Estratégia de produção em empresas com linhas de produtos

1 77

No mercado cada vez mais competitivo de hoje, as empresas devem se tornar cada vez mais flexíveis em termos de quantidade e combinação de seus produtos para se manterem competitivas sem perder espaço na concorrência. Por isso, o papel do planejamento e controle da produção, que chamaremos PCP, é fundamental para atender o mix de produtos e o volume de produção. Além dos enormes desafios dessa combinação, há outro fator essencial para bons resultados, o controle de estoque, que deve ser sempre minimizado para não comprometer recursos financeiros que podem ser melhor aproveitados em qualquer outra área.

Para o efeito, ficará no departamento PCP, que irá processar a informação incluída nos vários departamentos da empresa, tais como comercial, marketing, desenvolvimento, armazém, manutenção, TI, controlo e produção, analisar para preparar a produção mestre planejar e, em seguida, iniciar todos os envolvidos O fluxo das atividades de manufatura. Metodologicamente, o objetivo desta pesquisa é descrever a formulação de um plano diretor de produção para a indústria de alimentos de médio porte, e mostrar aos profissionais de outras áreas como seu campo interfere na indústria de manufatura, e enfatizar aos acadêmicos se uma indústria não possui cotidiano e desafios, uma linguagem exemplar.

 Características do Mercado e da Empresa em estudo

A empresa pesquisada é uma empresa familiar de médio porte localizada no interior de São Paulo, com mais de dez anos de experiência no segmento de alimentos, como barras de cereais, produtos considerados lanches, ou seja, rápidos e saudáveis. lanches, que se concentram na comida, mas não têm tempo para parar.

Desça para comer todo o público. Por não ser um ‘item’ que compõe uma cesta básica, é considerado alimento redundante, portanto, esse segmento de mercado não é propício a uma demanda específica e controlável. Na maioria dos casos, será favorecido por estratégias de promoção rápida para evitar perda de market share e alcançar e Outros itens que a maioria das pessoas considera redundantes, como chocolate, salgadinhos e qualquer outro tipo de fast food. Outro fator que deve ser considerado é a combinação dos produtos e as características da linha de produção.

Estratégia Corporativa

Para Quinn et al. (1988) Uma estratégia é um modelo ou plano que integra os principais objetivos, políticas e planos de ação de uma organização. Para complementar esta definição, o autor tentou definir esses termos relacionados da seguinte forma:

Objetivo: Determinar a natureza da empresa, a direção que a empresa deve seguir, qual é o objetivo e quando deve ser alcançado. Uma organização pode ter uma série de objetivos hierarquicamente conectados, mas sempre de forma consistente;

Política: É uma regra ou norma que expressa o limite dentro do qual uma ação deve ocorrer. Essas regras geralmente assumem a forma de tomadas de decisão visando a solução de conflitos entre objetivos específicos, tais como: “Sem a autorização prévia do conselho de administração, o estoque de qualquer ‘item’ não pode ultrapassar três meses”. Assim como as metas que eles apoiam, geralmente há uma hierarquia entre as políticas implementadas na organização;

Plano: no escopo da política, especificar gradualmente a sequência de ações necessárias para atingir os objetivos principais da organização. Eles também devem ter uma maneira de garantir e medir se os recursos são usados ​​para os objetivos maiores da organização;

Decisão estratégica: determinar a direção-geral da empresa com base na ampla gama de ações que a empresa deve realizar, determinar os recursos que serão alocados a ela e como alocar os recursos.

Previsão da Demanda

De acordo com Slack et al. (1997, p.349) Na maioria das organizações, a previsão de demanda é responsabilidade do departamento de vendas e / ou ‘marketing’. No planejamento e controle da produção, a precisão das previsões é importante porque, embora a demanda possa ser alterada imediatamente, há um lapso entre a decisão de alterar a capacidade e o efeito da alteração. É por isso que muitos gerentes de produção enfrentam um dilema. Para atender à demanda, eles geralmente precisam determinar a produção com antecedência com base em previsões que podem mudar antes que a demanda ocorra ou, pior, pode ser muito diferente da demanda real.

Plan leading strategy of successful business competition leader concept, Hand of player chess board game putting white pawn, Copy space for your text

A situação descrita por Slack seria uma situação ideal, porém, de acordo com as informações da Figura 1, observa-se que 55% das vendas ocorreram nos últimos dois dias do mês, sendo difícil fazer qualquer tipo de previsão de demanda que pode com precisão No entanto, podemos pensar que a previsão de demanda é realizada por meio de técnicas como opiniões coletivas. Segundo Mayer (1988, p.29), o processo começa com a solicitação,

Percentual de Vendas x Dias Úteis

Forneça à equipe de vendas da empresa estimativas de vendas em seus respectivos campos. O método da opinião coletiva é relativamente simples e claro. Outra vantagem deste método é que, ao contrário de outras tecnologias, não requer nenhuma habilidade técnica especial. Outro método é baseado em dados históricos, é preciso ter cuidado para não cair no maior pressuposto implícito de que o futuro é a continuação do passado, portanto, a aplicação de uma média móvel (simples) sobre os dados históricos provou ser Martins no exemplo (2002, p. 175): produtos lançados nos últimos meses. Use o método de média móvel (simples) para determinar a previsão para o próximo período.

Prioridades Competitivas

Segundo Martins (2002), a função de produção é entendida como um conjunto de atividades que levam à transformação de bens tangíveis em outra atividade de maior utilidade, que está com o ser humano desde sua origem. Os humanos pré-históricos estavam envolvidos em atividades de produção enquanto poliam pedras para torná-las ferramentas mais eficazes. Ao longo dos anos, essas atividades produtivas vêm ganhando continuamente novas tecnologias, conceitos e melhorias.

Para Slack et al. (1997) A gestão da produção envolve a forma como a produção de bens e serviços é organizada. Graças ao gerente de produção que organizou sua produção, tudo o que você veste, come e veste está aqui. E através do método de análise para especificar a prioridade da competição.

Podemos considerar o custo como primeira prioridade, pois sabemos que o custo está atrelado à quantidade de produção, ou seja, a produção em massa sempre foi cultivada por todos os gerentes de produção, pois quanto mais se produz, mais se reduz o custo. Henry Ford’s ditado famoso: “Enquanto for preto, cada cliente pode ter um carro de qualquer cor”, que interpreta perfeitamente o significado da produção em massa.

Com isso, fizeram da qualidade uma prioridade competitiva e gradativamente ganharam acesso aos mercados externos, principalmente o americano, ainda associado aos antigos conceitos de produção em massa e à visão de curto prazo de lucro e retorno do capital investido. À medida que as empresas se igualam e atingem o mesmo nível que a primeira prioridade competitiva descrita, novas vantagens precisam ser criadas para se diferenciar dos demais concorrentes do mercado.

Pires (1995) destacou que a confiança dos clientes no tempo de entrega e na velocidade de entrega dos produtos tem se tornado uma poderosa arma competitiva, pois há cada vez mais produtos e produções customizados pelo método Just. O desempenho da entrega é muito importante para o gerenciamento da produção, especialmente para o desempenho das atividades de planejamento e controle da produção.

 

1 comentário
  1. […] para que funcione como um todo, a estratégia e sua estrutura hierárquica devem ser consideradas no momento […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status