Estratégia de Comunicação

2 57

Uma estratégia de comunicação é um plano de divulgação de uma empresa, seus produtos ou serviços para públicos externos (clientes) ou internos (funcionários). Ou seja, é toda comunicação gerada pela própria empresa de acordo com seu plano estratégico de negócios.

Portanto, propor uma estratégia significa seguir um método de comunicação empresarial e divulgá-lo ao público interessado, quer seja formado pelos próprios colaboradores, quer por clientes e demais stakeholders (direta ou indiretamente interessados ​​no negócio) Todas as partes). Essa é uma tarefa importante para a empresa transmitir informações com eficácia. Sem estratégia, corre-se o risco de uma comunicação imprecisa ou ineficaz, abrindo espaço para várias perdas.

Importância da estratégia de comunicação

Antes de falar sobre a importância da estratégia de comunicação para a empresa, vamos separar cada palavra para entender melhor o seu significado? Estratégia é para aonde ir e o que fazer. Ao mesmo tempo, comunicação é a transmissão de mensagens do emissor para o receptor. No campo empresarial, a combinação dessas duas palavras e seu significado se transformam no que chamamos estratégia de comunicação empresarial. Trata-se de um plano que visa ajudar a empresa a estabelecer contacto com os seus stakeholders e a divulgar os produtos que disponibiliza.

Em outras palavras, fortaleça o contato com clientes ou funcionários. Só para que você entenda a importância das estratégias de comunicação da marca, estudos mostram que 45% da imagem da empresa pode ser atribuída ao conteúdo e métodos que ela diz.

É bastante coisa, não é mesmo?

Com a ajuda de estratégias de comunicação, sua empresa pode aumentar o entendimento e fazer com que o público compreenda melhor o conteúdo que disponibiliza. Quando lembramos que a concorrência aumenta a cada dia e as demandas dos consumidores cada vez maiores, esta é uma atitude extremamente favorável.

Você ainda tem dúvidas sobre os benefícios de saber desenhar uma estratégia de comunicação em sua empresa? Em seguida, apontarei mais razões. Quando convincente e focada nas necessidades do público-alvo, além de promover o seu crescimento e investir nos diferenciais competitivos, as estratégias de comunicação também podem contribuir para a melhoria da imagem corporativa. Se isso não acontecer, posso dizer que é o mesmo que perder tempo e dinheiro.

Como elaborar uma estratégia de comunicação empresarial

Quando você chegar nesse ponto, posso imaginar sua vontade de aprender a desenvolver estratégias de comunicação. Estou certo? Bem, para facilitar para você entender, compartilharei uma etapa simples para você poder construir efetivamente o seu próprio.

 Defina o objetivo

De modo geral, uma estratégia de comunicação pode ter dois propósitos distintos: fortalecer as informações da organização ou promover o lançamento, produto ou serviço. Para simplificar essa definição, uma boa técnica é problematizar o objetivo atual. Em outras palavras, considere como o público vê a empresa e o que deseja que ele veja ou queira melhorar.

Defina também a persona a ser abordada

A melhor técnica para tornar a estratégia de comunicação de uma empresa mais confiante é saber exatamente com quem você está falando. No marketing digital, chegamos a essa definição explicando o papel de cada empresa. Ou seja, o representante fictício do cliente ideal que ela terá. Após descobrir quem faz parte do público-alvo, onde vivem, sua idade, outras características e preferências, torna-se muito mais fácil desenvolver estratégias de comunicação relevantes para eles. Ao compreender melhor os personagens, você pode falar sua língua e se adaptar totalmente à sua mensagem.

Defina os canais de comunicação a serem usados

Em que mídia você planeja investir e como planeja trabalhar em cada uma delas? Todas essas questões devem ser analisadas para a próxima etapa: o orçamento. Afinal, alguns canais têm custos mais baixos do que outros. Bem, siga… Do ponto de vista estratégico, é importante definir os canais de comunicação, mas é mais importante considerar as ações a serem tomadas.

Após escolher o meio de comunicação no qual deseja se concentrar, você também pode considerar a possibilidade de cooperar com o mix de marketing, relações-públicas ou merchandising. Dica bônus: a vantagem de incluir atividades de marketing digital (como inbound marketing ou marketing de conteúdo) é que, além de eficientes, são mais fáceis de medir os resultados.

 Verifique o orçamento disponível

Sei que falar de orçamento é muito sutil, porque falta sempre  dinheiro para a empresa, por mais que falte. Eu sei como é isso. Mas o próximo passo é calcular quanto sua marca pode investir para desenvolver uma estratégia de comunicação. Lembre-se de que não apenas os custos de produção e gerenciamento devem ser incluídos no cálculo, mas também o suporte para publicidade. Considere também se você planeja contratar uma agência ou empresa de consultoria especializada em estratégias de comunicação e marketing.

Seja coerente

Claro, como profissionais ou empresários, queremos sempre fazer o nosso melhor pelo nosso negócio. Mas o mais caro ou visualmente bonito nem sempre é o melhor. Lembre-se de que ser consistente é considerar sua função, seus objetivos de negócios e todo o ambiente para o qual sua empresa e público são adequados. Boas decisões precisam de subsídios. Fique longe de suposições.

 Elabore uma estratégia criativa e um plano de mídia

Assim que tudo estiver pronto, você pode anotar suas ideias no papel e transformar sua estratégia de comunicação em realidade. Para isso, use todo o seu potencial criativo para tornar sua mensagem atrativa, objetiva, adequada ao seu público-alvo e atingir seus objetivos. Para melhores resultados, invista em planos de mídia em simultâneo. Isso facilita a organização da plataforma para colocar as atividades a serem criadas.

Você contratou uma agência ou consultoria de marketing digital? Portanto, não se preocupe com a parte real. Eles farão isso por você. Mas não se esqueça de prestar muita atenção e dar o suporte necessário, concorda?

 

2 Comentários
  1. […] é um cuidado importante para garantir que todas as contribuições sejam incluídas no sistema sem haver risco de rejeição de […]

  2. […] ressaltar que se você não se alinhar com o mercado e com os clientes, a estratégia de crescimento nunca dará certo. Afinal, esse entendimento indicará o melhor caminho para a […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status