Sabemos que pessoas físicas e pessoas jurídicas são diferentes, e precisamos saber separá-las da maneira correta. E por conta desse fato, existe o questionamento se existe a possibilidade de pedir empréstimo CNPJ com o CPF sujo.
Atualmente mais de cinco milhões de empresas estão no negativo, e isso quer dizer que existam algumas restrições para o próprio CNPJ e não para o CPF em si. Isso se deve ao fato de que quando alguém solicita a abertura de uma empresa, ela passa a ser pessoa jurídica.
Então temos a compreensão que as dívidas de uma pessoa física como um cartão de crédito, não se misturam com uma pessoa jurídica que tem uma dívida com um fornecedor por exemplo.
MEI pode fazer empréstimo estando negativado?
O MEI não é necessariamente uma empresa como um todo, ele serve para regularizar as atividades de uma pessoa autônoma. E as pessoas que necessitam de um empréstimo com o nome sujo, pode ter uma certa desvantagem para aqueles que tem tudo limpo. Mas mesmo negativado existe a possibilidade sim de efetuar empréstimo.
Por isso, no momento de fazer um empréstimo, é importante efetuar o pagamento de todas as dívidas para que não haja uma dificuldade na hora da necessidade de uma solicitação desse serviço.
Quais bancos oferecem empréstimo para MEI com nome sujo?
Existem três bancos que dão uma certa facilidade para solicitar empréstimos MEI com o nome sujo, e são bancos grandes e de confiança como:
- Caixa Econômica Federal
- Banco do Brasil
- BNDES
Vale ressaltar que esses bancos facilitam na hora da solicitação de crédito MEI, e não necessariamente vão de fato aprovar. Essa aprovação é feita com base em vários critérios que cada banco tem internamente.
Os indivíduos que têm o nome limpo e o CNPJ regulamentado e sem nenhuma restrição tem a possibilidade maior de aprovação de um crédito nesses bancos. Isso porque claramente existem análises na hora que vão entender o status de bom pagador, garantindo uma melhor taxa de juros e um valor bem maior.
Como solicitar este crédito?
Para a solicitação de um crédito nesses bancos, o indivíduo deve estar com o CNPJ regulado e se dirigir à agência do banco desejado. Na própria instituição poderá saber no mesmo momento se será possível conseguir um empréstimo de fato, e o valor que poderá pegar, além das taxas de juro.