Entenda o que é a auditoria financeira e para que serve!

Auditoria financeira trata-se do procedimento de averiguar, investigar e analisar se todos os procedimentos financeiros feitos em uma entidade, se estão sendo realizados corretamente, a fim de evitar possíveis prejuízos de uma provável má execução do trabalho.

A auditoria financeira possui um vasto leque de formas de trabalho, na qual é executada conforme a necessidade vista pela empresa auditada, pode ser realizada de forma interna ou externa. Por isso, confira nosso resumo com as principais informações sobre auditoria financeira.

O que é a auditoria financeira?

Auditoria financeira é o nome dado ao ato de averiguar por meio de algumas metodologias se todos os procedimentos financeiros de um determinado negócio estão sendo realizados de maneira correta.

A partir das informações levantadas pelo trabalho da auditoria financeira, a empresa consegue fazer uma prestação de contas mais segura de sua situação econômica, além de aumentar o grau de confiança dos indivíduos que estão interessados com esses dados, como sócios, gestores, bancos e governos.

O trabalho da auditoria financeira é exercida pelo auditor, profissional responsável por fornecer de maneira segura a existência de possíveis distorções e divergências nas informações financeiras apresentadas, independentemente se essa distorção foi ocasionada por equívoco ou má fé. 

A auditoria financeira é um tipo de trabalho que existe há muitos anos, com registros dele sendo executada pelas civilizações antigas, como a do Egito, Grécia e China, na qual foi criada com a finalidade de detectar algum possível indício de corrupção nos trabalhos utilizados pela tesouraria. Apesar de existir desde os tempos antigos, tal atividade não possuía o nome de “auditoria financeira”.

Existem também indícios de serviços análogos ao da auditoria financeira durante a idade média, quando alguns agentes do reino fiscalizavam se os gastos e ganhos do governo eram contabilizados corretamente.

Entretanto, a auditoria financeira só começou a modernizar-se de forma mais parecida com que é atualmente durante o auge da  Revolução Industrial. Já que cada vez mais surgiam empresas novas, mais dinheiro era envolvido na operação, por isso, era importantíssimo criar mecanismos que garantiriam uma boa execução da atividade financeira.

A partir daí, foram criados 30 princípios de prática da auditoria financeira, na qual visava promover uma revisão de contas para serem divulgadas de forma mais confiável aos sócios e acionistas das instalações industriais.

Como a auditoria financeira pode ajudar a melhorar a gestão das finanças da minha empresa?

A gestão financeira tem como principal objetivo estudar e analisar as variações financeiras da empresa a fim de fornecer informações importantíssimas na tomada de decisões dos proprietários.

Para que ela seja bem feita, precisa executar corretamente todos os procedimentos. Haja vista que algum erro no processo acarretaria na criação de uma notícia errada que, logo geraria uma tomada de decisão errônea pela parte da chefia.

Dentro disso, o trabalho da auditoria financeira torna-se importante, pois ela consegue fornecer as ferramentas necessárias para apurar a veracidade das informações financeiras divulgadas por algum negócio.

Após ser feito a avaliação das informações, os sócios da empresa conseguem ter mais segurança na hora de tomar decisões importantes para o negócio, pode assim dar uma vida longa a ele. 

Quais são os principais objetivos da auditoria financeira?

A auditoria financeira possui vários objetivos importantes, dentre eles, os principais são a verificação da idoneidade das informações oferecidas nas demonstrações financeiras da empresa, elaborar relatórios de itens a serem corrigidos nos lançamentos financeiros e auxiliar nos próximos passos que devem ser realizados pela empresa. Outros objetivos importantes a serem executados pela auditoria financeira são:

  • Comunicar de forma clara aos responsáveis pela administração do negócio as responsabilidades a respeito da auditoria;  
  • Apresentar aos proprietários da empresa a apuração de dados realizadas pela auditoria financeira, enfatizando o quão significativas e importantes são elas;
  • Fornecer uma comunicação efetiva entre o auditor e os responsáveis pelo quadro societário da empresa.

Esses são apenas alguns dos objetivos da auditoria financeira, a qual facilita processos da sua empresa.

Qual é a diferença entre auditoria financeira interna e externa?

A auditoria financeira pode ser dividida entre interna e externa. A auditoria interna é realizada por um profissional pertencente ao quadro de funcionários da empresa auditada, utilizando ferramentas que verificam a idoneidade de informações, avaliação operacional e qualidade, além de revisão de sistemas difíceis.

Por outro lado, a auditoria externa é executada por um profissional independente, fora do quadro de funcionários da empresa. Seu trabalho é formalizado por meio de um contrato de serviços prestados. Para que o trabalho seja feito sem vínculos ou fraudes, o profissional deve ser contactado mediante a uma empresa terceirizada.

Ao decorrer do texto ficou perceptível o quanto a auditoria financeira é importante para o funcionamento de uma empresa, principalmente pelo fato de verificar um dos componentes principais para o negócio, o dinheiro.

Dessa forma, a auditoria consegue dar uma veracidade melhor as demonstrações financeiras apresentadas, tornando elas mais confiáveis, a fim de fornecer informações mais certeiras para uma possível tomada de decisão mais assertiva.

Por último, é válido ressaltar que o trabalho da auditoria pode ser realizado de maneira interna, feita por um funcionário de dentro da empresa, ou externa, feito por um profissional de outra empresa.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo