O excedente do consumidor é um termo utilizado no mercado no que se refere ao retorno financeiro que um consumidor obteve ao adquirir um serviço ou um bem pelo valor que ele está predisposto a pagar.
Para te ajudar a entender sobre o assunto, reunimos algumas informações sobre o excedente do consumidor. Neste artigo você vai entender o que é, como medir, quais os fatores que o afetam e muito mais. Continue lendo para conferir!
O que é o excedente do consumidor?
O excedente do consumidor é a distinção entre o que o consumidor está disposto a pagar por um serviço ou bem.
Na economia, o benefício trazido por este fator, é mais importante que o preço e de acordo com economistas isso gera um impacto positivo na economia. Em uma curva de demanda, os preços se referem ao valor máximo que o comprador pode pagar por cada bem ou serviço.
Existe alguma maneira de medir o excedente do consumidor?
O excedente do consumidor é determinado como a distinção entre o valor completo, o recebido por um produto ou serviço e o pago por ele.
No geral, o excedente do consumidor está ligado aos benefícios que o consumidor adquire ao pagar um valor mais baixo do que ele tem à sua disposição para pagar. Nesse sentido, isso significa que o consumidor já tem um valor em mente ao fazer compras.
Quais são os fatores que afetam o excedente do consumidor?
No excedente do consumidor são envolvidos alguns fatores, estes que também podem afetá-la, pois ela é basicamente a satisfação e benefício que o comprador teve ao obter um serviço ou bem.
Esses fatores normalmente incluem a qualidade da produção e do serviço prestado, bom atendimento, disponibilidade, valores e outras questões que dependem do serviço que o estabelecimento oferece. Além disso, as preferências pessoais de cada consumidor devem ser consideradas, visto que é um dos fatores que também afetam o excedente do consumidor.
Em uma transação o vendedor tem o valor que está disposto a receber por um serviço ou bem e o consumidor tem o valor que está disposto a pagar. Se o preço for muito baixo, o produtor não terá lucro, por isso, ele deve ser aumentado para que ele obtenha lucro.
Como o excedente do consumidor pode ser aumentado?
O excedente do consumidor aumenta conforme a queda do valor. Nesse sentido, o preço não diminui. O que distingue os benefícios que o comprador teve ao obter um serviço ou bem para o valor real pelo qual ele foi pago, é a representação das vantagens pelo preço que ele pagou.
O que acontece se o excedente do consumidor for negativo?
Quando o excedente do consumidor é negativo, significa que o serviço ou produto que o consumidor obteve não gerou os benefícios esperados, ou seja, a qualidade do serviço prestado ou produto é muito mais baixa que o que foi gasto para adquiri-lo.
O excedente do consumidor é reduzido quando os preços dos bens são aumentados, no entanto, quando a qualidade desses bens e serviços aumentam, como consequência o excedente do consumidor também é maior.
Nesse sentido, pensando em melhorar o excedente do consumidor, empresas e pequenos negócios devem melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados.