Muitos trabalhadores esperam ansiosamente pelos benefícios a que têm direito, sendo um deles o FGTS extraordinário. Isso não é por acaso: com esse valor, muitos trabalhadores CLT têm finalmente a oportunidade de quitar pendências ou investir e realizar sonhos que já têm há algum tempo.
Ainda assim, é muito comum que haja dúvidas quando falamos do FGTS extraordinário, muitas vezes havendo a confusão entre ele e o FGTS comum. Tendo isso em vista, separamos esse post especial para esclarecer como ele funciona e como sacá-lo!
O que é FGTS extraordinário?
Todos trabalhadores em regime CLT possuem direito ao FGTS, esse benefício é depositado todo mês na conta aberta, em nome do empregado, na Caixa Econômica.

Normalmente, o trabalhador já pode realizar o saque-aniversário anualmente se desejar. Mas no caso do FGTS extraordinário, esse benefício foi liberado no ano de 2022, para que os trabalhadores possam sacar até R $1.000.
É importante ressaltar que não é obrigatório o saque do FGTS extraordinário, nem mesmo o do saque-aniversário.
Como funciona o FGTS extraordinário?
O FGTS extraordinário será realizado apenas uma vez, levando em consideração a data de aniversário do indivíduo para determinar a data de saque. O intuito foi minimizar os problemas financeiros que a população obteve com a Pandemia de Covid-19. Preste atenção nos próximos tópicos para saber como funciona o saque e quais são os requisitos.
Quais os requisitos para sacar o FGTS extraordinário?
Para realizar o saque do FGTS extraordinário é necessário estar dentro dos requisitos exigidos, que são: ser um trabalhador de regime CLT e ter uma conta de FGTS que possua um valor disponível para saque.
Qual o valor máximo que pode ser sacado do FGTS extraordinário?
Independente do valor que você possui em sua conta, o máximo que poderá ser sacado do FGTS extraordinário é de R$1.000. Esse foi o valor determinado, para que nenhum trabalhador seja prejudicado. Valores que estão bloqueados, como o da antecipação do saque do FGTS saque-aniversário, não poderão ser sacados.
Existe alguma taxa para sacar o FGTS extraordinário?
Não há taxas relacionadas a esse benefício. O valor do FGTS extraordinário é disponibilizado automaticamente no Caixa Tem. Você pode gastar ou transferir para onde preferir. Mas, se não for movimentado em até 90 dias, ele será devolvido para o seu FGTS.
Como sacar o FGTS extraordinário?
Se você tem interesse em fazer o saque, o primeiro passo é verificar o valor que possui em sua conta por meio do site, app FGTS ou uma agência. Serão priorizadas as contas com menor valor e mais antigas, caso você tenha trabalhado em outros locais anteriormente.
Depois, verifique as datas de liberação, estabelecidas de acordo com a sua data de aniversário. Nesse esquema, os aniversariantes de janeiro até fevereiro receberão em abril, os de março até setembro em maio e o restante em junho.

Esse valor será disponibilizado automaticamente, após a sua solicitação e você poderá transferir para outra conta através do Caixa Tem ou utilizar o valor contido no aplicativo para pagar boletos e realizar outras ações. Entre no aplicativo FGTS, aperte em “Saque Extraordinário”, complete seus dados e selecione a opção “Solicitar Saque”.
Atente-se ao prazo, visto que será permitido apenas uma vez. O prazo para sacar é até o dia 15 do mês de dezembro de 2022. Para aqueles que desejam sacar e esqueceram o prazo, ainda há a chance de solicitar e receber a quantia dentro de 15 dias.
Para aqueles que não quiserem sacar, podem esperar o dinheiro retornar à conta original ou simplesmente informar que não deseja receber em uma agência ou no app.
Ainda assim, vale o cuidado com possíveis golpes, pois a Caixa não envia mensagens a fim de solicitar seus dados bancários ou senhas. Nem envia links em nenhum meio de comunicação como: SMS, Whatsapp e e-mail.