Nos dias atuais, podemos observar menos pessoas utilizando dinheiro em nota para efetuar compras. Os cartões de créditos tomaram conta, e esse número só cresce a cada dia que passa, com novas tecnologias e novas formas de utilizar, com a criação de diversos novos bancos digitais.
Muitas vezes esses bancos passam um pouco do limite, e acabam enviando cartões de crédito para as pessoas, sem elas terem solicitado o mesmo. Gerando assim, uma prática abusiva dos bancos em relação aos seus clientes, o que pode acarretar diversos problemas e estar infringindo a lei.
Quais os direitos do consumidor quando há o envio não solicitado de um cartão de crédito?
Quando o cartão não é solicitado pelo cliente, o banco passa a praticar uma espécie de abuso, mesmo que o cartão venha bloqueado. Pois, nesse caso, ele tenta de certa forma, instigar o cliente a utilizar esse cartão. E nesses casos o próprio consumidor tem o direito de entrar com uma causa por dano moral contra a empresa desse cartão.
É possível pedir indenização por danos morais pelo envio não solicitado do cartão de crédito?
Conforme o tipo de análise que o processo deverá ter, a indenização é um fato. Já que ao observar a forma com que o banco está te enviando o cartão, mesmo estando bloqueado, se encaixa em uma prática de marketing forçado, instigando o cliente a receber e utilizar algo que não pediu.
Podendo então ter uma indenização em relação ao banco que enviou o cartão de crédito sem que o cliente tenha solicitado. E esse valor será determinado pelas autoridades competentes do processo em questão.
O que fazer quando há cobrança de dívidas de um cartão de crédito não recebido?
Nesse caso, podemos observar um problema agravante no Brasil, no qual um cartão de crédito pode ter sido desviado de sua rota, e ativado de outra forma, gerando cobranças no mesmo, e deixando o nome do cliente que deveria receber, ser encaminhado aos órgãos protetores de crédito.
Caso esse tipo de acontecimento apareça, o consumidor deve imediatamente entrar em contato com o banco para entender o motivo daquela cobrança. Não solucionando, deve entrar com uma ação indenizatória contra o banco, para ser ressarcido dos danos ocorridos por um cartão que nem mesmo chegou em sua residência.