O empréstimo com garantia imobiliária é uma modalidade de empréstimo muito utilizada nos Estados Unidos, mas no Brasil ainda é bem desconhecida. Mas mesmo desconhecida, esse crédito não é nenhuma novidade e já existe há certo tempo. A diferença desta forma para outras linhas de crédito é que a maioria dá preferência para categorias tradicionais, deixando de lado a opção com garantia.
Como todo crédito, o empréstimo com garantia imobiliária oferece vantagens e riscos que devem ser ponderados antes de contratar esse serviço. Afinal, um empréstimo sempre significa uma grande responsabilidade e um entrave financeiro futuro em troca de um crédito presente
Mas como funciona esse empréstimo com garantia? Quais são seus fundamentos e para quem ele é indicado? No presente artigo você tem um guia completo sobre essa modalidade de crédito e dicas para entender quando contratá-la, e se pode ser ou não a melhor opção para seu caso.
O que são empréstimos com garantia imobiliária?
Empréstimos com garantia são uma modalidade de crédito onde aquele que contrata oferece um imóvel como garantia de pagamento. Ou seja, caso o empréstimo não seja pago, o imóvel será tomado pela instituição que liberou o crédito.
Como mencionamos, essa é uma modalidade muito comum nos Estados Unidos, já no Brasil é mais desconhecida. Mas ela existe e oferece certos benefícios e vantagens, sendo a principal vantagem os juros baixos.
Como todo empréstimo, a modalidade com garantia é procurada por pessoas que precisam de dinheiro rápido, mas não tem tantas opções com rápida liquidez.
Sendo assim, o indivíduo busca uma instituição financeira que se dispõe a emprestar uma quantia para ele que será pago de maneira mensal. As parcelas e o valor do empréstimo variam caso a caso.
No caso do empréstimo com garantia imobiliária, podemos esperar parcelas mais facilidades, taxas de juros menores e uma quantidade a ser emprestada maior do que empréstimos comuns. Tudo isso graças a garantia de pagamento: o imóvel.
E para entender um dos melhores diferenciais desse tipo de empréstimo, as taxas de juros, devemos compreender porque existem os juros.
Os juros existem tanto para fazer do empréstimo uma atividade lucrativa para os bancos e financeiras, quanto para arcar com os riscos da liberação de crédito. Quanto menos “confiável” for um empréstimo, mais juros ele terá. Assim, os clientes que, em teoria, estariam dispostos a dar o calote na instituição são afastados.
A garantia imobiliária serve para atenuar esses riscos, e com menos riscos, as instituições se sentem mais à vontade e baixam os juros. Afinal, dessa forma o pagamento está quase certo, muito seguro para quem empresta.
Em resumo, nesta modalidade de crédito, o solicitante empresta dinheiro da instituição financeira, que faz um contrato obrigando o solicitante a ceder seu imóvel caso não pague o empréstimo.
Por conta da operação envolver poucos riscos, a instituição financeira fornece juros bem mais baixos do que a média para crédito pessoal. Já que é muito mais seguro esse tipo de transação, o banco parte do pressuposto que mesmo que o indivíduo não pague, ainda tem o imóvel.
Outra vantagem que essa modalidade dá para quem solicita o empréstimo é que por utilizar o imóvel como garantia é muito mais fácil conseguir um crédito nessa categoria. Até negativados conseguem crédito com mais facilidade por este método.
Em resumo, são esses os principais aspectos dessa categoria de empréstimo. Ele oferece facilidades para o solicitante e segurança para as financeiras.
Como funcionam os empréstimos com garantia imobiliária
Um empréstimo com garantia imobiliária funciona de modo parecido com qualquer empréstimo pessoal.
O indivíduo solicita um empréstimo ao banco ou financeira, a instituição realiza uma avaliação de risco, faz sua contraproposta com os juros e fecha o acordo utilizando um imóvel com garantia.
