Em busca do sonho de ter a sua própria empresa, muitas pessoas acabam fazendo um empréstimo para abrir um negócio. Às vezes a pessoa tem uma boa ideia e mão de obra necessária para abrir o próprio negócio, mas acabam desistindo por falta de recursos.
Mas hoje em dia, para ajudar essas pessoas a obter o recurso necessário, temos o empréstimo para abrir um negócio. Mas será que realmente vale a pena fazer um empréstimo com esse objetivo? Quais são as taxas e quais as opções disponíveis? Vamos tirar todas essas dúvidas a seguir, confira.
Vale a pena Empréstimo para abrir um negócio?
Claro que sim. Para abrir o próprio negócio é fundamental que se tenha um aporte inicial, caso não tenha o dinheiro guardado, o empréstimo para abrir um negócio é a solução para esse problema.
Porém, isso não pode ser feito de qualquer jeito. Antes de fazer um empréstimo é fundamental fazer um bom planejamento para quando tiver com o dinheiro em mãos, saber como você irá usá-lo para abrir o seu próprio negócio.
Quando devo solicitar Empréstimo para abrir um negócio?
Para saber quando solicitar um empréstimo para abrir um negócio é preciso fazer uma boa análise de vários aspectos. Primeiro você deve analisar se o negócio que você pretende abrir tem uma boa perspectiva de lucro, pois caso o contrário, você pode ficar com uma dívida alta e sem ter como pagar.
A outra análise que deve ser feita é a respeito das condições de pagamento do empréstimo. Evite contratar empréstimos que tenham altas taxas de juros e prazos ruins de pagamento, pois é difícil obter lucro com o próprio negócio, tendo que pagar um empréstimo com altas parcelas e juros abusivos.
Quais as taxas de um Empréstimo para abrir um negócio?
Existem vários tipos de empréstimo para abrir um negócio. Com isso, também há taxas diferentes que variam de banco para banco. Isso também depende da modalidade de empréstimo que será feito, um empréstimo com garantia de bens por exemplo, possui baixas taxas de juros, enquanto as do empréstimo pessoal são maiores.
Qual valor solicitar no Empréstimo para abrir um negócio?
Isso vai depender do tipo de negócio que será aberto. O ideal é calcular com precisão de quanto dinheiro você precisa para abrir o seu próprio negócio, e solicitar uma quantia a mais, que vai servir como reserva. Mas lembre-se que esse dinheiro deve ser destinado exclusivamente a abertura do seu negócio.
3 opções de Empréstimo para abrir um negócio
Existem diversas opções de empréstimo para abrir um negócio, mas separamos as três melhores que também são as três mais usadas, confira:
Empréstimo com garantia
Nesse tipo de empréstimo o contratante deve oferecer um bem de valor ao banco como garantia. Se for feito com um bom planejamento é uma das melhores modalidades de crédito disponível, pois tem juros que vão de 0,60% até 2% mensais. O valor máximo do empréstimo depende do imóvel que será oferecido como garantia.
Empréstimo Pessoal
O empréstimo pessoal é provavelmente o mais utilizado e não necessita de nenhum tipo de garantia, mas possui taxas de juros mais altas, que vão de 4% até 9% mensais. Os bancos costumam disponibilizar até R$ 50.000 nessa modalidade.
Microcrédito
Já o microcrédito é exclusivo da Caixa e possui valor máximo de R$ 21.000. Para solicitar esse tipo de empréstimo é necessário comprovar já ter obtido algum tipo de orientação financeira e o dinheiro deve ser destinado exclusivamente para a empresa.
Sendo assim, analise esses tipos de empréstimo para abrir um negócio, compare as ofertas de diferentes bancos e escolha aquela que você acha que irá lhe ajudar a abrir o sua empresa.