Os equipamentos esportivos são de grande importância na vida de diversos atletas e, com a cobertura desta Lei, haverá a possibilidade de todos poderem treinar e ter equipamentos de qualidade para os treinos. Um dos principais benefícios é fazer com que crianças e jovens possam praticar esportes para ter uma vida saudável, sem abdicar dos estudos nas escolas.
Sobre o que trata a nova lei para reforma de equipamentos esportivos?
Esta lei trata, especificamente, de um projeto que tem como direcionamento a reforma dos equipamentos esportivos, bem como a construção destes para todos os atletas, sejam crianças, adolescentes ou adultos. Uma forma de incentivar a prática de esportes e adoção de um modo de vida mais saudável.
Como a nova lei vai funcionar?
Esta nova lei permitirá que determinados recursos, com renúncia fiscal, sejam inseridos em diversos projetos de manifestações tanto desportivas quanto paradesportivas, que deverão ser distribuídos por todo o país.
Funcionará da seguinte maneira: pessoas físicas e jurídicas poderão enviar parte dos valores que pagariam no Imposto de Renda para os principais projetos esportivos chancelados pelo Ministério da Cidadania.

As pessoas físicas poderão doar cerca de 6% deste valor, e no caso de pessoas jurídicas 1%. A partir do momento em que esta lei foi sancionada, no ano de 2007, se pode captar um valor superior a R$ 3 bilhões.
Isto ocorreu por intermédio de doações e de patrocínios que estão inseridos na Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), que visam atender crianças, adolescentes, adultos e os idosos, bem como dar uma garantia de suporte para os melhores atletas conseguirem representar o país em competições importantes, sejam elas nacionais ou internacionais.
Quem colocou o projeto de lei para frente?
A Caixa Econômica havia mantido este projeto de lei inativo desde o ano de 2017, por conta de um contrato vencido. Porém, na última semana de dezembro de 2021 ocorreu um acordo novo e, mediante ajustes, se tornou possível fazer com que a lei fique ainda mais forte e consiga abranger mais projetos desportivos educacionais.
Por meio desta Lei de Incentivo, será possível incluir mais pessoas no projeto e promover a cultura e esporte aos cidadãos. Esta prática tem um forte impacto na educação, além de haver a possibilidade de diminuir os custos do governo com saúde, e contribuir com a segurança pública, podendo garantir a crianças e adolescentes em treinos esportivos um bom futuro, que fiquem fora das ruas e da criminalidade.
O fato de haver pessoas que incentivam este tipo de projeto fará com que outras sintam interesse em ajudar, e fazer com que cada um desses atletas possam realizar os seus sonhos através da prática de exercícios, além de poder representar o Brasil em jogos olímpicos e outras competições internacionais.
Com materiais de excelente qualidade, haverá a possibilidade de fazer com que todos sintam um interesse maior de estar inserido neste projeto, de poder participar e ter a perspectiva de um futuro melhor para si e para a sua família.