Nosso artigo não tem o objetivo apenas apresentar essa linha de crédito, mas sim também te auxiliar a analisar se vale a pena ou não. Portanto, vamos analisar melhor o empréstimo com garantia imobiliária em todas suas etapas e aspectos para entender a quem ele se destina.
A solicitação
A solicitação do empréstimo com garantia funciona da mesma maneira que a de qualquer empréstimo pessoal. No entanto, ela é feita pelo indivíduo que espera conseguir:
- Taxas mais baixas;
- Uma proposta mais flexível;
- Uma quantidade maior de dinheiro emprestado equivalente à garantia proposta.
Esses três fatores acompanham a solicitação do empréstimo com garantia e são atrativos para aqueles que precisam de uma renda extra.
Mas ainda assim, é preciso que o solicitante entenda que terá que pagar o empréstimo e que neste sentido ele é como um crédito pessoal comum. Logo, mesmo com todas essas facilidades, é possível se enrolar fazendo um empréstimo com garantia imobiliária.
E pior, por ser um empréstimo com garantia, as consequências de não pagá-lo podem ser bem preocupantes.
Antes de solicitar seu empréstimo é recomendado que busque outras alternativas para conseguir renda. Veja se a situação de fato obriga ao empréstimo e se não outras saídas para sua situação.
Proposta
A proposta final é sempre dada pela empresa. E este é um ponto que merece extrema atenção de quem está precisando de uma renda extra e planeja procurar a opção com garantia imobiliária.
O empréstimo com garantia é feito dando o seu imóvel como certeza do pagamento, logo, é preciso que a proposta seja de fato muito boa. Neste ponto o solicitante deve, ao mesmo tempo, analisar se a proposta vale a pena do ponto de vista do pagamento que terá que realizar ao longo dos meses e também se é equivalente ao valor do seu imóvel.
É nesta etapa onde as taxas também são analisadas. Lembre-se que os juros devem necessariamente ser menores do que um crédito pessoal comum. Há instituições que cobram taxas menores que 1% ao mês para empréstimos com garantia.
Fechando o acordo
Passado pelas etapas anteriores, então chegou a hora de fechar o acordo. Neste ponto já não há volta para o solicitante e fica apenas a recomendação de que use o valor emprestado com bastante consciência.
Procure gastar apenas com o necessário e nunca, por qualquer motivo que seja, deixe de pagar o valor emprestado. Caso o indivíduo que emprestou seja inadimplente, a instituição bancária pode, sim, tomar seu imóvel depois de esgotar as tentativas de reaver a dívida.
Quem tem direito ao empréstimo com garantia imobiliária?
Tem o direito ao empréstimo com garantia imobiliária todos aqueles que têm um imóvel em seu nome ou no nome de um parente próximo como: cônjuge, pai, mãe, filhos ou irmãos.
Uma curiosidade a respeito do imóvel usado como garantia é que ele não precisa estar quitado. Se você tem um imóvel financiado, pode, sim, colocá-lo como garantia para sua linha de crédito.
Porém, os valores e o impacto que um imóvel quitado tem como garantia são maiores. Com um imóvel que está quitado pode esperar juros menores e outras facilidades na hora de contratar.
Quando usar o empréstimo com garantia imobiliária?
Falar de empréstimos nunca é uma tarefa fácil. Sempre há uma tensão entre haver necessidade de um empréstimo e também um risco.
Mas quais seriam as melhores situações, as mais adequadas, para solicitar um empréstimo? Há certas situações onde solicitar um se faz necessário, e se for feito com responsabilidade e controle, fica ainda melhor. Vamos sugerir certas oportunidades abaixo.
Geração de renda
Empréstimos são ótimos para pessoas que desejam gerar renda. Uma empresa e qualquer empreendimento precisa de grana injetada para funcionar e muitas vezes é um bom empréstimo que falta para uma empresa se profissionalizar, comprar novos equipamentos, realizar melhorias, entre outros.
Quando bem planejado, pedir um empréstimo nessas condições pode ser um bom negócio. Mas é preciso pensar muito bem antes de optar por essa alternativa.
