O estudo de viabilidade técnica e econômica é uma ferramenta importantíssima que contribui muito para o desenvolvimento e sucesso de uma empresa. Porém, ela pode passar despercebida por alguns gestores, que não fazem uma gestão tão boa quanto poderiam com o auxílio dessa ferramenta.
Ao gerir uma empresa, é comum que o empreendedor tenha dezenas de ideias para expandir e desenvolver o seu negócio. Mas sem realizar o estudo de viabilidade técnica e econômica, essas ideias podem não ser tão bem executadas e isso pode até mesmo prejudicar a empresa.
Por isso, é fundamental que o empreendedor entenda o que é o estudo de viabilidade técnica e econômica. Neste post, entenderemos como funciona esse estudo e quais benefícios ele pode trazer para uma empresa.
Quais são os principais componentes de um estudo de viabilidade técnica e econômica?
O estudo de viabilidade técnica e econômica é uma ferramenta que visa avaliar se a realização de um determinado projeto é ou não viável. Ambos os estudos devem ser realizados de formas individuais e se complementam.
De início é realizado o estudo de viabilidade técnica. Ele analisa elementos civis, geógrafos e legais, ou seja, se trata de estudo que analisa a viabilidade da construção da empresa em si, analisando toda a parte técnica envolvida no projeto.
Já o estudo de viabilidade econômica deve ser realizado após ou de forma simultânea ao de viabilidade técnica. Ele tem a função de analisar se o cenário econômico nacional e internacional podem prejudicar ou beneficiar a empresa. Além de serem ferramentas uteis, esses estudos são obrigatórios perante a justiça.
Quais são os objetivos de um estudo de viabilidade técnica e econômica?
O principal objetivo do estudo de viabilidade técnica e econômica é avaliar as chances de erro e acerto de uma determinada ideia. Durante a execução de um projeto, existem uma série de coisas que devem ser analisadas para confirmar se a execução de tal ideia obterá ou não sucesso.
Executar um projeto sem o estudo de viabilidade técnica e econômica pode ser perigoso e trazer consequências graves para uma empresa, além de ser contra lei. Assim, antes de pôr em prática qualquer ideia, é fundamental analisar se vale a pena enfrentar os riscos envolvidos na operação.
Qual é o processo de elaboração de um estudo de viabilidade técnica e econômica?
Uma série de coisas deve ser analisada durante um estudo de viabilidade técnica e econômica para determinar se um determinado projeto é ou não viável. Dentre elas nós temos:
- Análise do terreno: É realizado um estudo que visa avaliar se o terreno é realmente a melhor opção de aquisição para a empresa;
- Pesquisa sobre o mercado: Avalia os lucros e a receita que será adquirida com a execução do projeto;
- Estudo das despesas: Analisa todos os custos envolvidos na realização do projeto;
- Fluxo de caixa: É um documento que apresenta todo o plano e os recursos envolvidos na execução da ideia;
- Análise do cenário econômico atual: Identifica se o cenário econômico atual favorece ou não o projeto que será realizado.
Dessa forma, é possível elaborar um estudo de viabilidade técnica e econômica que servirá como base para a execução de um projeto de criação ou desenvolvimento da empresa.
Quais são as vantagens e desvantagens de um estudo de viabilidade técnica e econômica?
O estudo de viabilidade técnica e econômica pode minimizar os riscos de execução de um projeto. Com essa ferramenta, é possível tomar melhores decisões que envolvam a criação e desenvolvimento de um projeto. Ao saber quais os riscos envolvidos, é possível abandonar a ideia falha antes mesmo de iniciá-la.
Quanto as desvantagens, podemos afirmar que o estudo de viabilidade técnica e econômica não possui nenhuma. Essa ferramenta é obrigatória pela lei e pode trazer vários benefícios para uma empresa, valendo todo o recurso e tempo gasto durante o estudo.