Externalidade positiva: o que é e como afeta na economia? Confira!

0 150

Quando o impacto de uma ação é positiva, é chamada de externalidade positiva. Externalidade é um termo utilizado para se referir às atitudes que alguém teve em relação ao contentamento de outra pessoa.

Neste conteúdo você vai ver o que é externalidade positiva, como ela afeta a economia, quais são os exemplos, como podemos reduzir ou eliminar e muito mais. Continue lendo para conferir!

O que é uma externalidade positiva?

Externalidade positiva são os resultados positivos que a produção de um produto ou serviço gerou para outras pessoas que não tem ligação direta com a fabricação desse bem. Um impacto que traz efeitos positivos, como benefícios e vantagens para terceiros, é chamado de externalidade positiva.

o que e uma externalidade positiva
Fonte/Reprodução: original.

Isso significa que quando um produto ou serviço gera efeitos positivos de maneira indireta em sentido econômico, ou ambiental, pode se dizer que ele resultou em externalidade positiva.

Além disso, também existe a externalidade negativa, que é obviamente o oposto, ou seja, ela gera efeitos negativos para terceiros.

Quais são os exemplos de externalidades positivas?

Existem diversos exemplos de externalidade positiva. Um deles é o controle da proliferação de mosquitos que causam doenças como a dengue, que quando feito em uma casa por um agente, diminui os riscos não apenas dos moradores da casa, mas também de quem vive em volta dela.

Artigos Relacionados
1 De 85

Além disso, a vacina é outro exemplo de externalidade positiva, pois ela protege quem se vacinou e das pessoas em volta. Outro exemplo de externalidade positiva é quando algum tipo de comércio é aberto em um local que não possui o mesmo tipo de negócio, visto que além de gerar empregos para os locais, também facilita para ter acesso aos produtos que antes eram mais difíceis de encontrar.

Como as externalidades positivas afetam a economia?

A externalidade positiva faz com que o mercado passe a produzir menos que o esperado. Isso é feito devido ao impacto negativo que a falta de alguns recursos utilizados para produzir bens ou serviços causa no meio ambiente.

Por este motivo, é importante que as empresas invistam em medidas que vão gerar externalidade positiva, como a reciclagem, reutilização da água, conscientização do consumo de energia, fabricação consciente e outras ações.

Além disso, a externalidade positiva também afeta positivamente a economia local, assim gera empregos e torna alguns serviços e produtos mais acessíveis para os moradores locais.

Como podemos reduzir ou eliminar as externalidades positivas?

Para reduzir ou eliminar as externalidades positivas, é necessário que as empresas adotem medidas que afetem negativamente a terceiros, ou seja, pessoas que não estão envolvidas na produção ou no serviço prestado.

Como você pode ver, as externalidades positivas é um fator que pode contribuir, mesmo que indiretamente, para o bem-estar social, visto que elas se referem a ações que possuem um efeito positivo sobre a sociedade com ações que podem ajudar na saúde pública e até mesmo na economia.

No geral, as externalidades positivas são de fato fundamentais não apenas para os empresários ou donos de comércio, mas são principalmente importantes para as pessoas que não estão envolvidas na produção ou não tem participação no serviço prestado. Então, ao abrir um negócio pensando em externalidades positivas, é necessário pensar em como o seu negócio vai afetar o próximo e para ter um bom efeito é importante pensar nas questões ambientais e outras.

Deixe um comentário