundo da pessoa.
O valor do saque extraordinário é creditado em até 15 dias na conta digital do Caixa Tem, em nome do trabalhador. Caso o dinheiro não seja sacado, ele é automaticamente devolvido para o saldo do FGTS do cidadão.
Outro ponto importante é que, caso solicitado, o valor que ficará disponível para saque não contará com saldos bloqueados no seu FGTS.
Qual o objetivo do FGTS extraordinário?
O principal objetivo do FGTS extraordinário, sobretudo para beneficiários que não podem realizar o saque total do saldo disponível no fundo, é que eles tenham acesso a uma parte do seu benefício, se desejarem.
Desse modo, um trabalhador que tenha um saldo considerado alto do FGTS, com o saque extraordinário, poderá ter acesso a uma parte desse valor sem que passe por uma situação de emergência, o que servirá mais como uma ajuda financeira.
Quais as vantagens do FGTS extraordinário?
Especialmente para pessoas cujo saque possa chegar aos R$1.000,00, o FGTS extraordinário pode ser aquela adição para a realização de um projeto ou objetivo, como uma reforma na casa, a compra de algum eletrodoméstico, ou algo do tipo.
Além disso, o benefício pode ser utilizado anualmente, a depender do saldo disponível no fundo do trabalhador. Desse modo, pode ser algo planejado e usado em determinadas situações para evitar empréstimos com juros altos, por exemplo.
Onde realizar o saque do FGTS extraordinário?
Como dito anteriormente, o saque do FGTS extraordinário pode ser solicitado através da conta do Caixa Tem em nome do beneficiário. Por ser uma conta digital, o usuário pode transferir o valor para outra conta que ele desejar, sem a necessidade de o valor ser sacado diretamente de um caixa eletrônico ou algo do tipo.
Para esse ano, o saque pode ser solicitado até o dia 15 de dezembro. Após isso, apenas os cidadãos que entrarem nos critérios citados anteriormente poderão pedir o benefício.
Ideal para trabalhadores que buscam por uma renda extra em determinadas situações, o FGTS extraordinário, além de ser útil, é um direito muito importante para o cidadão. De acordo com a situação que estiver vivenciando, não deixe de considerar a possibilidade de solicitar o benefício, visto que, de todo modo, o saldo do seu FGTS é um direito seu.