Estratégia competitiva de diferenciação

Estratégia competitiva de diferenciação
Estratégia competitiva de diferenciação,sobre a estratégia competitiva estratégia de diferenciação é correto afirmar que,Estratégia competitiva

Estratégia competitiva é a forma como uma empresa opta por competir com seus concorrentes para conseguir uma posição sustentável no mercado. Segundo Michael Porter, a empresa pode simular sua atratividade e posição competitiva e desenvolver estratégias por meio de ações ofensivas e defensivas. Porter identificou três estratégias que podem ser usadas para alcançar essa posição vantajosa. São eles: estratégia de custo competitivo, estratégia de foco competitivo e estratégia de diferenciação competitiva.

A Estratégia por diferenciação

Quando as empresas investem mais em fatores de imagem, tecnologia, serviço, pesquisa e qualidade, elas adotam uma estratégia de diferenciação competitiva com o objetivo de criar diferenciação para os consumidores. A estratégia de diferenciação foca no desenvolvimento de características originais e visa torná-las uma vantagem competitiva que possa ser percebida pelos consumidores e considerada como a primeira escolha.

Distinguir um produto é atribuir-lhe um valor para ser considerado único no mercado.

Como diferenciar o valor de mercado?

Para isso, utiliza métodos diferenciados, como: alta tecnologia, serviços prestados, imagem de marca ou qualidade diferenciada.

Portanto, podemos dizer que se uma organização deseja ter sucesso em um modelo de estratégia diferenciado, ela deve ter as seguintes características: canais de pesquisa, equipes qualificadas e capacidade de inovação.

Se a diferenciação for alcançada, é possível fidelizar o cliente e isolá-lo dos concorrentes.

A diferenciação também permite maiores margens de lucro, o que facilita a negociação com fornecedores e aumenta a influência sobre os compradores devido à falta de substitutos comparáveis. Portanto, uma empresa diferente pode ter uma posição melhor no mercado, porque é muitas vezes difícil substituir a outra.

Portanto, uma empresa diferente pode ter uma posição melhor no mercado, porque é muitas vezes difícil substituir a outra.

Estratégia competitiva de diferenciação,sobre a estratégia competitiva estratégia de diferenciação é correto afirmar que,Estratégia competitiva

Embora a estratégia de diferenciação seja muito eficaz, ela também traz riscos para as empresas que a adotam. Esses riscos são apresentados por Porter da seguinte forma:

• A diferença de custo entre concorrentes e empresas diferenciadas tornou-se tão grande que a diferenciação não consegue manter a fidelidade à marca.

Portanto, o comprador sacrificou algumas características, serviços ou imagem distintivos da empresa em troca de economias de custo substanciais;

• Os compradores têm menos demanda por fatores de diferenciação. Isso pode acontecer à medida que os compradores se tornam mais sofisticados;

• A imitação reduz a diferença percebida, o que é comum à medida que a indústria amadurece.

Considerando que hoje, com a agilidade de informação e os clientes mais rigorosos, a qualidade é fundamental, e em muitos nichos de mercado os fatores de preço prevalecem sobre os fatores de preço. Na verdade, o maior risco é que os concorrentes implementem estratégias semelhantes. mercado se expande, há oportunidades de crescimento de empresas concorrentes e abertura a novos entrantes.

Para evitar esse risco, as empresas líderes precisam usar sua posição privilegiada para focar no sucesso de projetos de grande escala e focar em metas de crescimento e liderança sustentada de participação de mercado.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O que é a Amazon Ads?

O que é a Amazon Ads?

A Amazon Advertising ou melhor, Amazon Ads como é mais conhecido, é o serviço de publicidade da empresa de mesmo nome e funciona de forma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo

DMCA.com Protection Status