Financiar estudos
Financiar estudos é outra situação razoável para pedir um empréstimo com garantia imobiliária. Porém, é preciso que este tipo de situação acabe beneficiando financeiramente aquele que solicitou o empréstimo.
No geral, o tipo de estudo financiado por um empréstimo com garantia é profissionalizante, e que poderá pagar pelo próprio empréstimo no futuro. Claro, outros tipos de curso também pode ser financiados por essa linha de crédito, mas exige ainda mais análise e cuidado.
Fugir de juros mais altos
Por ter juros baixos, o empréstimo com garantia imobiliária pode ser utilizado de maneira estratégica para fugir de outros juros mais altos, como uma dívida de cartão de crédito.
Mas é preciso ter um cuidado especial neste ponto, para que não se torne um círculo vicioso onde um empréstimo é feito para pagar uma dívida gerando outra dívida.
Vantagens e riscos do empréstimo com garantia imobiliária
Por fim, para orientar quem não tem certeza se o empréstimo com garantia imobiliária é uma boa pedida, vamos repassar suas vantagens e também riscos associados a essa modalidade de empréstimo.
Vantagens
O empréstimo com garantia imobiliária só está se tornando tão famoso no país, e dominando o debate financeiro porque oferece certas vantagens. Podemos pontuar elas como:
- Juros mais baixos que outras linhas de crédito: é possível que sejam os menores do mercado. Mas fica pontuado que esses juros variam de acordo com a qualidade do imóvel e outras características como se está quitado ou financiado;
- Maiores linhas de crédito: por se tratar de uma espécie de empréstimo com garantia, muitos bancos e financeiras liberam maiores linhas de crédito, pois tem o imóvel como garantia de que o valor será pago;
- Empréstimo que não recusa negativados: para os negativados essa modalidade de crédito é muito recomendada. Bancos e financeiras não fazem distinção de clientes negativados quando há a garantia;
- Parcelas maiores: muitas instituições também concordam em fornecer maiores parcelas para que o empréstimo seja pago. Uma vez que tem o imóvel como garantia.
Essas são as principais vantagens oferecidas por essa linha de crédito. São sedutoras e trazem atenção à modalidade de crédito.
Riscos
Infelizmente o empréstimo com garantia imobiliária não traz apenas benefícios. Há riscos sérios nesta linha de crédito. Os principais são:
- Perder seu imóvel: as instituições que fornecem essa categoria de empréstimo dizem que é difícil acontecer uma situação onde o inadimplente tem seu imóvel tomado. Porém, isso ainda pode acontecer e é a base do empréstimo com garantia;
- Propostas que não valem a pena: quem está desesperado pode colocar seu imóvel a jogo por uma proposta de empréstimo que não vale a pena. Esse é um cuidado que todos devem tomar ao solicitar essa modalidade.
Portanto, tome cuidado antes de aceitar um empréstimo com garantia imobiliária. Tudo isso deve ser muito bem analisado.
É possível usar empréstimo com garantia imobiliária para começar um negócio?
E para aqueles que pensam em utilizar o empréstimo com garantia imobiliária para começar um negócio, saiba que é possível.
Como comentamos, gerar renda é uma forma inteligente de usar o empréstimo. Mas isso não retira o mérito de todos os cuidados que já mencionamos, então antes de optar por essa modalidade, faça as análises e considerações que pontuamos.
Quais os melhores bancos para pedir esse tipo de empréstimo?
Vamos conhecer quais os melhores tipos de bancos para pedir essa categoria de empréstimo. Confira as melhores opções!
- Creditas;
- Santander;
- Bom Pra Crédito;
- FinanZero;
- Banco do Brasil;
- Banco Inter.
Como os juros e outras características variam de imóvel para imóvel, para conhecer melhor todas as linhas de crédito, é preciso entrar em contato com essas instituições.
Existem vantagens e riscos associados ao empréstimo com garantia imobiliária. Analise sua situação e com base em nosso artigo avalie se é um empréstimo adequado para você e sua família!