Ao escolher um dispositivo eletrônico, seja ele computador, celular ou afins, uma das maiores prioridades é o que possui o melhor processador. Também chamado de CPU, muitos também dizem que ele está entre os componentes essenciais para o dispositivo funcionar perfeitamente, e isso não é à toa.
Ter um processador de qualidade significa que sua máquina vai lidar tranquilamente com a demanda de dados e comandos para serem analisados. Porém, você sabe quais são as outras funções de um processador? E como ele é composto? Para responder essas perguntas, continue a leitura do texto.
O que são os processadores?
Para iniciar, vamos comentar mais sobre as funções do processador. Ele é um pequeno chip que, como já comentamos, é o componente responsável por comandar as formas de agir das outras peças do computador na hora de alguma tarefa, seja executar um programa, comando, ou afins.
Além desse papel, o processador é responsável por controlar o uso de memória RAM do dispositivo. Atualmente, as maiores fabricantes de processadores são a Intel e AMD, já bem firmadas no mercado.
Portanto, pode-se dizer que o processador é o responsável por preparar o dispositivo para uma tarefa. Com essas definições em mente, podemos comentar a respeito da composição de um processador.
Núcleos
Os núcleos de um processador são partes importantes para ajudar na distribuição de tarefas a serem realizadas. Basicamente cada núcleo fica responsável por certos processamentos de dados, o que permite que vários programas sejam executados em simultâneo. Isso dá origem a nomenclaturas como Dual-Core, 2 núcleos, Quad-Core, 4 núcleos, entre outros.
Velocidade de Clock
Esse é um dos pontos mais importantes do processador, já que a velocidade do Clock é responsável por saber a quantidade de ciclos por segundo que a CPU pode realizar. Ou seja, um processador com 2.0 GHz consegue realizar 2 bilhões de ciclos por segundo, e conforme o número aumenta, maior é a quantidade realizada.
Evolução dos processadores ao longo do tempo
Anteriormente, comentamos sobre os vários núcleos que podem existir em um processador. Saiba que isso é uma evolução dos criadores do componente, pois antigamente eles contavam apenas com um núcleo, o que não permitia muita multitarefa como atualmente.
Segundo muitos especialistas, o processador foi o componente que mais teve evoluções gritantes no decorrer de sua história, desde o nascimento do processador mais antigo desenvolvido, o 4004 da Intel de 1971 até os dias atuais. As evoluções sempre focam em mais processamento de dados e menos consumo de energia do sistema.
Memória Cache
Podemos dizer que essa é a forma do processador economizar tempo e energia, pois a Memória Cache fica responsável por armazenar as informações, comandos e outras coisas que se utilizam com mais frequência no dispositivo. Apesar de ter pouco espaço em comparação às outras, a Memória Cache é a de maior velocidade.
Soquete
Para que o processador realize a comunicação com todo o restante do sistema, seja com a placa-mãe ou qualquer outra peça, é necessário uma ponte. Esta é o que chamamos de soquete, um componente que possui uma espécie de encaixe para cada processador, que gera sinais elétricos para os comunicantes da CPU.
Problemas que o processador pode apresentar?
Não costuma ser muito difícil identificar problemas no processador, justamente por ele ser uma das unidades centrais. O mais comum é o travamento excessivo do dispositivo, causado na maioria das vezes por um superaquecimento. Nesses casos, a placa-mãe desativa o processador por uns instantes para evitar que ele fique destruído.
Outros pontos como danificar a máquina com quedas ou líquidos, instalação de aplicativos não confiáveis e até não desligar o dispositivo da maneira correta pode danificar bastante o seu processador, portanto, fique atento. Se identificar esses problemas, procure um especialista para analisar sua máquina.
Dito essas informações, finalizamos por aqui. Espera-se que agora você saiba como funcionam os processadores além de saber como eles são compostos. Se curtiu as informações contidas no texto, compartilhe para outros usuários e para mais informações, volte sempre para este site.