Quais são os empregos do futuro? Cada vez mais estamos vivendo um momento da história humana onde o futuro já começa a mostrar suas mudanças mais incríveis no agora, sendo assim não é de se estranhar que o mercado de trabalho esteja passando por tantas mudanças.
Os chamados empregos do futuro são novas profissões que estão surgindo como apenas mais um ramo de atuação mas que basta um pouco de imaginação para entender que estas profissões vão ser consideradas as mais procuradas do mercado dentro de pouco tempo.
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre os empregos do futuro, vamos dar algumas dicas de como preparar seu currículo para trabalhar em um emprego do futuro e como você também pode reconhecer os empregos do futuro agora mesmo.
Tecnologias conectadas
Sem dúvidas um dos principais motivos para o nascimento dos empregos do futuro é o crescente avanço das tecnologias conectadas, estas tecnologias vêm se tornando não apenas presentes na vida cotidiana mas criando bases para todo um novo mercado de produtos e serviços que não seriam possíveis em outras épocas.
Naturalmente com as tecnologias conectadas vieram dezenas de novos tipos de empregos do futuro que ainda estão ganhando forma e se adaptando ao mercado que continua crescendo continuamente, entre estes podemos mencionar alguns como:
- Programadores
- Criadores de conteúdo
- Influenciadores
- Redatores
- Editores de conteúdo
- fotógrafos digitais
- Analistas de conteúdo
- Pro-Gamers
Como podemos ver pelos empregos do futuro mencionados na nossa lista, existe todo um movimento para que novas formas de criação passem a se consolidar e ganhar importância, em especial o mercado de conteúdo parece ser a joia mais brilhante do futuro próximo e já mostra grandes resultados hoje em dia.
Contudo, embora estes sejam os empregos que estão surgindo na atualidade e que estão ocupando o papel de “empregos do futuro” não temos certeza de que estes são realmente os empregos que vão existir no futuro, entenda o motivo no próximo parágrafo.
Empregos do futuro no presente
Embora muitos novos tipos de emprego tenham surgido e sejam atualmente chamados de empregos do futuro, podemos ter bastante certeza de que muitos destes empregos vão sofrer alterações ao longo dos próximos anos e se transformar em algo completamente diferente.
Podemos ver alguns exemplos deste tipo de mudança ao longo da história recente, os criadores de conteúdo por exemplo vem sofrendo alterações constantes, com o Surgimento do Youtube os primeiros Youtubers basicamente deram forma a uma nova profissão.
Desde então podemos ver grandes mudanças no nível dos conteúdos, na forma de capitalizar o trabalho e até no posicionamento profissional, além disso surgiram diversas novas formas de criação de conteúdo e plataformas que competem, a evolução nos mostra que mais mudanças devem acontecer nos próximos anos.
Como se preparar para os empregos do futuro
Para que você esteja pronto para atuar em um dos empregos do futuro, não existe uma fórmula mágica, mas o que podemos te dar é uma base de passos que você pode seguir para estar apto a atuar na maioria deles:
- Invista em comunicação, muitos dos empregos do futuro exigem que você seja capaz de se comunicar com facilidade, seja com seus clientes, seja negociando parcerias ou mesmo apenas para entreter um público.
- Fique por dentro das novidades em tecnologia, Cada nova tecnologia pode balançar o mercado e criar uma nova tendência, então estar por dentro é fundamental para que você possa se ajustar e se manter relevante.
- Invista no social, embora não esteja diretamente relacionado a um emprego do futuro as redes sociais vem ganhando cada vez mais importância no currículo profissional, o Networking pode ser a base para que você tenha um emprego do futuro.
Agora colocando em prática os passos que acabou de aprender, você vai ser capaz de finalmente estar preparado para um futuro cheio de aventuras e crescimento profissional.
Quero crescer mais!
Se você quer crescer ainda mais com nossas dicas, não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Como arrumar emprego na crise.