entregadores mercado livre como a profissão funciona

Entregadores Mercado Livre: como a profissão funciona?

Aqui falaremos mais sobre os entregadores Mercado Livre, vamos mostrar como é feito o trabalho, como funciona, quais os requisitos para desempenhá-lo e como se dá o processo de contratação dos profissionais desta área.

Criado em 1999 na Argentina, o Mercado Livre hoje em dia é uma das principais empresas da América Latina e dispõe até de aviões, em parceria com a Gol Linhas Aéreas, em seu processo de entregas.

Desde seu surgimento, e a criação do seu aplicativo para entregadores Mercado Livre em 2021, o número de pessoas que entram e exercer a profissão só tem crescido cada vez mais.

Quais os requisitos para se tornar um entregador Mercado Livre?

A empresa tem uma lista extensa de requisitos para os que desejam se tornar entregadores Mercado Livre, e desde que criou a possibilidade de entregadores autônomos fazer parte de sua equipe, estes requisitos se tornaram cada vez mais rigorosos. Os requisitos são:

  • Ter um veículo de até 15 anos que esteja em bom estado;
  • Caso Utilize moto, ter mochila ou baú de pelo menos 80 litros de capacidade para transportar os pacotes;
  • Ter os atos autorizativos necessários para realizar os serviços prestados;
  • Possuir veículo próprio ou de terceiros, devidamente regular perante os órgãos competentes;
  • Ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vigente;
  • Ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Ter cadastro de Microempreendedor individual (MEI), com atividade principal ou secundária específica de entregas;
  • Possuir celular Android 5.0 ou superior e dados móveis;
  • No caso dos carros, a empresa pede que eles sejam sedan ou hatchback, tenha 5 portas e um porta-malas (separado ou integrado).

Estes são todos os requisitos para entregadores Mercado Livre, conseguirem exercer sua profissão com êxito, e fazer parte desse mercado que cresce cada vez mais.

Como funciona o trabalho de entregador do Mercado Livre?

O trabalho dos entregadores Mercado Livre, desde 2021 em diante, funciona a partir de um aplicativo chamado “Mercado Envios Extra”, onde os entregadores fazem seus cadastros, e se cumprirem com todos os requisitos começam a receber rotas para percorrer as cidades entregando produtos do Mercado Livre de seu veículo pessoal.

como funciona o trabalho de entregador do mercado livre
Trabalho de entregador do mercado livre. Fonte/Reprodução: original

Eles tem em sua rotina, ir para um centro de distribuição autorizado do Mercado Livre, pegar os produtos que já foram vendidos pelo site, e dali em diante o aplicativo vai ser responsável por toda a parte de rotas, endereços de entrega e até pela finalização de seus pagamentos, que são feitos através do aplicativo Mercado Pago.

Qual a remuneração dos entregadores Mercado Livre?

A empresa não entra em detalhes de como funciona exatamente a remuneração de seus entregadores Mercado Livre, mas o que eles explicam é que assim como os aplicativos de transporte, o valor total da rota já aparece no aplicativo do entregador antes mesmo dele aceitar um serviço.

qual a remuneração dos entregadores mercado livre
Remuneração dos entregadores mercado livre. Fonte/Reprodução: original

Depois de aceitar o serviço, a rota e entender como o emprego funciona, dali em diante eles recebem seus pagamentos semanalmente, referentes a semana trabalhada anteriormente, com a empresa efetuando os pagamentos entre quartas e sextas-feiras.

Como é o processo de contratação dos entregadores Mercado Livre?

Até o ano passado, a única forma de efetivar os entregadores do Mercado Livre era fazer o contato diretamente com os vendedores do Mercado Envios Flex ou estar já previamente associado em alguma empresa que já atendesse a este público.

Hoje em dia com o uso do aplicativo Mercado Envios Extra, entregadores do Mercado Livre tem tanta facilidade para começar a trabalhar quanto um motorista de aplicativos ou prestador de serviços de entrega para sites do mesmo nicho, se tornou bem menos complicado e mais prático exercer a profissão.

Os entregadores Mercado Livre crescem a cada dia mais em números e estão presentes em todas as cidades do Brasil, podem cada um ser responsável por fazer até 80 entregas em um raio de 100 km de percurso, caso passe deste número, a empresa ainda pagará valores adicionais a eles.


Comments

Uma resposta para “Entregadores Mercado Livre: como a profissão funciona?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *