O delivery por drone já foi autorizado no Brasil e algumas empresas buscando praticidade e inovação, já estão investindo nessa forma de entrega. O drone pode ser controlado à distância, e pode realizar entregas com mais facilidade.
Mas como funciona um drone? As entregas por drone são realmente seguras? Vamos conhecer mais sobre essa nova forma de Delivery.
O que é um drone?
Os drones são pequenas aeronaves que podem ser controladas via controle remoto, e não necessitam de um piloto embarcado. A maioria dos drones vem com uma câmera implantada que vai mostrando a área que está sendo sobrevoada no momento, além de ter também um GPS.
Usados antigamente para fins militares, o drone hoje em dia se tornou uma ferramenta muito útil, usado em combate a incêndios, manutenção de rede elétrica, e na localização de pessoas em situação de risco.
Como vai funcionar o delivery com o drone?
Na entrega por drone, a aeronave sai do ponto de partida até a seu destino: o droneport, onde o drone deixa o pedido. Então o Motoboy encarregado da última parte da entrega, leva o pedido até o cliente. Em um teste realizado no Brasil, o tempo de entrega caiu 90% com o drone.
Vamos ver algumas das etapas necessárias para realizar uma entrega por drone.
Drone certificado
O modelo DLV-1 Neo é o único até o momento autorizado a fazer entregas. Esse modelo consegue atingir a velocidade de 40km/h carregando até 2,5 Kg, em encomendas mais leves sua velocidade é maior.
O DLV-1 Neo mede 1,5m de altura e conta com câmeras para filmar a área de voo, e 4g que permite que o contratado assuma o controle da aeronave em casos de emergência.
Autorização para voo
As rotas que serão feitas pelo drone na entrega devem ser autorizadas pela autoridade de aviação do local. Os drones não podem sobrevoar locais povoados e não podem passar dos 32 km/h, além de terem que voar entre 30 e 120 metros de altura. Também é fundamental que a condição climática seja favorável durante o voo.
Produtos transportados
Atualmente o drone está autorizado a transportar apenas alguns produtos de supermercado, bebidas, comidas e alguns documentos. Porém, a ANVISA está estudando a possibilidade de transportar vacinas e amostras de sangue usando o drone.
Itens de segurança
O drone conta com vários mecanismos de segurança. Além de ser monitorado por um operador, o drone é programado para desviar de possíveis obstáculos durante o percurso e se houver alguma perda de conexão, ele volta automaticamente para o ponto de partida. Já nos casos de falha total, um paraquedas é acionado para minimizar os danos.
Quais as vantagens da entrega com drones?
Por não necessitar de um piloto embarcado, o drone oferece um custo menor, além de se locomover com mais facilidade e conseguir realizar as entregas em um tempo consideravelmente menor do que as entregas convencionais.
Quais os critérios para entrega por drone?
O drone precisa ser adaptado para conseguir realizar as entregas. Também é importante analisar o peso e tamanho da entrega em questão, além de analisar também o espaço onde o drone irá sobrevoar.
Quais os exemplos de entrega por drone?
Vamos ver alguns exemplos de entregas por drone já feitas.
Experiência de entrega Amazon
A Amazon foi uma das primeiras empresas a tentar realizar uma entrega por drone, sua primeira entrega foi feita em 2015 nos EUA, e foi operada por controlador habilitado. A Amazon visa usar os drones para entregar seus pedidos em 30 minutos, após aprovada a compra.
Drones pelo mundo
A Rússia e a Inglaterra também tentaram fazer entregas com drones. A experiência obteve sucesso, mas encontrar um local para pousar foi um grande problema.
Drones no Brasil
Já no Brasil não é raro ver os drones em ação, mas em outros fins. A entrega por drone ainda não é muito utilizada por aqui, mas os drones sempre são usados para fazer filmagens e também para fins recreativos.
Quais os cuidados para a entrega das mercadorias?
É muito importante planejar o trajeto com muito cuidado para evitar problemas, o produto que irá ser transportado também deve ser embalado de forma segura para não ser danificado. Por fim, é fundamental que um operador habilitado supervisione por precaução todo o percurso do drone, através das câmeras.
Com certeza a entrega por drones pode facilitar muito a vida tanto dos entregadores, como também de quem compra e recebe seu produto mais rápido.